SP: ato pela democracia reúne intelectuais, empresários e políticos

0 0
Read Time:4 Minute, 9 Second

Um ato em defesa da democracia e do processo eleitoral reuniu hoje (11) lideranças políticas, intelectuais, empresários, sindicatos e artistas na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), no Largo São Francisco, centro da capital paulista. Uma multidão acompanhou as leituras e discursos a partir de um telão em frente ao prédio.

A manifestação começou com discursos e a leitura do manifesto em defesa da democracia divulgado na semana passada em jornais de circulação nacional, articulado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e assinado por mais de 100 entidades. 

Leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito da USP.
Leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito da USP. – Rovena Rosa/Agência Brasil

“Estamos aqui para defender a legislação eleitoral, a Justiça Eleitoral, o sistema eleitoral com as urnas eletrônicas, que a vontade do povo brasileiro seja respeitada e seja soberana”, disse o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na abertura do evento, no salão nobre da Faculdade de Direito. 

O advogado Oscar Vilhena Vieira, membro da Comissão Arns e da comissão que idealizou o manifesto, ressaltou que se trata de uma organização sem vinculação com partidos políticos. “Este não é um manifesto partidário, mas é um momento solene no qual as principais entidades da sociedade civil brasileira vêm celebrar o compromisso maior com a democracia”, enfatizou.

“Qualquer projeto ou articulação por democracia no país exige o firme e real compromisso de enfrentamento ao racismo”, acrescentou Beatriz Lourenço do Nascimento, membro da Coalizão Negra por Direitos. 

Estavam presentes o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, a presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal, Neca Setubal, além de líderes de centrais sindicais.

Leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito da USP
Leitura da Carta às Brasileiras e Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito, na Faculdade de Direito da USP – Rovena Rosa/Agência Brasil

Carta às brasileiras e brasileiros

Em seguida, participantes do ato leram a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito!, documento articulado pela USP que já coletou mais de 920 mil assinaturas pela internet. A leitura foi feita no Pátio das Arcadas, ainda dentro do prédio da faculdade.

“No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições”, diz o documento que foi inspirado na Carta aos Brasileiros, lida em 1977 no mesmo local e que dizia: “Os governantes que dão o nome de Democracia à Ditadura nunca nos enganaram e não nos enganarão. Nós saberemos que eles estarão atirando, sobre os ombros do povo, um manto de irrisão”.

O texto lembra ainda a construção do atual regime democrático a partir da base da Constituição Federal de 1988. “Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para o país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular”, destaca.

São apontados ainda os desafios para o aprofundamento da democracia no país. “Muito ainda há de ser feito. Vivemos em um país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude”, diz a carta.

Após a leitura, a cantora Daniella Mercury recitou, de uma sacada, alguns versos para as centenas de pessoas que acompanhavam o ato de um telão instalado em frente ao prédio da faculdade. “Não há democracia se a população LGBTQI+ não tiver os mesmos direitos”, disse a artista. 

Outras manifestações

Também houve manifestações a favor da democracia em outras cidades do país, como Rio de Janeiro e Brasília. Em São Paulo, onde ocorreu o ato na Faculdade de Direito da USP, milhares de manifestantes reuniram-se na Avenida Paulista com bandeiras de entidades estudantis, partidos políticos e faixas. 

No Rio de Janeiro, pela manhã houve a leitura da Carta aos Brasileiros nos pilotis da PUC Rio. O histórico espaço, palco de diversas manifestações políticas, ficou tomado de estudantes, trabalhadores e professores. Ao final, todos cantaram o Hino Nacional.

À tarde, uma grande passeata reuniu centenas de pessoas, incluindo estudantes, integrantes de sindicatos e de organizações sociais. A chuva não atrapalhou o protesto em defesa da democracia. A multidão se concentrou no entorno da Igreja da Candelária e depois seguiu até a Cinelândia, onde o ato foi encerrado, no início da noite.

Já em Brasília, organizações sindicais e estudantis mobilizaram algumas centenas de pessoas, que marcharam pela Esplanada dos Ministérios.


Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil – Foto: Rovena Rosa/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Libertadores: Vitor Roque decide e Athletico-PR está na semifinal

0 0
Read Time:1 Minute, 42 Second

Contado com o brilho do jovem atacante Vitor Roque, de apenas 17 anos, o Athletico-PR derrotou o Estudiantes (Argentina) por 1 a 0, na noite desta quinta-feira (11) no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata (Argentina), e se classificou para as semifinais da Copa Libertadores, onde medirá forças com o Palmeiras.

A partida começou com os argentinos mantendo mais a posse de bola, e criando as melhores oportunidades nos 45 minutos iniciais.  Logo aos 6 minutos Manuel Castro criou a primeira chance do Estudiantes, com finalização que foi para fora. Mas a oportunidade mais cristalina surgiu aos 43, quando Morel escorou para defesa do goleiro Bento. Já o Furacão só criou alguma coisa aos 16 minutos, em cobrança de falta de Khellven que foi defendida por Andújar.

Após o intervalo a equipe comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari melhorou e começou a criar mais. Porém, a equipe de La Plata foi mais eficiente e chegou a superar o goleiro Bento aos 17 minutos, em finalização de Lollo. Porém, o gol acabou sendo anulado pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), ao assinalar irregularidade no lance.

Com o passar do tempo, Felipão mudou sua equipe de forma a tornar mais ofensiva, colocando em campo mais jogadores de ataque, entre eles o uruguaio Terans, que foi decisivo.

Já aos 50 minutos o camisa 20 do Furacão fez grande jogada pela esquerda e tocou para Vitinho na área, que levantou a bola para o garoto Vitor Roque ganhar de cabeça do goleiro Andújar para marcar o gol da classificação para a semifinal. Com este resultado o Brasil garante ao menos um representante na decisão da competição.

Após o compromisso pela Libertadores, o Athletico-PR encontra o Flamengo no Campeonato Brasileiro, a partir das 16h (horário de Brasília) do próximo domingo (14) no estádio do Maracanã.


Por Agência Brasil – Foto: Agustin Marcarian/Reuters/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Itapevi realiza Circuito Sesc de Artes no Parque da Cidade

0 0
Read Time:1 Minute, 46 Second

Itapevi recebe no sábado (13), o Circuito Sesc de Artes 2022. As apresentações artísticas acontecem no Parque da Cidade (R. Prof. Dimarães Antonio Sandei, s/n, Cidade Saúde), das 16h às 22h.
O evento é gratuito e prevê apresentações de música, literatura, dança, teatro, circo, artes visuais e tecnologias.

Entre os espetáculos, o músico Chico Chico apresenta canções do álbum “Pomares”, que homenageia as mães do artista, Cássia Eller (1962-2001) e Mária Eugênia.

O circo estará representado com a apresentação “Lalaiá”, do grupo Caravana Tapioca, cujos artistas se revezam nos instrumentos musicais, nos malabares e nas acrobacias, em demonstrações excêntricas de habilidades ao som de ritmos brasileiros.

Na dança, a Cia. Híbrida apresenta o espetáculo “Escuta!”, performance urbana e interativa que busca refletir sobre os afetos que a dança pode gerar.

Clique aqui e saiba mais!

No teatro, “Meus Cabelos de Baobá”, com Fernanda Dias, se desenvolve em torno de diálogos e trilha musical ao vivo, entre Dandaluanda e um Baobá, árvore milenar de origem africana que ensina à personagem os valores africanos e desperta sua autoestima e a força ancestral da identidade negra.

Já, “Vozes Negras na Literatura”, com a Cia. Alcina da Palavra, propõe um encontro com obras da literatura infantojuvenil criadas por escritoras e escritores negros com protagonistas também negros para despertar percepções e fortalecer o respeito à diversidade.

Nas artes visuais, o Coletivo Tatear apresenta “Vivência Têxtil – Tapeçaria Bordada”, com quatro artistas-educadores compartilhando técnicas têxteis como a milenar tapeçaria bordada.

Circuito

O Circuito Sesc de Artes, que acontece de 12 a 28 de agosto, é promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras e sindicatos do comércio, serviços e turismo. Serão cerca de 85 ações artísticas e educativas em 14 roteiros que percorrem praças e parques durante três semanas.

A programação, para todas as idades e interesses, passa por 118 municípios da Grande São Paulo, interior e litoral paulista e conta com apresentações de teatro, dança e circo, shows musicais, oficinas, intervenções, vivências, ações literárias, cinematográficas, de artes visuais e tecnologias, envolvendo mais de 500 profissionais das artes de diversos estados do Brasil.


Fonte/foto: SECOM-Itapevi

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Barueri começa a vacinar com quarta dose as pessoas com 30 anos ou mais

0 0
Read Time:3 Minute, 36 Second

A vacinação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) da vacina contra a Covid-19 para a faixa etária de 30 anos ou mais está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barueri. A vacina pode ser tomada após quatro meses da terceira dose.

Quem teve Covid recentemente precisa aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para ser imunizado. Aqueles que estiverem com sintomas gripais também precisam esperar a interrupção dos sintomas.

O imunizante é aplicado nas UBSs durante horários específicos. Veja abaixo lista com os endereços das unidades, assim como os horários de atendimento. Não é necessário agendamento, basta levar documento oficial com foto e comprovante da terceira dose.

Finais de semana e feriados
A UBS Benedito de Oliveira Crudo, no Centro, mantém a vacinação contra a Covid nos feriados e finais de semana das 8h às 17h.

Locais e horários de vacinação

UNIDADEBAIRROHORÁRIO
UBS Dr. Adauto RibeiroParque dos Camargos8h -19h
UBS Amaro José de SouzaJardim Mutinga8h -19h
UBS Armado Gonçalves De Freitas**Atendimento provisório no Ginásio de Esportes Dalmo Martins Duarte – R. Padre Cícero Romão, 384 – Parque Imperial8h -19h
UBS Benedito De Oliveira Crudo**Atendimento provisório no Centro de Especialidades – R. Benedita Guerra Zendron, 225 – Vila São João8h –18h Finais de semana e feriados:8h às 17h
UBS Dra. Katia KohlerEngenho Novo8h -18h
UBS Edini Cavalcanti ConsoliJardim Tupan8h – 18h
UBS Dra. Elisabete Izilda DulebaChácaras Marco8h – 16h
UBS Hélio BerzaghiJardim Paulista8h – 19h
UBS Hermelino Liberato FilhoJardim Belval8h – 19h
UBS João de SiqueiraJardim Reginalice8h – 16h
UBS José Francisco CaiabaAldeia de Barueri8h – 16h
UBS Júlio LizartVale do Sol8h – 18h
UBS Maria Francisca de MeloParque Viana8h – 18h
UBS Maria Magdalena MacedoJardim Santa Cecília8h – 16h
UBS Pastor José Roberto Rossi**Atendimento provisório na UBS Pedro Izzo – R. Everest, 26 – Jd. Esperança8h – 18h
UBS Pedro IzzoJardim Esperança8h – 19h
UBS Raquel Sandrini RuelaJardim Maria Helena8h – 16h
UBS Vince Nemeth**Atendimento provisório na UBS Edini Cavalcante Consoli – R. João Cabral de Melo Neto, s/nº – Jd. Tupan8h – 19h


Já tomou todas as doses?
A rede de saúde de Barueri continua aplicando a vacina contra a Covid-19 àqueles que não tomaram nenhuma dose ou que não completaram o esquema vacinal. As doses de reforço (terceira, quarta e quinta doses) também são muito importantes para garantir uma proteção completa contra as formas graves da doença.

É graças as vacinas que o número de internações e óbitos por Covid-19 diminuíram tanto. As vacinas também ajudam a inibir o aparecimento de novas variantes do vírus. Quanto mais pessoas vacinas com todas as doses preconizadas, menores são as chances do surgimento de variantes.

Confira na tabela abaixo as condições para a imunização: 

Primeira dose: disponível para crianças de 3 ou 4 anos de idade com alto grau de imunossupressão e para todas as pessoas a partir de 5 anos de idade.
Segunda dose: disponível para pessoas a partir dos 3 anos nas seguintes condições:– Coronavac: 28 dias após 1ª dose;– AstraZeneca: 8 semanas (56 dias) após 1ª dose;– Pfizer: 21 dias após 1ª dose para pessoas com 18 anos ou mais; 56 dias para crianças de 5 a menores de 12 anos.
Terceira dose (1ª dose adicional): disponível para pessoas com mais de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 4 meses;– Pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina da Janssen há pelo menos 2 meses e iniciaram a vacinação com a dose única;– Pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos 28 dias.
Quarta dose (2ª dose adicional): disponível para pessoas com mais de 30 anos e ou trabalhadores da saúde que tomaram a terceira dose há pelo menos 4 meses;- Pessoas imunossuprimidas com mais de 30 anos e que tenham tomado a terceira dose há 4 meses no mínimo;– Pessoas com mais de 18 anos que iniciaram a vacinação com a dose única da vacina Janssen há pelo menos 4 meses da terceira dose.
Quinta dose (3ª dose adicional): disponível para pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos e que tenham tomado a quarta dose há 4 meses no mínimo;– Pessoas imunossuprimidas com mais de 18 anos, pessoas com 40 anos ou mais e trabalhador da saúde que iniciaram a vacinação com a dose única da Janssen há pelo menos 4 meses da quarta dose.

Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Agosto Branco chama atenção para o câncer de pulmão

1 0
Read Time:3 Minute, 30 Second

Instituído há cinco anos, o Agosto Branco chama a atenção para a importância da prevenção do tipo de câncer que mais causa mortes no mundo: o de pulmão. Foram 1,7 milhão de vítimas no mundo em 2020, mais de 30 mil mortes apenas no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC).

Entre os principais fatores de risco para esse tipo de câncer estão o tabagismo, a poluição do ar, o contato com substâncias químicas como o asbesto (amianto) e derivados da queima de petróleo, e histórico familiar de câncer.

“O principal fator de risco é o tabagismo: 85% dos casos de câncer de pulmão são relacionados ao cigarro, ao fumo direto do tabaco. Há outros 15% dos pacientes que nunca fumaram. E aí existem vários fatores de risco que podem estar associados no que a gente chama de população não tabagista, que são fatores genéticos; poluição ambiental; exposição a determinados gases e metais pesados, principalmente no trabalho, como sílica; e os fumantes passivos, que são aqueles que convivem com pessoas fumantes no mesmo ambiente”, destaca a oncologista Aknar Calabrich.

Entre os sintomas principais do câncer de pulmão estão tosse por mais de um mês, com presença de sangue ou com piora progressiva; dor torácica persistente não associada a traumas; falta de ar e dificuldade para respirar; perda de peso inexplicada e não intencional.

O câncer de pulmão normalmente é silencioso e apenas diagnosticado em estágios avançados. Os sintomas iniciais da doença não são muito claros e aparecem tardiamente. Diante desse quadro, a oncologista alerta que a detecção precoce é o ponto-chave para ampliar as chances de um tratamento efetivo.

“A principal prevenção é parar de fumar. Isso reduz não só o câncer de pulmão, mas o câncer de bexiga, câncer de boca, câncer de pâncreas e outros tipos de câncer. E existem alterações de hábitos de vida que reduzem o risco de câncer de uma forma geral, que são a prática de atividades físicas, o sono regular, o controle de peso, e priorizar frutas e verduras”, ressalta.

Para quem é fumante ou fumou no passado, a orientação é de manter consultas regulares com médico pneumologista e a realização de tomografias de rastreamento para aumentar as chances de um diagnóstico precoce.

Calabrich destaca ainda que há suspeitas de que os cigarros eletrônicos causem o câncer de pulmão. Também conhecidos como vaporizadores, eles possuem capacidade de promover a dependência de nicotina ainda maior de que o cigarro comum, além de causar, em curto prazo, danos respiratórios e cardiovasculares.

“Há uma tendência de diminuição do tabagismo mundialmente, mas na contramão está chegando o cigarro eletrônico. Nele existem substâncias que não só causam dependência, como a nicotina, mas também a combustão de outras substâncias que a gente não conhece, porque não são produtos regularizados. Existe a queima de produtos que a longo prazo tem dado não só problemas respiratórios, de queimaduras no pulmão, doenças como pneumonia lipoídica, mas existe, sim, a suspeita do risco de desenvolvimento de câncer de pulmão”, explicou.

Apesar de a maior incidência da doença em pessoas fumantes, o cirurgião torácico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Pedro Nabuco, alerta que não é correto pensar que quem nunca fumou não precisa se preocupar com o câncer de pulmão.

“Existe um estigma de que o câncer de pulmão ocorre somente em quem fuma ou já fumou, e isso não é verdade. É importante registrar que o câncer de pulmão pode ocorrer em pessoas que não têm qualquer relação com o cigarro, existindo, inclusive, mutações genéticas que podem acontecer de forma independente aos hábitos tabagistas”, destaca.

“É comum que pacientes não fumantes descubram o tumor ao investigar outras condições, como a covid-19, por exemplo. Durante a pandemia, foram diagnosticados muitos tumores incidentalmente, por conta do aumento na quantidade de exames de imagem, como o raio-x e a tomografia, realizados em pacientes com suspeita de infecção por covid-19”.


Por Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – Foto: Divulgação/Banco Mundial/ONU

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Pagamentos com cartões crescem 36,5% no primeiro semestre

0 0
Read Time:1 Minute, 13 Second

Os pagamentos com cartões de crédito e débito cresceram 36,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, segundo balanço divulgado hoje (10) pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Foi movimentado R$ 1,6 trilhão com cartões nos primeiros seis meses de 2022.

Crédito

O cartão de crédito teve o maior crescimento e também a maior movimentação no período. De acordo com a Abecs, foram feitos R$ 1 trilhão em pagamentos com esse meio no primeiro semestre, uma expansão de 42,2% em relação ao ano passado.

Débito

Os cartões de débito foram responsáveis por R$ 488 bilhões em pagamentos, um aumento de 16,6% na comparação com os primeiros seis meses de 2021. Enquanto os cartões pré-pagos tiveram R$ 99,4 bilhões em movimentações .

Também tiveram crescimento no primeiro semestre as compras remotas que, com alta de 32,7%, somaram R$ 338,5 bilhões no período.

Os pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito tiveram um aumento de 344,5%, somando R$ 235,5 bilhões nos primeiros seis meses do ano.

Pandemia

Segundo a associação, o alto crescimento está relacionado à base de comparação ruim do ano passado, momento crítico da pandemia de covid-19. Sendo assim, a expansão também reflete o fim das restrições às movimentações e às atividades econômicas neste ano.


Por Daniel Mello – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Defesa Civil alerta para baixas temperaturas e ventania em São Paulo

0 0
Read Time:1 Minute, 27 Second

A Defesa Civil de São Paulo emitiu alerta para baixas temperaturas e fortes ventos que atingem regiões do estado hoje (10) e amanhã (11). O litoral está mais suscetível à ventania, com condições para ressaca e possibilidade de ondas de até quatro metros. A recomendação é evitar a prática de esportes aquáticos.

Para esta quarta-feira (10), são esperadas rajadas de vento nas faixas litorâneas de Santa Catarina e São Paulo, em decorrência de uma frente fria associada a um ciclone extratropical. Esses dois sistemas meteorológicos mantêm o tempo instável e chuvoso ao longo do dia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o nordeste do estado de São Paulo tem pequena possibilidade de formação de geada.

Amanhã (11), a precipitação e a nebulosidade diminuem, mas o frio aumenta, com temperaturas que variam entre a mínima de 10°C e máxima de 15°C. A umidade do ar segue elevada, com percentuais entre 60% e 95%.

A Defesa Civil pede atenção à população mais vulnerável, como crianças e idosos, para que se mantenham sempre agasalhados. Para proteção a pessoas em situação de rua, a orientação é ligar para o número 199.

“Os animais domésticos também merecem atenção, proteja-os do frio. Jamais improvise aquecedores na residência, como por exemplo velas acesas durante a noite, fogueiras e latinhas com álcool. Essa atitude é muito perigosa e pode provocar um incêndio”, lembra a Defesa Civil.

Para receber os avisos e orientações, instale o aplicativo Alerta SP, disponível em todas as lojas virtuais, ou cadastre-se enviando um SMS com o CEP da localidade para o número 40199”, diz a nota.


Por Fernanda Cruz – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PF identifica plano para resgate de líderes criminosos em presídios

0 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Com base em informações sobre um possível plano de resgate de líderes de organização criminosa presos nas penitenciárias federais de Brasília e de Porto Velho (RO), a Polícia Federal e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) deflagraram hoje (10) a Operação Anjos da Guarda.

O desmantelo do plano de resgate conta com a participação de 80 policiais federais, que estão cumprindo 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal; em duas cidades do Mato Grosso do Sul (Campo Grande e Três Lagoas); e em três municípios paulistas (São Paulo, Santos e Presidente Prudente).

Segundo a PF, o plano contava com uma rede de comunicação estabelecida com advogados, que extrapolavam suas atividades legais ao transmitir tanto as cobranças dos custodiados quanto o retorno de mensagens dos criminosos envolvidos no resgate.

Além da tentativa de resgate dos presos, o grupo pretendia implementar outras ações, como o sequestro de autoridades, na tentativa de viabilizar a soltura de criminosos.

“Para organizar as atividades ilícitas, os investigados se valiam dos atendimentos e das visitas em parlatório, usando como códigos para a comunicação situações jurídicas que, comprovadamente, não existiam de fato”, informaram os investigadores.


Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Foto: Arquivo/Polícia Federal

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Jair Bolsonaro registra candidatura à reeleição no TSE

0 0
Read Time:1 Minute, 38 Second

O presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ontem (9), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro de sua candidatura à reeleição para presidente da República. O vice da chapa é o general da reserva Walter Braga Netto (PL), ex-ministro da Defesa.

Como patrimônio, Bolsonaro declarou ter R$ 2.317.554,73, quantia menor do que os R$ 2,9 milhões declarados em 2018. Grande parte é em imóveis, incluindo três casas no valor total declarado de R$ 1,1 milhão e um apartamento de R$ 240,9 mil. Outra parte encontra-se em depósitos em contas corrente (R$ 316 mil) e poupança (R$ 591 mil).

O candidato a Vice, Braga Netto, declarou à Justiça Eleitoral ter R$ 1.631.986,81, a maior parte em imóveis e ações. As informações completas podem ser encontradas na plataforma de divulgação de candidaturas e contas da Justiça Eleitoral.

No registro, Bolsonaro anexou uma proposta de governo com 48 páginas, nas quais são detalhadas ações tomadas pelo seu governo e quais pontos devem ser reforçados em um eventual segundo mandato. Ele e o vice concorrem pela coligação Pelo bem do Brasil, composta por PL, Republicanos e PP.

Calendário

Com o registro de Bolsonaro, agora são nove os candidatos à Presidência que já pediram registro no TSE. O prazo para registro de novas candidaturas vai até 15 de agosto. Até lá, é possível que os partidos retirem nomes já aprovados em convenção partidária.

O TSE tem até 12 de setembro para julgar todos os pedidos de candidatura à Presidência, analisando se atendem todos os requisitos formais da legislação eleitoral e se não há nenhum impedimento à candidatura.

Pelo calendário oficial, a campanha eleitoral, quando os candidatos podem efetivamente pedir votos e divulgar seus números, começa em 16 de agosto. O primeiro turno das Eleições 2022 está marcado para 2 de outubro, e eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro.


Por Agência Brasil – Foto: Arquivo/Valter Campanato/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Secretaria de Urbanismo orienta sobre regularização de imóveis e abertura de empresas

1 0
Read Time:2 Minute, 39 Second

Construir, reformar ou modificar um imóvel exige o cumprimento de algumas regras, conforme explica a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Barueri (Seurb), por isso é muito importante que o munícipe tenha conhecimento dessas exigências para evitar perda de tempo e dinheiro sempre que for lidar com esse tipo de obra. A Secretaria de Urbanismo é responsável por avaliar e aprovar projetos de obras particulares e parcelamento do solo urbano, e também acompanha e fiscaliza as obras empreendidas dentro da cidade, sempre com o objetivo de garantir a segurança, a conformidade e as adequações no zoneamento urbano.

Sendo assim, a Secretaria orienta que antes do cidadão construir, dividir ou juntar lotes e regularizar seu imóvel, é importante que ele contrate um profissional, seja engenheiro ou arquiteto, devidamente registrado em seu órgão de classe: CREA (Conselho Regional Engenharia e Agronomia) ou CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), e na Prefeitura de Barueri.

Para a pessoa interessada na viabilidade e licenciamento de empresas, a Seurb orienta o munícipe a contar com um contador ou empresa de contabilidade com certificado digital, que fornecerá o apoio necessário à regularização do estabelecimento.

O objetivo é garantir aos proprietários de imóveis e empreendedores a propriedade legal de seus bens. Procedendo de forma correta, os munícipes evitarão eventuais problemas com construções clandestinas e irregulares sujeitas a embargos e multas, bem como autuações ou até mesmo o fechamento de empresas.

De acordo com a Seurb, os procedimentos realizados de forma correta fazem com que não aconteçam outros transtornos por ocasião da sucessão, venda da edificação e da necessidade de empréstimos. Bens imobiliários e empresariais fora da legalidade podem também ser um problema complexo e de solução imprevisível, além dos custos inerentes que, via de regra, são altos.

Habite-se e Auto de Conclusão
A Seurb orienta que a contratação de um profissional de confiança pelo interessado dará a ele melhores condições sobre a circulação, ventilação e iluminação natural, segurança, menores custos e prazos de execução e um andamento do processo com mais agilidade quanto a aprovação do projeto, obtenção do Habite-se para as construções residenciais ou Auto de Conclusão para as edificações comerciais e industriais.

Tanto o Habite-se como o Auto de Conclusão são documentos importantes que toda a edificação deve dispor para que se possa dar sequência para registro no Cartório de Registro de Imóveis de Barueri.

Via Rápida/Redesim
Já a regularização de estabelecimentos está sendo feita por meio do sistema Via Rápida Empresa, sem a necessidade de o proprietário ou o contador comparecerem à Prefeitura.

O Via Rápida/Redesim é responsável pela integração estadual de dados da consulta de viabilidade locacional, registro, inscrições e licenciamento da empresa. Por meio desse sistema, é feita a troca de informações com os órgãos e entidades federais, estaduais e municipais. 

Serviços
Para mais orientações, os interessados poderão também procurar a Secretaria de Planejamento e Urbanismo, na rua Tarumã, 51 – Bethaville (região central). Mas atenção, o atendimento presencial ocorre mediante agendamento pelos telefones (11) 4199-1355 ou 4199-1365. Informações relacionadas à viabilidade, licenciamento e instalação de empresas podem ser obtidas pelo telefone 4199-1352 ou pelo e-mail [email protected]


Fonte/foto: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: