A adrenalina vai tomar conta do Estádio Quintinão com o SP EXTREME, iniciativa que levará mais de 10 atrações radicais e gratuitas para crianças e adultos nos dias 15 e 16 de outubro (sábado e domingo).
A ação chega a cidade de São Roque através de uma parceria entre a Divisão de Esportes e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esportes, num evento imperdível para todos aqueles que gostem de atividades físicas e esportes radicais.
Entre os destaques, está o Eject-X, uma catapulta humana que lança até três pessoas por vez a uma altura de 36 metros, o equivalente a um prédio de 12 andares, e o salto de 40 metros de altura em queda livre com o bungee jump.
Os fãs de altura ainda vão ter a chance de escalar – com o auxílio dos monitores e com total segurança. A surpresa fica na hora da descida, o participante poderá escolher voltar ao solo de rapel ou por um escorregador gigante com praticamente 90 graus de inclinação. O rapel também poderá ser experimentado na Arena Jungle, um circuito de arvorismo com travessia de toras, fita de slackline, ponte levadiça e travessia em cabo, tudo há alguns metros do chão.
Será possível experimentar a sensação de gravidade zero em terra firme através do Simulador Nasa. Outra atividade será o Simulador de Snowboard, que o participante poderá se sentir surfando na neve e até realizar manobras radicais, como um giro 360º.
Crianças a partir de 05 anos e adultos poderão se divertir na pista de patinação com a ajuda dos monitores e no circuito de skate street, sempre com supervisão de profissionais que estarão disponíveis para auxiliar os iniciantes a vivenciarem o esporte.
A Central de Resgate de Itapevi completou em setembro dois anos de funcionamento. Nos últimos 12 meses, a unidade realizou 19,1 mil atendimentos em resposta às solicitações dos serviços de urgência e emergência do Corpo de Bombeiros (193), SAMU (192) e da Defesa Civil (4143-0841).
Os números representam um aumento de cerca de 15% em relação aos atendimentos do primeiro ano de funcionamento, cujos registros foram de 16,6 mil chamadas. O campeão de registros nos últimos 12 meses é o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) com 16.051 ocorrências, seguido da Defesa Civil, com 1.857 atendimentos. Em terceiro lugar, o Corpo de Bombeiros registrou 1.200 chamadas.
Com mais de 1,8 mil metros quadrados, a Central de Resgate está localizada na Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, 264, na Cidade Saúde. O serviço funciona sete dias da semana, 24 horas por dia.
SAMU
A Central de Regulação das Urgências do SAMU Regional Oeste registrou 49 mil chamadas no último ano, sendo 16 mil solicitações apenas de Itapevi. O serviço também atende os municípios de Carapicuíba, Cotia, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista. As principais solicitações de Itapevi foram para atendimento clínico, seguido de socorro a trauma (acidentes e quedas).
Defesa Civil
Os principais atendimentos da Defesa Civil, no último ano, foram combate ao fogo em residências e vegetação, resgate e captura de animais e corte e poda de árvores, além de interdição de imóveis. A corporação também registra inúmeros atendimentos de apoio ao Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e polícias Civil e Militar.
Corpo de Bombeiros
Das solicitações atendidas pelo Corpo de Bombeiros, o socorro em acidentes de trânsito e acidentes de pessoas ocuparam o primeiro lugar das ocorrências, seguidos de combate a incêndio e emergências clínicas.
A cidade de São Paulo terá durante o mês de outubro, algumas unidades de ônibus circulando com identificação referentes à Campanha do Outubro Rosa.
A ideia é chamar a atenção da população para o tema, que tem como objetivo a conscientização sobre a importância de se fazer os exames de prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Nove ônibus da empresa Sambaíba, um da Pêssego, um da Transcap e um da Transunião receberão adesivos com laços rosa em sua lateral. Os ônibus da Sambaíba também trarão mulheres de diferentes etnias nos desenhos.
A SPTrans informa que até o dia 31 de outubro os ônibus irão circular com as mensagens.
O jornal O Estado de São Paulo realizou um levantamento a partir de dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e apontou que os partidos que mais criticaram as pesquisas eleitorais, gastaram mais de R$13 milhões na encomenda desses estudos.
O partido que mais gastou com a realização de pesquisas foi o União Brasil, com cerca de cinco milhões e seiscentos mil reais desembolsados. Já o PL, do presidente Jair Bolsonaro, gastou mais de quatro milhões e meio de reais com a contratação de pesquisas, sendo que, desse total, quase a metade foi desembolsada pela campanha do candidato a reeleição. Em seguida, aparecem o PP, Podemos e PSC, que também gastaram com pesquisas de intenção de voto e opinião pública.
Esses partidos são os mesmos que defendem investigações e punições contra os institutos de pesquisa por causa dos números divergentes das urnas no primeiro turno das eleições. O PL, PP, União Brasil e PSC, por exemplo, apoiam um projeto de lei que criminaliza esses erros. Inclusive, aliados do governo tentaram votar esse projeto na última semana, mas não conseguiram por falta de apoio. Não há data marcada para uma nova votação.
Já o Podemos, tenta emplacar uma CPI das pesquisas no Senado para investigar as instituições responsáveis pela realização e divulgação desses levantamentos. Os partidos foram procurados pela reportagem, mas apenas o Podemos respondeu o contato e disse que não iria comentar o caso.
Um homem de 33 anos foi preso suspeito de atirar em três jovens depois de ser cumprimentado com um bom dia. O caso ocorreu na manhã desta terça-feira (11), em Dourados (a 229 km de Campo Grande), em Mato Grosso do Sul.
Segundo a Polícia Civil, em depoimento, o suspeito alegou que achava que seria assaltado.
De acordo com o registro policial, o trio passou na frente da casa do homem, que estava sentado em uma área, e o cumprimentou com um bom dia. Depois, o homem entrou em um carro, pegou uma arma e passou a persegui-los com o veículo, realizando vários disparos.
A polícia foi acionada e encontrou o suspeito, a arma e as cápsulas deflagradas. A Polícia Civil disse que o homem alegou que os jovens tentaram entrar pelo portão da casa dele e, por isso, pensou que seria assaltado.
Ainda em depoimento, ele negou as acusações e afirmou que apenas realizou quatro disparos para o alto.
Ele foi preso em flagrante, e o caso, registrado na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) como tentativa de homicídio e posse ou porte ilegal de arma de fogo.
Ainda de acordo com a Polícia Civil, nenhum dos jovens foi atingido pelos disparos.
A Horta da Gente agora conta com o novo sistema de cultivo hidropônico, ampliando assim a produção que atenderá cerca de 5 mil famílias. Com capacidade de produzir até 27 mil mudas, a hidroponia do Horta da Gente já começou o cultivo das primeiras mudas de alface, dando início ao um processo moderno e tecnológico de cultivo de hortaliças de alta qualidade, contribuindo com a economia de água e mantendo a produção livre de agrotóxicos.
O início oficial da hidroponia aconteceu na segunda-feira, dia 10, sob os olhos felizes e emocionados da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, responsável pelo projeto, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Adriana Bueno Molina, membros do Renascer e os bolsistas do programa.
O cultivo O cultivo hidropônico acontece sem que haja contato com o solo, no qual as raízes ficam submersas em uma solução nutritiva diluída na água, garantindo o crescimento da planta.
Tudo começa na chamada câmara escura, onde as sementes são implantadas em uma espuma fenólica (substrato estéril) e armazenadas por 72 horas. “Lá elas ficam no escuro e no quentinho, igual o útero, é onde a mágica acontece”, explica Reginaldo Francisco de Lima, facilitador do programa Horta da gente.
Após esse período, os pequenos brotos são expostos à luz em uma bancada por 10 dias e irrigados só com água. Depois, os brotos mais crescidos vão para o “berçário”, já com a solução nutritiva, por mais 10 dias. Na última fase as mudas precisam de mais espaço, portanto, são transplantadas para outra bancada com perfurações maiores por aproximadamente mais 15 dias. O processo todo demora cerca de 35 dias até a a colheita.
Aproveitamento da água da chuva A irrigação da hidroponia é realizada 100% com a água da chuva captada. Isso porque no local foi construído um sistema de captação com capacidade de armazenar 28 mil litros de água da chuva.
Desperdício zero Além do aproveitamento da água da chuva, a cada colheita é feita a troca da solução nutritiva, porém, ela não é descartada, mas reutilizada para adubação foliar na horta convencional, contribuindo com a nutrição das plantas.
Trabalho e capacitação Dentro do projeto Horta da Gente, 27 bolsistas do programa Renascer (que atende pessoas que viveram em situação de rua e foram abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis) atuam com a mão de obra e também recebem capacitação para o manejo desse sistema moderno de cultivo.
“É uma forma de agregar conhecimento. Aprendi novas técnicas e com certeza vai abrir muitas portas para mim e posso trabalhar com isso também”, comenta Cristian José da Silva Prado, de 50 anos, no projeto há mais de um ano.
27 bolsistas do programa Renascer atuam com a mão de obra e também recebem capacitação para o manejo desse sistema moderno de cultivo.- Foto: Divulgação/SECOM-Barueri
“Me sinto muito feliz em ter o carinho das pessoas que recebem as cestas através do nosso trabalho. Agora esse número vai aumentar. Sinto muito orgulho”, conta José Inácio da Silva, de 58 anos, que atua da hidroponia.
“Sem dúvida é o projeto de maior sucesso, pois já estamos na sexta turma. Essas pessoas estavam antes numa situação de rua e eles começaram a ser capacitados, e a hidroponia é uma das capacitações, dentre as várias formações que o Renascer oferece”, destaca a secretária da Sads, Adriana.
Cestas verdes As cestas verdes com legumes e verduras produzidos na Horta da Gente são entregues às famílias cadastradas pela Sads e, em troca, entregam materiais recicláveis destinados para a coleta seletiva (Cooperyara). Hoje, cerca de 500 famílias recebem as cestas verdes, e com a ampliação do cultivo, a previsão é atender mais de 5 mil famílias a partir do próximo ano.
“Estamos muito orgulhosos com esse modelo de responsabilidade ambiental e com o social fortalecido. Os integrantes do Renascer estão dando uma aula pra todos nós do quanto é necessário acreditar no ser humano, além deles darem uma demonstração efetiva de competência e engajamento pelo meio ambiente”, frisou Sônia Furlan.
A Copa do Brasil de 2022 começou a ser decidida às 21h45 da última quarta-feira (12) na Neo Química Arena, em Itaquera, Zona Leste de São Paulo (SP).
Em partida que se observou mais lances ofensivos do rubro-negro, Corinthians e Flamengo não conseguiram balançar as redes e sair do 0 a 0.
O segundo jogo da final será disputado às 21h45 da próxima quarta-feira (19) no Estádio Jornalista Mário Fillho, o Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ). Ambas as equipes buscam seu tetracampeonato da competição.
O Timão venceu as edições de 1995, 2002 e 2009, e chegou à final pela última vez em 2018, quando perdeu para o Cruzeiro. Já o Mengão foi campeão em 1990, 2006 e 2013. O último ano em que avançou à decisão foi 2017, quando foi derrotado também pela Raposa.
Pela Copa do Brasil, ambas as equipes se enfrentaram três vezes. Em 1989, nas quartas de final, o Flamengo passou. Em 2018, nas semifinais, o Corinthians foi o vencedor. Em 2019, nas oitavas de final, o rubro-negro foi quem avançou.
Vale lembrar que o time da Gávea já enfrentou o alvinegro paulista em uma fase de mata-mata neste ano. Em agosto, os cariocas venceram os dois confrontos e garantiram sua vaga à semifinal da Copa Libertadores da América contra o Vélez Sarsfield, da Argentina.
Fonte: TV Cultura – Foto: Marcelo Cortes/Flamengo/Direitos Reservados
A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou hoje (12) a primeira morte no estado de um paciente por Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos. Segundo a secretaria, o paciente tinha 26 anos, morava na capital paulista e tinha diversas comorbidades, passando por um tratamento com antivirais para uso emergencial em casos graves. Ele estava internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas desde o dia 1º de agosto.
A secretaria municipal da saúde de São Paulo informou ainda que o paciente residia na zona norte paulistana.
Até o momento, segundo a secretaria, o estado de São Paulo registra 3.861 casos confirmados de Monkeypox. De acordo com o órgão, nas últimas semanas vem sendo observada uma redução de novos casos.
O vírus da Monkeypox, que faz parte da mesma família da varíola, é transmitido entre pessoas, e o atual surto tem prevalência de transmissão de contato íntimo e sexual. O principal sintoma da doença é o aparecimento de lesões parecidas com espinhas ou bolhas, que podem surgir no rosto, dentro da boca ou outras partes do corpo como mãos, peito, pés e genitais. Outros sintomas associados são febre; caroço no pescoço, axila e virilhas; dor de cabeça; calafrios; e cansaço.
Para prevenir a doença, a secretaria alerta que é preciso evitar contato íntimo ou sexual com pessoas que tenham lesões na pele; evitar beijar, abraçar ou fazer sexo com alguém que esteja com a doença; higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool gel; não compartilhar roupas de cama, toalhas, talheres, copos e objetos pessoais; e usar máscara.
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) concedeu liberdade ao ator José Dumont, de 72 anos. A decisão foi assinada pela desembargadora Suimei Meira Cavalieri, da 3ª Vara Criminal e publicada na última terça (11).
O ator José Dumont foi detido em flagrante em setembro pelo crime de armazenamento de pornografia infantil. A prisão foi motivada por uma investigação de um suposto abuso sexual contra um adolescente de 12 anos, após câmeras de segurança do condomínio onde o artista mora mostrarem imagens dos dois.
Dumont está preso na Casa do Albergado Crispim Ventino, em Benfica, na Zona Norte do Rio. Na audiência de custódia, a prisão em flagrante havia sido convertida em prisão preventiva.
No documento, a juíza determina que o acusado passe a usar tornozeleira eletrônica. Segundo a decisão, o ator está sendo processado pelo crime do art. 241-B do ECA (armazenamento de imagens de cenas pornográficas), crime que “não cabe prisão preventiva”.
No último domingo (9), policiais militares foram acionados para atender uma ocorrência de desinteligência em um condomínio na divisa de Itapevi com Cotia.
Segundo reportagem do Portal Viva Cotia, ao chegar ao local, a guarnição policial encontrou um dos envolvidos caminhando na rua do condomínio visivelmente alterado, além de verificarem um veículo Kia Soul danificado.
Após abordar o morador, os policiais adentraram na residência que havia solicitado socorro. Lá, encontraram a mulher totalmente abalada. Em seguida, a mulher levou os policiais até seu marido, que estavam ferido e com dificuldades de locomoção, devido aos graves ferimentos causados pelas marteladas que recebeu na região da cabeça.
Ao verificarem a gravidade, a equipe policial acionou o SAMU, que socorreu a vítima ao Hospital de Cotia.
Na sequencia, os policiais deram voz de prisão ao agressor , que resistiu, sendo necessário o uso moderado da força e encaminhado a Delegacia de Itapevi. Questionado sobre o ocorrido, o agressor, alegou que Jesus havia mandado ele matar a vítima, devido à vítima ser macumbeira.
Segundo boletim de ocorrência, o agressor foi preso em flagrante e “estava impossibilitado de declarar pelo estado de embriaguez, alterado, gritando, não falando coisa com coisa“, devendo se manifestar apenas em Juízo com a presença de um advogado.
O martelo utilizado no crime foi encontrado e apreendido, sendo encaminhado para perícia. A Autoridade Policial ratificou a voz de prisão dada pelos policiais, e determinou o registro do boletim de ocorrência de natureza “Dano (art. 163) e Tentativa de Homicídio (art. 121)”.