Com o início da Copa do Mundo no último domingo (20), a Prefeitura de Itapevi já se antecipou e publicou em Diário Oficial, ainda no dia 5 de novembro, o decreto 5.729/22 em que altera o funcionamento dos serviços públicos municipais administrativamente em dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol.
Quando as partidas acontecerem às 12h ou 13h, os servidores públicos municipais que iniciaram o expediente às 8h serão liberados às 11h. Em relação às partidas que começarem às 16h, os servidores serão dispensados às 13h, tendo trabalhado das 8h às 13h.
Em caso de classificação da seleção brasileira para as fases de oitavas, quartas, semi e final do mundial serão considerados os horários previstos da manhã e da tarde mencionados acima. Não havendo novas classificações, não haverá liberação do funcionalismo público para assistir os demais jogos da Copa do Mundo.
Durante as partidas, continuarão em atividades 24h apenas os serviços de emergência do município (Corpo de Bombeiros, GCM, Demutran, Defesa Civil, Prontos-Socorros e Conselho Tutelar) e a Central de Videomonitoramento.
As demais repartições públicas que realizam serviços de caráter essencial à população seguirão atendendo normalmente, como: Setor de Fiscalização de Posturas Municipais, Segurança e Mobilidade Urbana e Infraestrutura e Serviços Urbanos.
Na rede municipal, as escolas de ensino infantil, fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) funcionarão das 7h10 às 13h, quando os jogos ocorrerem às 16h e das 7h10 às 11h, quando os jogos forem às 12h ou 13h. Já as creches irão funcionar das 6h30 às 13h, quando os jogos forem disputados às 16h e das 6h30 às 11h, quando os jogos acontecerem às 12h ou 13h.
As Escolas de Tempo Integral vão funcionar das 7h às 13h, em jogos realizados às 16h, e das 7h às 11h, quando os jogos forem disputados às 12h ou 13h.
Confira os dias de jogos do Brasil:
Fase de Grupo
Jogo 1 – Dia 24 de novembro (Quinta-Feira) – Brasil e Sérvia – 16h
Jogo 2 – Dia 28 de novembro (Segunda-feira) – Brasil e Suíça – 13h
Jogo 3 – Dia 2 de dezembro (Sexta-feira) – Brasil e Camarões – 16h
Os interessados em trabalhar nas Escolas Técnicas (Etecs), nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo ou na Administração Central do Centro Paula Souza (CPS) podem concorrer a uma das 2,7 mil vagas abertas.
O concurso público para docentes e servidores administrativos foi autorizado em junho de 2022 e as contratações serão para o próximo ano. Os editais serão liberados em lotes e podem ser conferidos no link no final da matéria.
No total, serão contratados 993 professores de Ensino Médio e Técnico, 594 docentes de Ensino Superior, 887 agentes técnicos e administrativos, 227 bibliotecários e 6 especialistas em planejamento educacional. Foi autorizado, ainda, o aproveitamento de 80 vagas de professores remanescentes de concursos anteriores.
Remuneração
O professor admitido para atuar no Ensino Médio ou Técnico das Etecs recebe uma remuneração inicial de R$ 20,19 hora-aula. Por exemplo, o docente com atribuição máxima de 34 horas-aula semanais, pode chegar a um salário de R$ 4.685,08.
Já nos cursos superiores de tecnologia das Fatecs, o valor da hora-aula inicial para os ingressantes é de R$ 34,13. Sendo assim, um docente com atribuição máxima de 28 horas-aula semanais, receberia a quantia de R$ 7.794,43.
Para o emprego público de agente técnico e administrativo (nível médio), o salário inicial é de R$ 1.689,53. Para o cargo de analista de suporte e gestão (bibliotecário), de nível superior, o salário inicial é de R$ 3.068,65. E para o especialista em planejamento educacional, obras e gestão (nível superior), o salário inicial é de R$ 4.737,56.
Com o apoio do portal Zero Hora Digital, a tradicional Festa dos Amigos do Jardim Mutinga de Barueri, acontecerá no próximo domingo (27) e contará com grandes shows.
A grande festa dos amigos do bairro e da região, organizada por Adalberto Batista (Baixinho), está com previsão de iniciar às 15h e neste ano terá um grande show especial com o cantor Cristiano Neves.
Na última edição, em 2021, milhares de pessoas prestigiaram a festa que tradicionalmente acontece na rua Alagoinha, 1206, no Jardim Mutinga em Barueri.
O organizador Adalberto Batista na última edição do evento em 2021. – Foto: Arquivo/Edson Mesquita Jr/ZH Digital
Na próxima quinta-feira, dia 24, o expediente das repartições públicas de Osasco funcionará das 8h às 14h. Na semana seguinte, segunda-feira, dia 28/11, o expediente seguirá das 8h às 11h.
Já em dezembro, no dia 2/12, o Paço Municipal e demais repartições públicas funcionarão das 8h às 14h.
O decreto º 13.581, referente ao expediente no Paço Municipal e demais repartições públicas nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na 1ª fase da Copa do Mundo da FIFA 2022, foi publicado no dia 11/11/2022, na edição nº 2337 da Imprensa Oficial do Município de Osasco (IOMO).
Nas escolas da rede municipal, as aulas serão adequadas ao calendário escolar estabelecido para o ano letivo de 2022, ficando assim: dias 24/11 e 02/12 aulas somente para o período da manhã e no dia 28/11 não haverá aula. As próximas fases serão decididas de acordo com a classificação da seleção brasileira.
Vale ressaltar que as unidades administrativas que prestam serviços essenciais e obrigatórios à população ou cujas atividades não possam ser interrompidas em razão do princípio da continuidade dos serviços públicos funcionarão normalmente, como Guarda Municipal, Serviços de Trânsito (Demutran), SAMU, Defesa Civil, Hospital Municipal Antônio Giglio, Maternidade Amador Aguiar, Prontos-Socorros (PSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Serviços de Acolhimento Institucional (antigo albergue).
A vacinação contra a covid-19 no Brasil salvou a vida de até 63 mil idosos de janeiro a agosto de 2021, indica estudo de pesquisadores do Observatório Covid-19 BR. Além disso, até 178 mil hospitalizações de pessoas com idade acima de 60 anos foram evitadas com as vacinas.
A análise estima ainda que outras 47 mil vidas poderiam ter sido salvas e 104 mil hospitalizações evitadas se a imunização tivesse ocorrido em um cenário de maior celeridade. A pesquisa foi publicada hoje (21) em artigo do periódico The Lancet Regional Health Americas.
“Se tivéssemos vacinado em janeiro no mesmo ritmo que vacinamos em março, poderíamos ter evitado a perda de mais 47 mil vidas nesse mesmo período. Só por ter um ritmo de vacinação mais rápido do que o que aconteceu na vida real”, disse o pesquisador Leonardo Souto Ferreira, primeiro autor do artigo e pesquisador do Instituto de Física Teórica (IFT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
O trabalho também teve participação de cientistas da Fiocruz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do ABC (Ufabc) e da Universidade de São Paulo (USP).
O estudo se baseia em uma análise estatística com intenção de dimensionar o papel da vacinação em massa e a eficácia dessa estratégia sanitária.
“A gente assumiu, no nosso modelo, que o comportamento da curva de hospitalizações e óbitos em uma faixa etária mais jovem, que não está recebendo a vacina, é o mesmo da faixa etária dos mais idosos”, acrescentou Ferreira.
Em um cenário, portanto, em que “alguma faixa etária começa a descer antes da outra, atribuímos essa diferença à vacinação dos idosos”. A diferença entre as duas faixas etárias é o que a vacinação evitou, tanto de mortes, quanto de hospitalizações, acrescentou.
A pesquisa estimou, também, a economia resultante da redução de internações, considerando que cada pessoa hospitalizada teve, durante a pandemia, um custo médio de 12 mil dólares no Brasil. Ao evitar de 158 mil a 178 mil internações, houve uma economia de 1,9 bilhão a 2,1 bilhões de dólares para o sistema de saúde. No artigo, os cientistas comparam que o Brasil investiu 2,2 bilhões de dólares em imunizantes no período analisado de janeiro a agosto de 2021.
No cenário estimado em que a vacinação ocorresse em ritmo mais acelerado, foi considerado como referência o período de quatro semanas e outro de oito semanas depois da data inicial da imunização, em 18 de janeiro. No primeiro período considera-se que a vacinação ocorreu em ritmo moderado e, no segundo, em alta aceleração.
No Brasil, cerca de 250 mil doses [de vacina] por dia foram aplicadas entre fevereiro e março. Entre abril e maio, 500 mil doses diárias. E o ritmo que garante um milhão de doses/dia foi conseguido em junho de 2021.
“A gente sabe que o Brasil conseguiria vacinar tranquilamente um milhão de pessoas, baseado tanto na campanha contra H1N1, quanto na própria campanha da covid-19 que, entre junho e julho, estava vacinando um milhão de pessoas”, analisou Ferreira.
Ele acrescentou que uma comparação conservadora indica que 47 mil vidas poderiam ter sido salvas. “Só a diferença de ter vacinado 100 mil pessoas para vacinar 300 mil pessoas naquele momento, por dia, que não é nem metade da capacidade do Sistema Único de Saúde, já teria salvo mais 50 mil vidas só na faixa de maiores de 60 anos”, disse à Agência Brasil.
Variante Gama
Os pesquisadores lembram, por exemplo, que, em janeiro de 2021, registrava-se a disseminação da variante Gama, que provocou crise sanitária em Manaus (AM). Embora não fosse possível evitar a emergência da nova cepa, que surgiu em novembro, uma vacinação mais rápida poderia ter diminuído consideravelmente o pico de hospitalizações e mortes, especialmente entre idosos e nos estados em que a variante demorou mais a chegar.
Eles destacam ainda que, em meados do ano passado, a vacinação foi fundamental para impedir nova onda severa de casos graves com outra variante – a Delta.
Dados do Ministério da Saúde apontam que 35 milhões de casos de covid-19 foram registrados no país desde o início da pandemia. Nesse período, 688.907 mortes foram confirmadas.
A Justiça do Rio de Janeiro negou um habeas corpus ao anestesista Giovanni Quintella Bezerra, denunciado por estuprar uma mulher durante o parto no centro cirúrgico do Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, em julho.
A decisão que negou liberdade ao acusado da última quinta-feira (17) é do desembargador Celso Ferreira Filho, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O processo tramita em segredo de justiça.
O Tribunal já havia negado, no dia 1º deste mês, pedido de liberdade para o réu.
O registro do crime foi feito pelo celular de uma das profissionais que acompanhavam a cesárea. O aparelho ficou escondido na parte interna de um armário dentro do centro cirúrgico. Quintella foi preso em flagrante no dia 10 de julho e sua prisão foi convertida em preventiva após passar por audiência de custódia.
A primeira audiência sobre o caso está marcada para o dia 12 de dezembro na Comarca de São João de Meriti.
As seleções dos Estados Unidos e País de Gales fecharam o segundo dia de Copa do Mundo. Com um tempo de domínio para cada lado, o jogo acabou empatado em 1 a 1, com gols de Weah para os americanos, e Bale, de pênalti, para os galeses. A partida foi realizada no Al Rayyan Stadium nesta segunda-feira (21).
Enquanto o primeiro tempo foi completamente dominado pela equipe norte-americana, o segundo foi de controle dos europeus. Um dos aspectos que mais chamou atenção foi o físico. No segundo tempo, muitos atletas mostraram cansaço e precisaram de atendimento. Foi tanto tempo parado, que o árbitro deu nove minutos de acréscimo.
Com o resultado, os dois times dividem a segunda colocação da chave, já que a Inglaterra venceu o Irã mais cedo por 6 a 2 e tem a vantagem nos critérios de desempate (saldo de gols).
O País de Gales volta a campo na próxima sexta-feira (25) e enfrentará a seleção iraniana. Já os Estados Unidos também joga na sexta contra a Inglaterra às 16h.
Após esgotar as 10 datas no Brasil para 2023, o Coldplay adicionou um novo show da turnê “Music Of The Spheres” no Rio de Janeiro, dia 28 de março.
Os ingressos para a nova apresentação começarão a ser vendidos nesta terça-feira (22), às 10h, no site da Eventim, com valores de R$ 215 a R$ 950.
Os fãs pediram e eles atenderam! VAI TER MAIS COLDPLAY NO RIO DE JANEIRO SIM ✨ As vendas para o show, que marcará o último da turnê na América Latina, começam amanhã às 10h na @eventimbrasil e às 11h na bilheteria oficial. pic.twitter.com/vZvrNZXfUY
A banda britânica contará com a participação especial do artista internacional CHVRCHES nos shows de abertura em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Já a nacional Elana Dara também abrirá as apresentações em São Paulo, e Clara X Sofia no Rio de Janeiro e em Curitiba.
Com um placar de 2 a 0, a Holanda lutou para levar a melhor contra o Senegal no jogo desta segunda-feira (21), no estádio Al Thumama, no Catar. O árbitro que comandou a partida pelo grupo B foi o brasileiro Wilton Sampaio
Por mais que a Holanda seja uma seleção mais experiente e tenha ganhado a partida, marcando sua 11ª participação em Copas, o Senegal, que faz sua terceira participação, jogou à altura e não deixou fácil para os holandeses. O primeiro tempo da partida foi rápido e marcado por muitas tentativas de gol, pelos dois lados. Diversas oportunidades surgiram de escanteios e faltas perto da grande área.
Aos 21 minutos de jogo, a Holanda perdeu um gol de cobrança de falta e o cenário se repetiu aos 31 minutos. O final do primeiro tempo foi marcado por rápidos contra ataques, tanto da Holanda quanto do Senegal, mas ambas equipes estavam preparadas na defesa.
Para o segundo tempo, a seleção holandesa voltou com mais intensidade e os primeiros minutos tiveram diversas tentativas de gol. O goleiro holandês Andries Noppert foi um dos destaques, pegando muitas das tentativas de Senegal.
O primeiro gol da partida veio apenas aos 84 minutos de partidas. O gol da Holanda veio de um lançamento dentro da área de De Jong e, em uma disputa com o goleiro senegalês Édouard Mendy, Cody Gakpo cabeceou para o gol.
O segundo gol foi também da Holanda, aos 8 minutos do acréscimo do segundo tempo. No último, Klaassen marcou com um rebote após defesa de Mendy.
O próximo jogo da Holanda acontece nesta sexta-feira (25), às 13h (horário de Brasília), contra o Equador. Já o Senegal volta ao campo da Copa do Mundo contra o Catar, às 10h (horário de Brasília), também nesta sexta-feira.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta após ser internado no último domingo (20) para passar por um procedimento de retirada de lesão na laringe, no HospitalSírio-Libanês, em São Paulo
“O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada ontem, no Hospital Sírio-Libanês, para a realização de uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda. O procedimento mostrou ausência de neoplasia”.
De acordo com o boletim médico, o petista recebeu alta às 7h45, e foi acompanhado pelas equipes médicas coordenadas por Roberto Kalil Filho, Artur Katz, Rubens Brito, Rui Imamura e Luiz Paulo Kowalski.