Brasileiros esquecem R$ 2,2 bi em grupos de consórcio, segundo BC

1 0
Read Time:1 Minute, 46 Second

Os brasileiros tinham R$ 2,16 bilhões em grupos de consórcio no fim de 2021. O número consta do Panorama do Sistema de Consórcios, divulgado hoje (23) pelo Banco Central (BC), com dados do ano passado.

Esses recursos esquecidos correspondem a juros, multas, rendimentos ou rateio do fundo de reserva não retirados após a contemplação em um sorteio ou no encerramento de um grupo. A Lei dos Consórcios, publicada em 2008, autoriza as administradoras a cobrar uma taxa sobre o dinheiro não sacado. Em 2021, essa taxa arrecadou R$ 943 milhões, 14,6% a mais que em 2020.

As cotas ativas em consórcios somaram 8,48 milhões no fim do ano passado, aumento de 6,9% em relação a 2020. Elas estavam distribuídas da seguinte forma: 4,02 milhões de automóveis, 2,38 milhões de motocicletas, 1,28 milhão de imóveis e 867 mil para os demais tipos de bens e de serviços.

Em dezembro de 2021, a carteira total dos grupos de consórcios totalizava R$ 75,8 bilhões, com alta de 22,8% em relação ao ano anterior. De acordo com o BC, a pandemia de covid-19 produziu impactos sobre o mercado de consórcios no início, principalmente no primeiro semestre de 2020.

A partir do semestre seguinte, informou o BC, o mercado recuperou-se e continuou a tendência de expansão de anos anteriores. Para o órgão, os consórcios funcionam como importante instrumento de inclusão financeira e de aquisição de bens duráveis, principalmente no subsegmento de motocicletas.

No ano passado, a inadimplência caiu levemente e ficou em 2,5%, contra 2,54% em 2020. O valor médio dos créditos totalizou R$ 55,3 mil, alta de 28% na mesma comparação. O prazo médio dos consórcios subiu de 119 para 131 meses.

Leia também:


Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fique atento à programação das feiras livres neste fim de ano em Barueri

1 0
Read Time:1 Minute, 54 Second

Barueri é a cidade das feiras livres mais badaladas da região. Isso porque elas são animadas, contam com a simpatia dos feirantes e estão prontas para oferecer qualidade e preços compatíveis. Sabendo disso, este final de ano é o período para garantir os produtos da sua ceia de Natal e de Ano Novo, com frutas, legumes e iguarias típicas. 

Sob comando da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (Sict), as feiras livres vão funcionar normalmente, exceto nos feriados do dia 25 de dezembro e de 1º de janeiro, caso das feiras do Parque Imperial, Jardim Paulista e Centro, que normalmente funcionam aos domingos.

As feiras noturnas, uma instalada em frente ao Ginásio José Corrêa, que acontece sempre às terças-feiras, e a outra localizada no Jardim Silveira, que funciona todas as sextas-feiras, também seguem em ritmo normal. Aqui vale a dica: para quem não tem tempo durante o dia, pode aproveitar os horários das 18h às 22h, nestes dois locais, para fazer as compras antecipadas.

As feiras livres também recebem o acompanhamento da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde, atendendo as normas do Município para o controle de qualidade dos produtos ofertados à população.

Confira a seguir os endereços e horários:

Terça-feiraLocalHorário
Jd. São SilvestreParque dos CamargosJardim Mutinga Rua ParaíbaAvenida GiseleAvenida Diretriz 

Das 7h às 14h
Feira Noturna/CentroEm frente ao Ginásio José Corrêa (avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000) Das 18h às 22h
Quarta-feiraLocalHorário
Cruz PretaJardim Paulista/Votupoca Rua Victorino CalegariAv. Marginal Esquerda Das 7h às 14h
Quinta-feiraLocalHorário
Parque Viana/Votupoca
Parque Imperial/MutingaJardim Flórida/Califórnia
Rua CerejeiraRua Padre CíceroRua Amor Perfeito  Das 7h às 14h
Sexta-feiraLocalHorário
Vila Barros /Boa VistaJd. SilveiraAldeiaRua IpirangaRua Maria SiqueiraRua Santo Estevão  Das 7h às 14h
Feira Noturna/ Jd.Silveira Rua Alzira SoaresDas 18h às 22h
SábadoLocalHorário
Jd. ReginaliceAlphaville
Jardim BelvalRecanto Phrynéa/Silveira
Jd. Maria Helena
Rua Canal da ManchaAlameda PurusAvenida ItaquiRua AmaralinaRua Foz do Iguaçu    Das 7h às 14h
DomingoLocalHorário
Parque ImperialCentroJardim PaulistaRua Frei Henrique S. de CoimbraAvenida 26 de MarçoRua Adriático  Das 7h às 14h

Leia também:


Fonte: SECOM-Barueri

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Tarcísio anuncia último secretário do novo governo de SP; veja a lista com os 23 nomes

1 0
Read Time:2 Minute, 25 Second

Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador eleito de São Paulo, anunciou, nesta sexta-feira (23), o último secretário de seu governo. Vahan Agopyan será o secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, o ex-ministro completa a lista de 23 nomes que farão parte da gestão.

Agopyan é engenheiro civil e ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP); mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da USP; e doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London e Livre-Docente pela Escola Politécnica da USP.

Tarcísio havia anunciado nove nomes na quarta-feira (21), o governo terá apenas seis mulheres à frente de secretarias. O grupo é majoritariamente de brancas e formada por homens.

No anúncio, o futuro governador afirmou que montou uma equipe diversa. “Temos aqui representantes da comunidade negra, temos aqui afrodescendentes, pessoas pretas do meu lado. Estou satisfeito, sim. Mais importante: você não pode olhar a cor do secretariado, você tem que olhar a qualidade da política pública que nós vamos fazer. É ali que mora a inclusão. Eu estou preocupado se o cotista da universidade vai ter condição de terminar seu curso, com a pessoa que mora na favela, se ela vai ter o mercado de trabalho aberto, se o jovem preto e pobre vai ter acesso ao mercado de trabalho”, disse.

Veja todos os nomes:

Secretaria de Educação: Renato Feder;

Secretaria de Governo e Relações Institucionais: Gilberto Kassab;

Casa Civil: Arthur Lima;

Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística: Natália Resende;

Secretaria de Segurança Pública: Guilherme Derrite;

Secretaria de Administração Penitenciária: Marcello Streifinger;

Secretaria de Comunicação: Lais Vita;

Secretaria de Fazenda e Planejamento: Samuel Kinoshita;

Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Jorge Lima;

Secretaria de Negócios Internacionais: Lucas Ferraz;

Secretaria de Parcerias em Investimentos: Rafael Benini;

Secretaria de Gestão e Governo Digital: Caio Paes de Andrade;

Secretaria de Turismo e Viagens: Roberto de Lucena;

Secretaria de Políticas para as Mulheres: Sonaira Fernandes;

Secretaria de Justiça e Cidadania: Fábio Prieto;

Secretaria de Transportes Metropolitano: Marco Assalve;

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação: Marcelo Branco;

Secretaria de Cultura e Economia Criativa: Marília Marton;

Secretaria de Agricultura e Abastecimento: Antônio Junqueira;

Secretaria de Desenvolvimento Social: Gilberto Nascimento Júnior;

Secretaria de Esportes: Helena Reis;

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação: Vahan Agopyan

Secretaria Especial de Projetos Estratégicos: Guilherme Afif Domingos;

Chefe do escritório de representação em Brasília: José Vicente Santini;

Secretaria Extraordinária da Casa Militar e Defesa Civil: Henguel Pereira;

Superintendência do DER: Sérgio Henrique Codelo Nascimento:

Procuradoria Geral do Estado: Inês dos Santos Coimbra;

Instituto Butantan: Esper Kallás.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lula se reúne com Marina Silva para discutir Ministério do Meio Ambiente

1 0
Read Time:58 Second

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta sexta-feira (23) com a deputada federal eleita Marina Silva (Rede-SP). O encontro acontece no hotel onde o petista está hospedado, em Brasília

Os dois conversam para tentar escolher o nome do futuro ministro do Meio Ambiente. A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é uma das candidatas para assumir a pasta, no entanto, só aceita o cargo caso tenha um acordo com Marina.

A deputada eleita pela Rede também é uma das cotadas para comandar a pasta do Meio Ambiente, visto que possui histórico na luta pela preservação ambiental.

As duas apoiaram a candidatura de Lula no segundo turno das eleições e também integraram a equipe de transição do governo eleito.

Caso não seja escolhida para o Meio Ambiente, Tebet pode assumir os ministérios do Planejamento ou Cidades.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fila para emissão do passaporte passa de 108 mil pessoas

0 0
Read Time:1 Minute, 40 Second

A Polícia Federal (PF) informou que 108.701 pessoas aguardam para receber o passaporte. A confecção de novas cadernetas está suspensa desde o dia 1º de dezembro por falta de verba e não há previsão de retomada. O balanço corresponde às solicitações realizadas até ontem (22).

Mesmo sem recursos para emissão do documento de viagem, o agendamento online do serviço e o atendimento nos postos da PF continuam funcionando normalmente.

Em 19 de novembro, a PF suspendeu a produção dos documentos por falta de recursos. Na semana seguinte, o governo federal remanejou R$ 37,36 milhões para a reativação do serviço.

Os recursos vieram do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e foram suficientes para produzir os passaportes solicitados entre 19 e 30 de novembro. Mas o serviço voltou a ser suspenso em 1º de dezembro.

A PF aguarda a sanção presidencial de um projeto de lei, aprovado pelo Congresso Nacional no último dia 15 de dezembro, que libera crédito suplementar de R$ 596,2 milhões para diversos órgãos do Executivo, incluindo para a confecção dos passaportes.

O passaporte é um documento que identifica o viajante em outros países. Nele são registradas entradas e saídas, vistos e autorizações. Além do passaporte comum, também são emitidos pela PF passaporte de emergência, para Estrangeiro e Laissez-Passer (documento de viagem concedido ao estrangeiro portador de documento de viagem não reconhecido pelo governo brasileiro ou que não seja válido para o Brasil).

Para emitir um passaporte, é preciso pagar uma taxa de R$ 257,25. No caso do documento de emergência, a taxa sobe para R$ 334,42.

Leia também:


Por Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Gol de voleio de Richarlison é eleito o mais bonito da Copa do Catar

0 0
Read Time:1 Minute, 22 Second

O gol de voleio de Richarlison que selou a vitória do Brasil contra a Sérvia (2 a 0) na Copa do Catar foi eleito o gol mais bonito da competição. O anúncio foi feito pela Fifa, nesta sexta-feira (23), após uma eleição popular no site da entidade. 

A pintura do camisa 9 da seleção ocorreu na estreia do país na Copa, no estádio Lusail. A equipe já vencia o jogo por um a zero, com o gol do próprio Richarlison. Ele recebeu o passe de Vinícius Júnior e parecia que não tinha conseguido dominar a bola, quando arrematou o lance com um lindo voleio.

O jogador, apelidado de Pombo – ao fazer comemorações Richarlison dança imitando a ave – venceu a votação que tinha outros golaços de autoria de Mpabée (França), Enzo Fernández (Argentina) e até do compatriota Neymar, que concorria com o tento feito contra a Croácia na prorrogação do duelo das quartas de final, no qual a seleção brasileira foi eliminada.

Richarlyson, de 25 anos, nasceu em Nova Venécia (ES). O jogador passou por Real Noroeste, América Mineiro e Fluminense, antes de se transferir para o futebol inglês, onde já defendeu o Watford e o Everton.  Atualmente, o centroavante veste a camisa do Totenhan. Apesar de não ter conquistado o hexa, Richarlison foi um dos destaques positivos do Brasil na Copa do Catar.

Leia também:


Por Rodrigo Ricardo – Repórter da EBC – Foto: Lucas Figueiredo/CBF/Direitos Reservados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Palmeiras acerta renovação de contrato com Dudu até 2025

1 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Palmeiras acertou nesta sexta-feira (23) a renovação de contrato do atacante Dudu. Em reunião com a presença do jogador, na Academia de Futebol, o clube acertou a prorrogação do vínculo do camisa 7 até 2025.

O contrato, que antes se encerrava no fim de 2023, agora é válido até o término de 2025. Há uma cláusula que prevê uma renovação automática até o fim de 2026 de acordo com metas.

O entrave que estava impedindo o desfecho era em relação a uma cláusula que permitia a renovação automática para um terceiro ano de contrato.

O clube queria que jogador fizesse 50% dos jogos no segundo ano de vínculo para ativar a cláusula, enquanto o atleta queria 15% das partidas.

Com 401 jogos e nove títulos conquistados pelo Verdão, o camisa 7 já está entre os maiores ídolos da história palmeirense. Ele é o único tricampeão do Brasileirão da atual geração é considerado como símbolo de um dos momentos mais vitoriosos do clube.

Leia também:


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Causa da morte de Jô Soares é revelada quatro meses depois

1 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

causa da morte do escritor, humorista e apresentador Jô Soares foi revelada, nesta quinta-feira (21), após quatro meses do ocorrido por uma reportagem do portal Notícias da TV.

Jô morreu aos 84 anos de idade em agosto deste ano. Na época, a notícia foi divulgada por sua ex-mulher Flavia Pedras nas redes sociais, mas a causa da morte não foi revelada.

O apresentador estava internado desde o dia 25 de julho deste ano no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma pneumonia. O portal Notícias da TV, que teve acesso à certidão de óbito de José Eugenio Soares, divulgou que ele sofreu de complicações com a obesidade.

Segundo o documento, Jô enfrentou uma insuficiência renal e cardíaca, estenose aórtica e fibrilação arterial, o que causou sua morte na madrugada do dia 5 de agosto.

O corpo do apresentador e humorista foi cremado na cidade de Mauá, cidade localizada na Grande São Paulo.

Leia também:


Fonte: TV Cultura – Foto: Reprodução/Instagram/josoares

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$1.320 para 2023

1 0
Read Time:2 Minute, 11 Second

Um dia após a promulgação da chamada Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição, que abriu espaço no Orçamento para despesas por meio da alteração da regra do teto de gastos, foi aprovado nesta quinta-feira (22) na Comissão Mista de Orçamento, e em seguida no plenário do Congresso Nacional, o relatório do senador Marcelo Castro (MDB-PI) à proposta orçamentária para 2023.

Entre outros pontos, o texto garante a viabilidade de promessas feitas na campanha pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva como o pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família, em 2023, além do adicional de R$ 150 por criança de até 6 anos. O salário mínimo em 2023 também vai ser um pouco maior a partir de 1º de janeiro, R$ 1.320. A proposta do governo Bolsonaro previa R$ 1.302.

Com a revisão dos números a partir a promulgação da Emenda Constitucional da Transição, o espaço fiscal foi ampliado para R$ 169,1 bilhões. O teto de gastos da União passou de R$ 1,8 trilhões para R$ 1,95 trilhões. Além disso, o valor que será destinado para manutenção e desenvolvimento do ensino, passou de R$ 119,8 bilhões para R$ 130,6 bilhões. O montante mínimo em 2023 é de R$ 67,3 bilhões.

O substitutivo de Castro aprovado hoje prevê a aplicação de R$ 173,1 bilhões para ações e serviços públicos de saúde. O montante é maior que o valor mínimo exigido a ser aplicado na área, R$ 149,9 bilhões. A peça orçamentária também manteve a estimativa de déficit primário de R$ 231,5 bilhões. O acréscimo de R$ 63,7 bilhões, em relação à proposta enviada pelo Executivo, é reflexo da ampliação do teto de gastos de R$ 145 bilhões e pelo espaço fiscal adicional de R$ 23 bilhões gerado pela exclusão desse teto de despesas com investimentos.

Orçamento secreto

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela inconstitucionalidade das emendas de relator (RP9), conhecidas como orçamento secreto, em uma complementação de voto, Castro redistribuiu os R$ 19,4 bilhões em emendas de relator previstas para o próximo ano: serão R$ 9,6 bilhões para emendas individuais e R$ 9,8 bilhões sob controle do governo federal, para execução dos ministérios.

Leia também:


Por Karine Melo – Repórter da Agência Brasil – Foto: Marcello Casal Jr/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

InfoGripe: casos de SRAG aumentam em todas as regiões do país

0 0
Read Time:2 Minute, 11 Second

Estados de todas as regiões do país registram aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado hoje (22). Com a proximidade das celebrações de final de ano, a recomendação é manter os cuidados em relação a situações de risco de infecção.

Os dados, referente ao período de 11 a 17 de dezembro, indicam crescimento dos casos em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta. A predominância é de casos de covid-19.

De acordo com o boletim, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 80,2% Sars-CoV-2 (covid-19). Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para VSR; e 80,2% Sars-CoV-2.

O estudo mostra crescimento na tendência de longo prazo, ou seja, consideradas as últimas seis semanas, e estabilidade na de curto prazo, consideradas as últimas três semanas. Foi mantida, no entanto, a desaceleração na curva nacional, que segundo a Fiocruz, pode ser atribuída à queda recente nos casos de SRAG nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Diante dessa situação, a recomendação do coordenador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes é manter a cautela, especialmente para pessoas com maior risco de desenvolver casos graves. Segundo ele, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2.

O boletim mostra que 20 das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado de SRAG na tendência de longo prazo: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nesses estados, o aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, compatível com aumento de internações associadas à covid-19.

Já nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, observa-se a queda no número de novos casos semanais.

Leia também:


Por Mariana Tokarnia – Repórter da Agência Brasil – Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: