Termina nesta quinta-feira (22) o prazo para a solicitação da segunda via impressa do título de eleitor. Para obter o documento, o eleitor precisa estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial de identificação, além do comprovante de residência dos três últimos meses. O documento é impresso na hora. No caso de pessoas do sexo masculino, também é necessário comprovar a quitação com o Serviço Militar Obrigatório.
Quem perder o prazo não precisa se preocupar, já que também pode acessar a versão digital do título pelo aplicativo e-título. O app pode ser baixado para smartphone ou tablet , nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar documento oficial com foto sempre que for utilizar o título digital.
Caso o eleitor não saiba o número do título, pode consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do nome, CPF e data de nascimento. Entre as vantagens do e-título, está o acesso às informações na Justiça Eleitoral, como situação eleitoral, local de votação, consulta de débitos, emissão de guias para pagamentos e cadastro como mesário voluntário. Diferentemente da via tradicional, a versão eletrônica tem a foto do eleitor, além de dados sobre o cadastramento biométrico e um QR Code para validação na zona eleitoral.
O ranking feito pelo fui 50 TOP Pizza colocou três pizzarias brasileiras entre as 100 melhores do mundo. E as três estão localizadas em São Paulo. A Pizza da Mooca (77ª), Leggera Pizza Napoletana (83ª) e a QT Pizza Bar (99ª) foram os estabelecimentos premiados.
O evento aconteceu no Palácio Real de Nápoles, na Itália, e a curadoria da lista foi feito por Barbara Guerra, Albert Sapere e Luciano Pignataro.
Pizzarias italianas e norte-americanas foram as que se destacaram no ranking. A pizzaria Masanielli, que fica em Caserta, na Itália, ficou em primeiro lugar. Em segundo, foi escolhida a Una Pizza Napoletana, localizada em Nova Iorque.
Na lista das 100 melhores pizzarias do mundo, 40 estão localizadas na Itália, local onde é considerado o berço de um dos pratos mais populares do planeta.
Onde comer as pizzas brasileiras?
– A Pizza da Mooca
Como o próprio nome diz, A Pizza da Mooca nasceu no bairro da Mooca, zona leste de São Paulo, em 2011. Mas, com o sucesso, os donos ampliaram seu negócio e abriram uma segunda unidade do restaurante no bairro de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.
O cardápio possui pizzas de diversos sabores e alguns que até fogem dos ingredientes mais tradicionais. Isso acabou sendo um trunfo, já que venceu outros prêmios nos últimos anos.
“Esse prêmio nos deixou tão felizes que precisamos falar sobre ele novamente. E sempre agradecer nossa equipe, fornecedores e vocês clientes maravilhosos!”, diz publicação nas redes sociais da pizzaria.
A segunda pizzaria brasileira mais bem posicionada no ranking também possui duas unidades em São Paulo, uma em Perdizes e outra no Jardins.
O nome já mostra que o lugar é bem italiano e sua unidade, em Perdizes, é onde se concentra muitas famílias de origem do país europeu.
Inaugurada em 2013, o estabelecimento também possui um histórico de sucesso. Ela já foi eleita como a “Melhor Pizzaria da América do Sul”, na premiação Tre Spicchi. Também possui o certificado da Associazione Verace Pizza Napoletana, órgão sem fins lucrativos que reconhece verdadeiras pizzas napolitanas espalhadas pelo mundo.
– R. Cap. Pinto Ferreira, 248 – Jardim Paulista, São Paulo
– QT Pizza Bar
Ao contrária das duas outras pizzarias, a QT Pizza Bar é um estabelecimento muito mais novo. Inaugurado em 2019, poucos meses antes da pandemia da Covid-19, conseguiu mostrar seu trabalho em meio um período muito complicado para o meio gastronômico.
A pizza destaque da casa é a de parmesão, queijo de cabra, mel e trufa. Mas vale ressaltar que o lugar serve outros pratos italianos também. O ranking apontou a carbonatam como um dos pratos que devem ser experimentados.
“Nosso muito obrigado por quem faz parte de nossa família e aos nossos clientes”, escreveu no perfil nas redes sociais.
Um morador em situação de rua foi atingido por cinco tiros em um ponto de táxi. Testemunhas disseram às autoridades de segurança pública locais que a situação começou quando um jovem, de 23 anos, agrediu a pauladas um taxista, de 62 anos. O caso aconteceu na cidade de Governador Valadares (MG) na última terça-feira (20).
O idoso estava no carro e aguardava um passageiro quando o suspeito passou com um pedaço de pau nas mãos e bateu no banco e na cabine do ponto. Quando o taxista saiu do veículo para ver o que estava acontecendo, o jovem ficou agressivo e atingiu o idoso.
O homem que fazia malabarismos no sinal interferiu na situação e entrou em luta corporal com o jovem, que foi embora. Minutos depois, ele voltou armado e atirou na vítima, que foi atingida no peito e nas pernas. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal, e seu quadro clínico não foi informado até o momento.
A Secretaria de Habitação da Prefeitura de Barueri (Sehab) está na reta final da regularização fundiária da Vila São Miguel. Mais de 40 famílias serão beneficiadas e receberão as matrículas dos seus imóveis.
Nesta quinta-feira (22), haverá uma reunião às 18h30 com os moradores na quadra poliesportiva da Vila São Miguel. O encontro servirá para tratar do histórico de todas as atividades já realizadas, pendências documentais e o último passo para a tão sonhada regularização.
A matrícula do lote é um documento oficial, emitido pelo Cartório de Registo de Imóveis em nome das famílias. É um título de propriedade e com ele as pessoas têm a segurança jurídica como proprietário, valorizando a propriedade e proporcionando maior desenvolvimento social e econômico para a cidade de Barueri.
Regularização em outras regiões Além da Vila São Miguel, a Prefeitura de Barueri está implementando a regularização fundiária em outras regiões. Os processos estão adiantados na Vila Imbaúva, no Parque Viana, com 19 lotes; na Vila Ricardo Reis, no Jardim Tupan, com 16 lotes; e na Vila Ana Neri, no Parque Imperial, com 51 lotes.
Também estão em processo na Vila Lorena e na Vila Guarantam, no Engenho Novo; no Centro; Vila Sol, no Tupanci; e Parque Brasil Imperial, no Parque Imperial.
A Regularização Fundiária Urbana é instituída pela lei 13.465/2017 e estabelece normas gerais e instrumentos que abrange medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais destinadas à incorporação dos núcleos urbanos informais ao ordenamento territorial urbano e à titulação de seus ocupantes.
A artista plástica Andrea Oliveira, moradora de Barueri, expõe algumas de suas obras no Salão de Arte Vida 2022– Casa de Apoio da Granja Viana. Em sua primeira participação no Salão de Arte Vida, Andrea Oliveira, recebeu o prêmio de Menção Honrosa na categoria Desenho – Nanquim – Lápis – Pastel.
Andrea Oliveira recebeu o prêmio de Menção Honrosa. Foto: Reprodução/Instagram/Andrea Oliveira
A artista plástica, já havia se destacado em julho deste ano, na 1ª Mostra de Arte, realizada na Vinícola XV de Novembro, na cidade de São Roque.
Na ocasião, Andrea Oliveira expôs 4 obras, nomeadas como OASIS da Vórtice série II, NEBULOSAS III, THE FOUR, LILAC ROLLER e NOSSA TRILHA. Destacamos abaixo a obra NOSSA TRILHA, uma arte interativa com códigos para acesso a músicas na plataforma Spotify. Elaborada por processo digital e impressa em Canvas com alta resolução.
As obras da artista plástica, expostas no Salão de Arte Vida, podem ser conferidas até o próximo dia 25 deste mês, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. A exposição está sendo realizada no Centro Britânico Brasileiro, localizado na Rua Ferreira de Araújo, 741, bairro Pinheiros, em São Paulo.
O Salão de Arte Vida 2022, tem o objetivo de incentivar a participação e o retorno do maior número de artistas às suas atividades e angariar fundos para a continuidade das obras assistenciais da Casa de Apoio da Granja Viana.
Por Edson Mesquita Junior/ZH Digital *Com informações GNotícia – Foto: Reprodução/Instagram/@andreaolivas.art
Detenções ocorrem em 38 cidades em atos contra convocação de civis para lutar na Ucrânia. Após chefe do Kremlin anunciar medida, passagens em voos para o exterior nos próximos dias praticamente se esgotam. Mais de mil pessoas foram presas nesta quarta-feira (21/09) em manifestações em toda a Rússia contra decisão do presidente do país, Vladimir Putin, de ordenar uma “mobilização parcial” de tropas, convocando reservistas para lutar na Ucrânia.
Segundo o grupo OVD-Info, organização humanitária especializada no monitoramento de detenções, pelo menos 1.054 pessoas foram detidas em protestos em 38 cidades em todo o país após o discurso matinal de Putin à nação. As manifestações são as maiores na Rússia desde as que eclodiram após o anúncio da intervenção militar de Moscou na Ucrânia em fevereiro.
Jornalistas da agência de notícias AFP disseram que no centro da capital russa, Moscou, pelo menos 50 pessoas foram detidas pela polícia em uma rua comercial principal.
Na antiga capital imperial da Rússia, São Petersburgo, repórteres da agência viram a polícia cercar um pequeno grupo de manifestantes e detê-los um a um, colocando-os em um ônibus.
“Todo mundo está com medo. Eu sou pela paz e não quero ter que pegar numa arma. Mas sair agora é muito perigoso, porque senão haveria muito mais pessoas”, disse o manifestante Vasily Fedorov, um estudante que usava um símbolo pacifista no peito.
“Vim para o comício planejando participar, mas parece que já prenderam todo mundo. Este regime se condenou a si mesmo e está destruindo a juventude”, disse Alexei, de 60 anos, que se recusou a dar seu sobrenome.
“Por que você está servindo a Putin, um homem que está no poder há 20 anos?”, grita um jovem manifestante contra um policial. “Vim dizer que sou contra a guerra e a mobilização”, disse a estudante Oksana Sidorenko. “Por que eles estão decidindo meu futuro por mim? Estou com medo por mim mesma e por meu irmão”, acrescentou.
Alina Skvortsova, de 20 anos, disse esperar que os russos logo entendam a natureza da ofensiva do Kremlin na vizinha Ucrânia. “Assim que eles realmente entenderem, eles vão sair nas ruas, apesar do medo”, disse.
Passagens ao exterior esgotadas
O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, afirmou na quarta-feira que a Rússia mobilizaria inicialmente cerca de 300 mil reservistas, depois que Putin, em um discurso televisionado, alertou que Moscou usaria todos os meios militares disponíveis na Ucrânia.
Passagens para voos para fora da Rússia nos próximos dias quase se esgotaram totalmente, mostraram dados de companhias aéreas e agências de viagens nesta quarta-feira, em um aparente êxodo de pessoas que não querem se juntar ao conflito.
A mídia local informou que os preços de algumas passagens para destinos como Turquia, Armênia e Azerbaijão teriam subido para o equivalente a mais de 2 mil euros (R$ 10 mil).
A convocação de reservistas não era completamente inesperada. As discussões sobre se a Rússia precisaria de mais soldados assumiram uma nova urgência neste mês, depois que a Ucrânia retomou o controle de mais de 6 mli quilômetros quadrados de território que estava sob controle russo.
Ao longo da guerra, houve relatos sobre uma campanha na Rússia para recrutar mais homens para lutar, incluindo anúncios em sites de emprego prometendo dinheiro rápido. Em meados de setembro, circularam imagens nas mídias sociais que supostamente mostravam o empresário ligado ao Kremlin Yevgeny Prigozhin recrutando prisioneiros russos para lutar na Ucrânia como parte do grupo mercenário Wagner.
Um pesquisador do DataFolha foi agredido durante a realização de seu trabalho na cidade de Ariranha, no interior de São Paulo. De acordo com o boletim de ocorrência, o ato aconteceu na última terça-feira (20) quando dois homens, pai e filho, se aproximaram dele e o ofenderam. Os dois agrediram com chutes e socos.
O funcionário do Datafolha teve lesões na boca, apresentou dor no corpo e foi levado para o pronto-socorro da cidade.
O caso foi registrado como lesão corporal e será investigado pela Polícia Civil. Ninguém foi preso até o momento.
O DataFolha se manifestou sobre o caso e lembrou que os casos de violência contra pesquisadores passou a ser comum nesta eleição. Também há registros de casos de pessoas filmando os entrevistadores como forma de intimidação.
Segundo o instituto, a maioria dos agressores se identifica como eleitor do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Levando em consideração apenas o dia 13 de setembro, dez casos de agressões verbais e tentativas de intimidação foram registrados em municípios de diferentes regiões do país, em um grupo de 470 pesquisadores.
A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Assistência Social, realizou um levantamento por meio do Cadastro Único para efetivar o chamamento das famílias, que estão aptas ao Programa Vale Gás do Governo do Estado. Esse subsídio foi criado para auxiliar munícipes que estão em situação de vulnerabilidade.
O primeiro passo é consultar se o seu nome e número de NIS constam na lista no site da Prefeitura www.carapicuiba.sp.gov.br. Após isso, você pode realizar o cadastro no portal do Governo do Estado, através do link www.bolsadopovo.sp.gov.br/portal/elegiveis/ValeGas ou em um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Vale lembrar que quem já tem o benefício não precisa consultar ou comparecer ao CRAS para atualização cadastral.
Passo a passo
1º Acesse a lista abaixo e verifique se o seu nome consta na listagem
2º Confirmado o nome, acesse o link do Governo do Estado e faça a sua solicitação
3º Caso tenha alguma dúvida, procure o CRAS mais próximo para receber ajuda
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP) decretou falência do Grupo Itapemirim, empresa de transporte rodoviário e aéreo. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (21) após apresentar uma dívida superior a R$ 2 bilhões. A recuperação judicial já acontecia desde 2016.
A Itapemirim já foi considerada uma das maiores empresas de transporte do país e ganhou destaque nos últimos anos por investir na companhia aérea. Mas a imagem começou ficar arranhada junto ao público após os problemas durante a última semana de 2021, quando cancelou voos sem comunicar os clientes.
A decisão foi tomada pelo juiz João de Oliveira Rodrigues, da 1ª Vara de Recuperação Judicial de São Paulo. Além do decreto de falência, ele também indisponibilizou os bens de Sidnei Piva de Jesus, dono da companhia. Em sua interpretação, o empresário teria misturado rendimentos da Itapemirim com outras empresas que é sócio.
O juiz também autorizou um contrato de massa falida com a transportadora Suzano, que irá assumir os serviços da Itapemirim por pelo menos um ano.
Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação/Itapemirim transportes Ltda
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou na tarde desta quarta-feira (21) o projeto de lei que obriga os planos de saúde a cobrir tratamentos que não estejam na lista básica da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A sanção da lei aconteceu em uma cerimônia no Palácio do Planalto, onde o presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros e outras autoridades estavam presentes. Com isso, a lei coloca fim ao chamado rol taxativo da ANS.
Em agosto, o Congresso Nacional aprovou o projeto que obrigava os planos de saúde a cobrirem tratamentos e exames não previstos na lista da ANS. No mês de junho, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) desobrigou as operadoras de pagarem por procedimentos não listados.
De acordo com o projeto, os planos terão de pagar por tratamentos, mesmo que fora deste “rol taxativo”, desde que sigam um os critérios da eficácia comprovada; e a recomendação pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) no SUS ou recomendação de, no mínimo, um órgão de avaliação de tecnologias em saúde de renome internacional.
Neste tópico de recomendação, o tratamento precisa ainda de autorização para a população do país, quando for o caso de sediar a ANS internacionalmente.
Segundo o governo, a sanção é “relevante para a população, uma vez que confere maior segurança ao usuário nos contratos de plano de saúde”.
Fonte: TV Cultura – Foto: Arquivo/Tânia Rêgo/Ag. Brasil