Capital paulista integra esforço nacional de vacinação contra poliomielite a partir desta segunda-feira (8)

0 0
Read Time:2 Minute, 24 Second

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital paulista, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Saúde realizará, no período de 8 de agosto a 9 de setembro, a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite para crianças de 1 ano até 4 anos e 11 meses de idade. Haverá ainda multivacinação para atualização de caderneta, de crianças e adolescentes com até 15 anos. Em dia 20 de agosto ocorrerá o dia D de vacinação.

A campanha tem como objetivo imunizar, com a vacina oral contra a poliomielite (VOP), as crianças que estejam com o esquema prioritário completo com a vacina inativada contra a poliomielite (VIP). Na multivacinação seguirão disponíveis todas as vacinas previstas no calendário como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

A vacina meningo C, aplicada na rotina para crianças, também será ofertada durante a campanha para adolescentes de 13 e 14 anos sem comprovação anterior de vacinação.

Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), visando aumentar o comparecimento do público-alvo da campanha, as escolas enviarão aos pais e responsáveis um comunicado alertando sobre a necessidade de imunização. Os professores entregarão uma filipeta impressa de vacinação, baseada na declaração de vacinação atualizada (DVA), e os pais ou responsáveis deverão ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para avaliação e atualização vacinal da criança ou do adolescente, se necessário. O certificado será feito pelo funcionário da sala de vacina e o documento deverá ser entregue à escola.

Além disso, a partir do dia 8, agentes comunitários de saúde e agentes de endemias divulgarão as campanhas à população durante as visitas domiciliares e em escolas (públicas e particulares).

“Essa campanha vem somar com as demais estratégias da Secretaria Municipal de Saúde para elevar as coberturas vacinais das crianças e dos adolescentes da cidade”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

As vacinas contra a Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo em relação às demais do calendário, na população a partir de 3 anos de idade.

Dia D

Em 20 de agosto será realizado no município o dia D de vacinação, com a abertura de todas as unidades de saúde, além da busca ativa de crianças e adolescentes com carteirinha de vacinação em atraso. No mesmo dia, todas as pessoas que forem às unidades serão convidadas a comparecer às salas de vacina, onde poderão receber as doses previstas no calendário do Sistema Único de Saúde (SUS).


Fonte: SECOM-Pref. de São Paulo – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Itapevi recebe 14ª edição do projeto Viagem Literária

0 0
Read Time:1 Minute, 45 Second

Itapevi recebe, nesta quinta-feira (11), às 9h e às 14h, duas sessões gratuitas e abertas ao público de contação de histórias da 14ª edição do projeto Viagem Literária. As apresentações acontecem na Biblioteca Municipal (Avenida Luiz Manfrinato, 194, Centro).

A iniciativa terá apresentação do grupo “Mandingueiras da Pracinha”, que traz o tema “Na volta que o mundo deu”. A iniciativa une duas angoleiras e arte-educadoras apaixonadas pela cultura popular e o gingar dos corpos em uma conversa descontraída com o público.

Cada apresentação tem capacidade para atender um público de até 150 pessoas. Portanto, a recomendação é de que os interessados cheguem com cerca de 30 minutos de antecedência no local do espetáculo.

O evento engloba ainda a abordagem da literatura oral para crianças e jovens com a contação de lendas, contos e fábulas no Brasil através da obra do escritor Henrique Lisboeta. O espectador poderá mergulhar no universo do folclore brasileiro e a diversidade de temas que inspiram a imaginação e a criação de novas histórias.

A programação é realizada pela Secretaria Estadual de Cultura em parceria com a Prefeitura de Itapevi. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo número (11) 4143-5441.

Projeto Viagem Literária

A iniciativa percorre anualmente dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.

Desde junho de 2017, Itapevi já recebeu pelo projeto o ator global João Acaiabe, o escritor infanto-juvenil Leo Cunha, o escritor Estevão de Azevedo, a escritora e contadora de histórias Kiara Terra, assim como a Cia. do Liquidificador, grupo que reúne diversas modalidades cênicas em suas atividades, como circo, teatro, dança, teatro de animação e música.

Ao todo, o programa já esteve em 224 municípios desde 2008, quando foi criado, levando 235 convidados, entre contadores de histórias, escritores, poetas, promovendo bate-papos, oficinas, rodas de histórias, contação de fábulas, mitos e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 350 mil cidadãos em mais de 3,5 mil eventos realizados no território paulista.


Fonte/foto: Divulgação/SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Eleições 2022 mantém maioria do eleitorado feminina, com 53%

0 0
Read Time:2 Minute, 56 Second

Nas eleições de outubro, mais uma vez, as mulheres são a maioria entre pessoas aptas a votar. Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos mais de 156,4 milhões de eleitores que poderão participar do pleito nos dois turnos, 53%, pouco mais de 82,3 milhões, são do gênero feminino e 74 milhões do masculino, que equivale a 47%.

Na distribuição regional dos eleitores, os três maiores colégios eleitorais – São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro concentram quase a metade dos votos do país (42,64%).

Clique aqui e saiba mais!

O estado de São Paulo, que sozinho detém 22,16% dos eleitores, há cerca 18,3 milhões de mulheres e 16, 2 milhões homens em condições de votar.

Na segunda posição do ranking, o eleitorado mineiro é formado por 8, 5 milhões de mulheres e 7,7 milhões de homens.

Já o Rio de Janeiro, terceiro maior colégio eleitoral brasileiro, os votos femininos superam em 1 milhão os dos homens. No estado, 6,9 milhões de votantes são do gênero feminino e 5, 9 milhões do masculino.

A Bahia vem na quarta posição, com cerca de 11,2 milhões de eleitores. Lá, as mulheres correspondem a 52,5% dos votantes, enquanto os homens representam 47,5% do eleitorado baiano.

Perfil

Segundo o TSE, a maior parte das eleitoras brasileiras (5,33%) tem de 35 a 39 anos, seguida das mulheres com idade entre 40 e 44 anos (5,32%). A faixa de 25 a 29 anos soma 5,2%. Apesar do voto no Brasil ser obrigatório entre 18 e 70 anos, um dado curioso é o de eleitoras com 100 anos ou mais: são 87,4 mil.

Exterior

Entre eleitores que moram no exterior, elas, também estão em maioria. Das quase 700 mil pessoas que moram fora do país e se habilitaram para votar para o cargo de presidente da República, 59% são mulheres e 41% homens.

Representação

Números tão expressivos ainda não se refletem em assentos políticos e de poder. Segundo o TSE, nesses espaços, as mulheres continuam sub-representadas. Nas Eleições Gerais de 2018, apenas seis das 81 vagas do Senado Federal foram conquistadas por mulheres. Na Câmara, dos 513 eleitos somente 77 eram do sexo feminino. Em 2018, apenas uma governadora foi eleita: Maria de Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte (RN).

Para incentivar a entrada e a permanência das mulheres na política, o TSE lançou, em junho de 2022, a nova campanha Mais Mulheres na Política 2022. Exibida nacionalmente em emissoras de rádio e de televisão, redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do Tribunal, a campanha enfatiza a diferença entre o Brasil real, de forte presença feminina, e o Brasil político, universo no qual as mulheres ainda são minoria.

Na avaliação do presidente da Corte Eleitoral, ministro Edson Fachin, a democracia sem a expressão do feminismo se atrofia, torna-se uma mera formalidade, perde a representatividade. Para o ministro, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a sua face feminina.

“Além da questão da visibilidade das mulheres, há também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país. A Justiça Eleitoral está do lado da materialização dos direitos que são inerentes à condição feminina”, destacou à época do lançamento da campanha.

Leia também:


Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag.Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Agosto Dourado: a importância da amamentação

1 0
Read Time:2 Minute, 46 Second

Com a proposta de reforçar cada vez mais os benefícios da amamentação, a Unidade Básica de Saúde Adauto Ribeiro (Parque dos Camargos) reuniu especialistas para falar sobre a grande importância do leite materno. A ação é parte da campanha Agosto Dourado que ocorre nas UBSs do município ao longo do mês.

A pediatra Elizabeth San Romã abriu os trabalhos do encontro tirando dúvidas de puérperas e gestantes sobre o mito do “leite fraco”.

Não existe leite fraco
“Cada criança tem uma genética, às vezes ela mama e não engorda tanto, mas tem o peso adequado e bom crescimento. Não existe essa história de leite fraco. Por isso é importante o acompanhamento pediátrico para verificar a curva de crescimento e ganho de peso do bebê. E o mais importante: nunca deixe de amamentar. É um ato de amor, estimula o afeto e todas as capacidades cognitivas da criança”, reforça a pediatra.

Mãe mais confiante
Nacsa Pimenta de Souza, de 37 anos, está grávida de 22 semanas de gêmeas e aproveitou o momento para tirar suas dúvidas quanto à amamentação de duas bebês.

“Estou tentando me organizar para cuidar delas. Sou mãe de primeira viagem, e estava preocupada em como dar o seio para as duas. Me sinto mais confiante agora porque sei que meu leite será suficiente para alimentá-las”, revela.

Protegendo a amamentação
Já a fonoaudióloga Patrícia de Paiva Carmelo afirmou que sua missão é proteger a amamentação no peito e ressaltou os riscos do uso de mamadeiras e de chupetas.

Clique aqui e saiba mais!

“Cerca 70% das crianças que usam chupeta e mamadeira acabam precisando no futuro de ortodontista, fonoaudiólogo e até de cirurgias.  É muito grave achar que o problema está só no dente torto. Os prejuízos se refletem na mastigação, na digestão dos alimentos, no funcionamento intestinal e no sono, que afetam o desenvolvimento da criança”.

A enfermeira especialista em amamentação Anie Karoline Rodrigues de Matos explicou que um dos motivos que garante o sucesso da amamentação é a “pega” correta.

“O nariz do bebê tem que ficar livre.  A boca precisa estar parecida com o formato da do “peixinho”, com o queixo quase encostando no seio. E a pegada deve abranger grande parte da aréola e não somente o mamilo”, detalha Anie.

Doe leite materno, doe vida
A nutricionista do Hospital Municipal Doutor Francisco Moran, (HMB) Vanessa de Fátima Barbosa falou sobre a possibilidade de doação de leite materno, já que a unidade hospitalar conta com uma UTI neonatal – Unidade de tratamento Intensivo para prematuros e recém-nascidos. A Unidade mantém cerca de 30 bebês que dependem do leite materno em estoque.

“O setor pode armazenar até 250 litros de leite materno, e hoje o nosso estoque conta com 78 litros, muito abaixo da nossa capacidade”, alerta a nutricionista.

Para doar é simples, mas exige alguns cuidados. A equipe do HMB está pronta para ajudar nas orientações de como fazer a ordenha, a higienização do frasco para guardar o leite, o período de armazenado no congelador, dentre outras informações. 

Para obter mais informações sobre doação ligue para o Banco de Leite Humano (11) 2575-3269 ou mande um e-mail para [email protected].

Clique AQUI para acessar a programação completa.


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Guilherme Arantes faz show gratuito em Barueri no Dia dos Pais

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

Está chegando o Dia dos Pais e a Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, organizou um show muito especial para toda a família celebrar a data. Guilherme Arantes estará no Cultura no Parque, no domingo, dia 14 de agosto, às 11h. A apresentação será no Parque Municipal Dom José (Rua Ângela Mirella, 500, Jardim Paraíso).

Com 27 álbuns lançados em cinco décadas de carreira, Guilherme Arantes tem músicas gravadas por Roberto Carlos, Maria Bethânia, Elis Regina, Caetano Veloso, Gal Costa, entre outros artistas. Em sua coleção de sucessos estão “Planeta Água”, “Amanhã”, “Cheia de Charme”, “Meu Mundo e Nada Mais”, “Lindo Balão Azul”, “Deixa Chover”, “Lance Legal”, “Pedacinhos” e “Brincar de Viver”.

Durante a pandemia, Guilherme morou em Ávila, cidade medieval na Espanha. Estudou orquestração e música barroca, que influenciou o novo álbum “A Desordem dos Templários” (2021) com forte tempero progressivo.

No show, Guilherme Arantes é acompanhado por Luiz Sérgio Carlini e Alexandre Blanc (guitarras e violões), Gabriel Martini (bateria) e Willy Verdaguer (baixo). A apresentação vai misturar as canções do novo álbum e grandes sucessos do artista. Uma grande celebração aos seus mais de 46 anos de carreira.


Fonte/foto: Divulgação SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Um em cada cem nascidos tem cardiopatia congênita em todo o mundo

0 0
Read Time:3 Minute, 54 Second

Em todo o mundo, um em cada cem nascidos tem cardiopatia congênita, segundo a American Heart Association, chegando a 1,35 milhão de doentes por ano. O acompanhamento pré-natal e o diagnóstico precoce são fundamentais para o tratamento adequado de bebês com o problema.

Segundo o diretor acadêmico da Escola Brasileira de Medicina (Ebramed), Leonardo Jorge Cordeiro, a cardiopatia congênita é uma malformação ou incompleta formação do coração e do sistema circulatório, que pode ocorrer nas primeiras oito semanas de gestação, fase do desenvolvimento embrionário cardíaco.

“Com a complexidade do sistema cardiocirculatório, as alterações podem ser as mais diversas, pois podem se dar pela formação errática ou mesmo não desenvolvimento tanto de cavidades do coração, como problemas nas válvulas, veias e artérias relacionados com o coração”, explicou.

As cardiopatias congênitas são divididas em cianóticas e acianóticas. Assim como os demais tipos de doenças cardíacas, há diferentes graus de comprometimento. Assim como há diferentes tipos de tratamentos, procedimentos e cirurgias. Para descobrir se um bebê já desenvolve o problema, o diagnóstico é feito por um ecocardiograma transtorácico, com doppler colorido, preferencialmente por um médico especializado em patologias congênitas.

O coração de um bebê já está com a formação completa por volta de 20 semanas de gravidez, momento no qual costuma ser realizado o ultrassom morfológico pelo pré-natal. De acordo com o cardiologista, sociedades ligadas à obstetrícia e cardiologia pediátrica e congênita são favoráveis a realização de ecocardiograma fetal, ou seja, com a criança dentro do útero, de forma rotineira nas gestações em geral, mesmo quando não há uma suspeita forte de problemas cardíacos durante o ultrassom morfológico.

Fatores

Segundo Cordeiro, não há um fator específico associado ao desenvolvimento de uma cardiopatia congênita. Há fatores que aumentam a chance de problemas de desenvolvimento cardíaco, como doenças crônicas maternas, como diabetes mellitus e lúpus eritematoso sistêmico, assim como a infecção por rubéola, podem afetar o desenvolvimento do coração fetal nessas primeiras oito semanas do feto. Também medicações como o lítio, certos anticonvulsivantes e mesmo drogas ilícitas podem levar a mal formação.

Também são considerados fatores de risco a gravidez gemelar e a fertilização in vitro. Além dessas condições, histórico de cardiopatia congênita prévia ou em parentes de primeiro grau, também se mostram como fatores para maior incidência de alterações cardíacas nos bebês.

De acordo com especialista, qualquer doença cardíaca que seja diagnosticada mais tardiamente, e não tenha relação com o desenvolvimento embrionário do coração, recebe o nome de cardiopatia adquirida.

Tratamento

Os sintomas podem ser divididos de acordo com a manifestação da doença no bebê. Em casos de recém-nascidos, há dificuldade de mamar, cansaço, coração acelerado, suor excessivo na cabeça e nos pés. No primeiro ano de vida, há dificuldade de ganho de peso, problemas com o crescimento e aparecimento de sopro no coração, cianose (quando a criança fica com aparência roxa), desmaio, dor no peito e palpitações.

Para o tratamento pode não haver a necessidade de intervenção cirúrgica, ou até precisar de três ou mais cirurgias para correção dos fluxos sanguíneos do paciente. Além disso, há possibilidade de as cirurgias serem curativas, ou seja, reestabelecem o sistema cardíaco habitual, levando a cura do indivíduo, ou paliativas.

“A vida de um cardiopata congênito depende tanto do diagnóstico do tipo de cardiopatia, quanto da precocidade do diagnóstico e do tratamento realizado. Existem algumas condições que sequer necessitam de cirurgia, de forma que a vida segue totalmente normal, mas temos também casos de cardiopatias bastante complexas que foram precocemente diagnosticadas e passaram por todos os procedimentos necessários nos momentos adequados”, explicou o cardiologista.

Panorama

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 130 milhões de crianças no mundo têm algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano – dessas, cerca de 23 mil precisarão de cirurgia para tratar o problema. Nas regiões Sul e Sudeste, aproximadamente 80% das crianças cardiopatas são diagnosticadas e tratadas. O cenário no Norte e Nordeste é o oposto, no qual até 80% dessas crianças não conseguem diagnóstico nem tratamento.

Em muitos casos, as famílias só identificam que o bebê tem algum problema no coração após o nascimento, quando o teste do coraçãozinho é realizado. Realizado nos primeiros dias de vida, ainda na maternidade, o exame é feito com um oxímetro, que mede o nível de oxigênio no sangue do bebê e seus batimentos cardíacos. O teste é de baixo custo, rápido, não invasivo, indolor e obrigatório, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).


Por Heloísa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Isaquias Queiroz é campeão mundial no C1 500 metros no Canadá

0 0
Read Time:55 Second

O baiano Isaquias Queiroz aumentou sua coleção de títulos mundiais na canoagem neste sábado (6), em Halifax (Canadá). O canoísta chegou à sua sétima medalha de ouro ao vencer a prova do C1 500 metros. Isaquias, dono de um ouro, duas pratas e um bronze olímpicos (Rio 2016 e Tóquio 2020), já somava seis ouros e seis bronzes em Mundiais. 

Na prova deste sábado (6), o brasileiro, de 28 anos, simplesmente não deu chances aos adversários. Ele concluiu em 1min54s49, 2s02 à frente do medalhista de prata, o romento Catalin Chirila. O bronze ficou com o tcheco Martin Fuksa, com o tempo de 1min56s79. Isaquias liderou a prova de ponta a ponta.

O baiano ainda pode ampliar a contagem de medalhas em mundiais neste domingo (7). Ele disputará a final do C1 1000m, a partir das 11h33 (horário de Brasília). Isaquias é o atual campeão olímpico desta prova.


Por Igor Santos – Repórter da EBC – Foto: Fábio Canhete/CBCa/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Covid-19: média de mortes diárias está acima de 200 há cinco semanas

0 0
Read Time:1 Minute, 32 Second

As mortes diárias por covid-19 no país, segundo a média móvel de sete dias divulgada pela Fundação Oswaldo (Fiocruz), está acima do patamar de 200 há quase 40 dias, isto é, há cinco semanas. De acordo com os dados divulgados pela Fiocruz, ontem (5) foi registrada uma média de 206 óbitos

A última vez que a média ficou abaixo de 200 foi no dia 27 de junho (196 mortes). Ao longo de todo o mês de maio e de boa parte do mês de junho os óbitos ficaram próximos de uma média de 100 por dia, chegando a registrar números até inferiores a esse patamar em algumas ocasiões, como em 6 de junho (75 mortes).

Em entrevista à Agência Brasil, o pesquisador da Fiocruz Leonardo Basto, afirmou que o patamar de 200 mortes por dia registrado na última semana tem relação com a disseminação de subvariantes da Ômicron, que provocaram novas infecções.

No entanto, a queda no número de hospitalizações registrada nas regiões Sul e Sudeste deve se refletir na queda das mortes daqui a algumas semanas.

Apesar do patamar de mortes ainda estar acima de 200, é possível perceber uma tendência de queda nos últimos quatro dias. Os óbitos de ontem, por exemplo, são 13,8% inferiores aos de duas semanas atrás (239 mortes) e 8,8% menores que aqueles de um mês antes (226 mortes).

A média móvel de sete dias é calculada somando-se os registros do dia com aqueles dos seis dias anteriores e dividindo-se o total por sete.


Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Festa das Cerejeiras retoma formato presencial

1 0
Read Time:1 Minute, 27 Second

A tradicional Festa das Cerejeiras no Parque no Carmo retomou o modelo presencial, depois de dois anos suspenso por causa da pandemia de covid-19. O evento ocorre desde 1981 e é organizado pela Federação Sakura e Ipê do Brasil, com apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da prefeitura. O evento termina no domingo.

No mês de agosto, cerca de quatro mil árvores rosadas, dispostas em todo o parque, floreiam. As cerejeiras são um símbolo do Japão e, na capital paulista, tornaram-se a marca dos descendentes nipônicos que vivem na região de Itaquera, na zona Leste.

42ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo.
42ª Festa das Cerejeiras no Parque do Carmo, Zona Leste de São Paulo. – Rovena Rosa/Agência Brasil

Reduto nipônico em São Paulo, o bairro abriga o maior número de descendentes de japoneses da província de Okinawa no Brasil, mais de 500 famílias, segundo dados da associação Okinawanos.

Além da Festa das Cerejeiras, o Parque do Carmo abriga outros símbolos da cultura nipônica, como o Monumento dos 100 anos da Imigração Japonesa que, em sua inauguração em 2008, contou com a presença da princesa japonesa Norinomiya. O local já recebeu visitas também da princesa da Associação das Cerejeiras do Japão, Emiko Kondo, e do príncipe Naruhito.

A festa tem apresentações de danças folclóricas, de cantores e bailarinos da comunidade. O público também poderá saborear diversos pratos típicos japoneses.

A entrada gratuita é feita pelo portão 3 do Parque do Carmo. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, hoje (6) e amanhã (7). Mais informações sobre a comemoração podem ser conferidas na página da festa.


Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri realiza alargamento em trecho da estrada Yojiro Takaoka em Aldeia da Serra

0 0
Read Time:1 Minute, 37 Second

O ponto mais alto da cidade, a Aldeia da Serra, com 1.000 metros de altitude, volta a receber investimento viário da Prefeitura de Barueri. Visando garantir melhor acesso e maior segurança aos motoristas, ciclistas e pedestres do bairro, a Secretaria de Obras está alargando um novo trecho da estrada Engenheiro Yojiro Takaoka. A previsão de término da obra é em maio de 2023.

O trecho em execução somará 1.000 metros de extensão nas imediações do residencial Morada das Nuvens, até a parte existente da via. Os serviços foram iniciados em julho deste ano. Com a nova reconfiguração, a via passará a ter 14 metros de largura, com quatro faixas de rolamento (duas para subir e duas para descer). Cada faixa terá 3,5 metros de largura.

O trecho em execução somará 1.000 metros de extensão nas imediações do residencial Morada das Nuvens. – Foto: Divulgação/SECOM-Barueri

Para o secretário de Obras, Beto Piteri, o alargamento das pistas é importante para atender os moradores e prestadores de serviços. “Essa é uma região com grandes investimentos, como obras de ampliação e remodelação de pistas de desaceleração e aceleração, e construção de alça de acesso à rodovia Castello Branco. Estamos atentos às melhorias de mobilidade urbana da nossa cidade e dessa região”, ressaltou.

A pista terá calçadas laterais nos dois lados da via e iluminação. Em razão da topografia do local, não haverá canteiro central. O alargamento é realizado em convênio com a vizinha cidade de Itapevi, que preparou a documentação referente ao seu trecho de domínio. Já a execução da obra fica a cargo da Prefeitura de Barueri.

O alargamento reforça o investimento viário na região, como a duplicação de um outro trecho de três quilômetros. As obras da estrada Dr Yojiro Takaoka envolvem serviços como desmonte de rochas, terraplenagem, execução de guias e sarjetas e pavimentação asfáltica.


Fonte/fotos: Divulgação/SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: