The Town: 90,5% do público diz que volta ao festival em 2025

0 0
Read Time:2 Minute, 16 Second

Se a expectativa para o retorno em 2025 for um indicativo de aprovação, a primeira edição do The Town ganhou quase nota máxima: 90,5% pretendem voltar ao evento daqui a dois anos. É o que mostra a pesquisa feita pelo Observatório de Turismo e Eventos da capital, vinculado à São Paulo Turismo/SPTuris, empresa municipal de eventos e turismo. De 0 a 10, a nota média para o festival ficou em 8,1.

De acordo com o estudo, 26,7% do público eram turistas que vieram do interior paulista e de outros Estados – ou seja, mais de 130 mil das 500 mil pessoas que assistiram aos shows realizados no Autódromo de Interlagos nos dias 2, 3, 7, 9 e 10 de setembro eram de fora da capital e gastaram, em média, R$ 962,24 com o evento – o gasto médio dos moradores da cidade foi de R$ 830,44.

Tudo isso fez a economia de São Paulo girar. Um estudo inicial da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgado no domingo (10) já havia apontado que o The Town movimentou R$ 1,7 bilhão nos cinco dias de festival. No levantamento do Observatório de Turismo e Eventos fica mais visível o impacto econômico apenas dos turistas, que foi de R$ 218,8 milhões. Em média eles ficaram na cidade por 3,4 dias e gastaram por aqui R$ 1.627,21 (esse valor exclui os ingressos).

O The Town atraiu pessoas de todo lugar, mas principalmente do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Para os visitantes, as principais qualidades da capital paulista, excluindo o The Town, são a gastronomia, o comércio e as opções culturais e de entretenimento.

A maioria do público (55,4%) tinha entre 18 e 29 anos e o transporte público foi a maneira mais utilizada para chegar a Interlagos: 50,8% utilizaram o trem.

No quesito “infraestrutura montada”, os itens que tiveram notas mais altas foram “sonorização”, “segurança” e “limpeza do Autódromo”, todos citados como positivos por mais de 90% dos entrevistados.

Para os que já conheciam Interlagos, os itens que mais chamaram a atenção foram a instalação do gramado sintético, apontado por 71,9%, o relevo alterado pela terraplenagem (40,7%) e as torres de som e iluminação (31,7%).

Leia também: Prevenção às Enchentes: Deputado solicita limpeza e ampliação do piscinão de Carapicuíba


Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo – Foto: Divulgação/Governo de SP 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Adecco e Coca-Cola FEMSA oferecem mais de 700 vagas temporárias

0 0
Read Time:51 Second

Líder mundial em Recursos Humanos, a Adecco abriu mais de 700 vagas temporárias para atuar em diversas áreas, na Coca-Cola FEMSA Brasil, em estados das regiões Sul e Sudeste.

São diversos cargos, como promotor, vendedor, operador de máquinas, ajudante operacional, assistente de faturamento, auxiliar de entregas, conferente, motorista entregador e operador de empilhadeira, entre outros. Os pré-requisitos variam conforme a vaga.

As oportunidades fazem parte do Plano Verão, que visa a contratação de colaboradores sazonais para reforçar a operação na alta temporada. Os contratados terão carteira assinada, benefícios e salários compatíveis com os do mercado.

Para se inscrever, basta acessar o site: https://jobs.jobconvo.com/pt-br/careers/femsa/cb163cf2-8d9d-4bc9-ad9e-a48a2c6fa06d/.

Leia tambem: Prevenção às Enchentes: Deputado solicita limpeza e ampliação do piscinão de Carapicuíba


Fonte: Addeco – Foto: USP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Obrigatoriedade de oferta gratuita de água filtrada em bares e restaurantes vira lei em SP

0 0
Read Time:1 Minute, 6 Second

Iniciativa do Parlamento Paulista em defesa do consumidor, a Lei 17.747/23 – que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares a servirem água potável filtrada gratuitamente aos clientes – foi sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas. A nova legislação estadual foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial do Estado.

Com a nova norma, os estabelecimentos ficam obrigados a afixar, em local visível aos clientes, cartazes e cardápios informando sobre a gratuidade da água potável filtrada. Os locais que descumprirem a legislação estarão sujeitos às sanções contidas no Código de Defesa do Consumidor.

Prevenção

A nova legislação é oriunda do Projeto de Lei 433/2023, de autoria do deputado Atila Jacomussi (Solidariedade). O parlamentar detalhou sua justificativa ao apresentar a proposta para os colegas da Casa: “A oferta de água é comum nos estabelecimentos. O incomum é a oferta de água potável filtrada”, apontou ele. “A filtragem é importante para reter possíveis partículas, como areia, barro, ferrugem, poeira e outros sedimentos, retirar o excesso de cloro e efetuar o controle biológico. Isso contribui para a prevenção de doenças”, acrescentou o parlamentar.

Leia também: Começou a baixaria! Número de fake news dispara em grupos de oposição ao governo em Barueri


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Marco de uma São Paulo bucólica, lampiões a gás voltam a iluminar o Pateo do Collegio

0 0
Read Time:3 Minute, 42 Second

Resgatar e preservar a memória material e imaterial do Centro de São Paulo são algumas das missões da Prefeitura de São Paulo. Em mais um passo importante nesse sentido, no primeiro semestre deste ano, foi iniciada uma parceria entre a Subprefeitura da Sé e a Comgás, responsável pela operação dos lampiões a gás do Pateo do Collegio. 

Após a revitalização das luminárias, reposição de peças e realizados os testes, os lampiões serão reinaugurados nesta quinta-feira (14), durante o evento “Lampiões, a luz da alma paulistana!”, uma caminhada aberta ao público que se iniciará às 18h30, no Pateo do Collegio. Todo o percurso será iluminado pela luz dos lampiões a gás. 

O supervisor de Cultura da Subprefeitura Sé, Luiz Arruda, resume a importância dos lampiões para a memória da cidade: “A tecnologia tem avançado muito, tornando nossas ruas mais claras. Mas os lampiões a gás, memória de uma São Paulo bucólica que segue viva na lembrança, continuam iluminando os nossos corações”. 

A história dos lampiões a gás foi iniciada em 1873, quando a San Paulo Gas Company, a atual Comgás, passou a ser responsável pela iluminação da fachada de importantes locais da capital, como a Catedral da Sé. O gás era obtido pela queima do carvão — bem antes disso, a partir de 1830, existiam lampiões que funcionavam pela combustão do óleo, inclusive o de baleia. Em 1873, havia cerca de 700 estruturas do tipo pela cidade, que se multiplicaram e caracterizaram a iluminação pública. 

Os lampiões eram acesos e apagados manualmente por profissionais que ajudaram a escrever as crônicas poéticas da cidade. Em noites de lua cheia, era possível manter os lampiões apagados, por razão de economia. 

A iluminação a gás representou um marco para São Paulo. As ruas, antes desertas à noite, passaram a ter movimento de pessoas. Boêmios, estudantes, jornalistas, políticos, famílias circulavam a pé pelo Triângulo Histórico, mais iluminado e seguro pela entrada em serviço dos lampiões a gás. 

O último lampião a gás operacional da Cidade foi desligado em 08 de dezembro de 1936. As luzes à moda antiga do Pateo do Collegio resistiram e na década de 70, passaram a ter como base o gás de nafta.  

A partir do final dos anos 1980, passou-se a utilizar o atual gás natural. O acendimento ainda se dava de forma manual e intermitente. 

Em 2001, o sistema foi convertido para a ligação automatizada. Em 2013, os postes foram desligados de vez. E reativados em uma nova parceria com a Prefeitura em 2018 com o acendimento automático de 38 unidades. 

O conjunto traz dispositivos acionados por uma fotocélula, que identifica a queda da luminosidade natural e libera o gás em um queimador. Ao clarear, o fornecedor é desligado automaticamente. 

Para o subprefeito da Sé, Alvaro Camilo, o acendimento desses lampiões remete à riqueza do patrimônio histórico concentrado na região Central. “Temos edifícios tombados, caminhadas noturnas que narram eventos importantes e os lampiões serão mais um atrativo para nossa população que circula pelo Centro”, destaca.

Anoitecer encantador 

Para celebrar este momento, a Subprefeitura Sé e a Comgás realizam o evento “Lampiões, a luz da alma paulistana!”, uma caminhada unindo arte e história pelo Pateo do Collegio e Rua Roberto Simonsen. 

O percurso será acompanhado pelos Trovadores Urbanos e de poetas em uma declaração de amor à cidade de São Paulo. O Coral Schola Cantorum apresentará “O Sonho da Virgem”, em tupi, composto por José de Anchieta. 

A Associação Comercial de São Paulo, Pateo do Collegio, Museu da Cidade de São Paulo, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e #TodospeloCentro apoiam este evento gratuito e aberto ao público. 

Serviço: 
“Lampiões, a luz da alma paulistana!” 

  • Horário: 18h30 
  • Local: Pateo do Collegio – Marco da Paz

Leia também: Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual


Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Prevenção às Enchentes: Deputado solicita limpeza e ampliação do piscinão de Carapicuíba

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

Nesta última segunda-feira (11), o deputado estadual Gerson Pessoa, líder do Podemos na Assembleia Legislativa de São Paulo, encaminhou ofício para a superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Mara Ramos. O parlamentar solicitou intervenções para prevenção de alagamentos na região do piscinão de Carapicuíba, localizado na Av. Marginal do Ribeirão, já no limite com Osasco.

Gerson fez uma vistoria no local, acompanhado do secretário de Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro. “As condições do piscinão estão precárias. Então solicitamos ao DAEE uma atuação conjunta e efetiva dando suporte as Prefeituras de Osasco e Carapicuíba”.

E complementou: “Me causou imensa preocupação o estado em que o reservatório se encontra e, neste sentido, dada a gravidade e urgência da situação, solicito que o DAEE tome as providências cabíveis para realização de obras de intervenção com a finalidade de prevenir futuros alagamentos para evitar os riscos e os prejuízos para a comunidade local”, ressaltou o deputado Podemista.

O parlamentar ainda destacou que caso necessário pode reunir-se com os representantes dos poderes Executivos municipais e seus técnicos para que possam auxiliar na resolução deste problema crítico. “Coloco o meu mandato à disposição para colaborar no que for possível”, firmou.

Em resposta a solicitação de Gerson, o DAEE informou que deve iniciar a limpeza do piscinão já na segunda quinzena de setembro, enviando máquinas para a limpeza.

Leia também: Furlan desmente boatos e reafirma apoio à pré-candidatura de Beto Piteri em 2024


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comissão dos Direitos das Mulheres na Alesp dá aval a PL de combate à pobreza menstrual

1 0
Read Time:1 Minute, 30 Second

A Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa de São Paulo realizou, na tarde desta terça-feira (12), no Plenário José Bonifácio do Palácio 9 de Julho, a 4ª Reunião Ordinária da atual Legislatura, com deliberação de sete itens da pauta.

Entre os projetos que tiveram parecer favorável, está o PL 384/2021, de autoria das deputadas Márcia Lia (PT) e Deputada Marina Helou (Rede), que institui e define diretrizes para o Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Menstrual. De acordo com a proposta, “A Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação promoverá distribuição gratuita de absorventes higiênicos e produção de materiais, oficinas educativas para a compreensão do ciclo, higiene e saúde menstrual voltados para a qualificação dos seus profissionais no atendimento de crianças, adolescentes, mulheres e demais pessoas que menstruam”.

Além disso, o texto legislativo determina que os absorventes higiênicos passam a ser incluídos como “componente obrigatório” das cestas básicas no Estado de São Paulo.

O direito das mulheres à higiene menstrual foi reconhecido como uma questão de saúde pública e de direitos humanos pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2014. De lá pra cá, em 2022, a Escócia foi o primeiro país no mundo a aprovar uma lei que garante a distribuição de absorventes gratuitamente em instituições públicas.

No mesmo ano, a Alesp aprovou o Projeto de Lei nº 96/2022, transformado na Lei 17.525/2022, que instituiu o programa “Dignidade Íntima” nas escolas estaduais.

Leia também: Furlan desmente boatos e reafirma apoio à pré-candidatura de Beto Piteri em 2024


Fonte: Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Flamengo e Palmeiras estão dentre os times que mais investiram em seu elenco, diz ranking

0 0
Read Time:1 Minute, 31 Second

Centro Internacional de Estudos Esportivos (CIES) divulgou nesta quarta-feira (13) um ranking com os 100 clubes que mais investiram na montagem de seus elencos atuais.

Com € 1,15 bilhão (equivalente a R$ 6,1 bilhões na cotação atual) gastos, o Manchester United (ING) é o clube com o maior investimento em atletas, seguido por Chelsea Manchester City.

Flamengo (49º, com R$ 864 milhões gastos) e Palmeiras (95º, tendo gastado R$ 313 milhões) foram os brasileiros citados na lista. O Al-Hilal, clube de Neymar, investiu R$ 2,02 bilhões e é o 18º.

Clubes de 19 ligas diferentes estão entre os 100 clubes que mais investiram em seus elencos, sendo 19 deles da Premier League, a de maior investimento, 15 da Serie A italiana, 12 da La Liga, 11 da Bundesliga e 11 da liga francesa são as mais representadas da Europa.

Fora do continente europeu, o país com mais clubes é a Arábia Saudita, com Al-Hilal, Al-Ahli, Al-Nassr e Al-Ittihad. Além de Flamengo e Palmeiras, River Plate foi o terceiro clube sul-americano citado.

Veja os 10 clubes de maior investimento segundo estudo do CIES (valores em euros):

  • 1. Manchester United – 1,15 bilhão
  • 2. Chelsea – 1,13 bilhão
  • 3. Manchester City – 1,04 bilhão
  • 4. PSG – 1,0 bilhão
  • 5. Arsenal – 836 milhões
  • 6. Tottenham – 829 milhões
  • 7. Liverpool – 770 milhões
  • 8. Real Madrid – 708 milhões
  • 9. Newcastle – 661 milhões
  • 10. West Ham 505 milhões

Leia também: Furlan desmente boatos e reafirma apoio à pré-candidatura de Beto Piteri em 2024


Fonte: TV Cultura

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Dia da Consciência Negra agora é feriado em todo o estado de São Paulo

1 0
Read Time:1 Minute, 16 Second

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, passa agora a ser feriado em todo o estado de São Paulo. A medida foi decretada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e publicada na edição desta quarta-feira (13) do Diário Oficial.

Até agora, cabia a cada um dos 645 municípios paulistas decidir se decretaria feriado na data. Na capital paulista, por exemplo, o Dia da Consciência Negra era considerado feriado municipal. Com a publicação do decreto estadual, a medida passa a valer, a partir de hoje, para todos os municípios de São Paulo.

Em 2003, com a publicação da Lei federal 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, o Dia da Consciência Negra entrou no calendário escolar. Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou a data como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, mas não considerou a data feriado nacional.

A data de 20 de novembro faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, pelas mãos de tropas portuguesas. Zumbi dos Palmares comandou a resistência de milhares de negros contra a escravidão, no Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas.

Leia também: Com Furlan, Beto Piteri e casa cheia, Furlan Filho realiza encontro de lideranças


Fonte: Agência Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Dia Nacional da Cachaça: descubra curiosidades sobre a bebida e como preparar um drink exclusivo

0 0
Read Time:2 Minute, 59 Second

De acordo com o Anuário da Cachaça, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Brasil possui mais de 930 estabelecimentos que produzem cachaça. A bebida criada pelos senhores de engenho para compensar o baixo valor do açúcar foi capaz de incomodar até a Corte Real Portuguesa, que detinha o monopólio de vinhos e aguardente no Brasil, e decidiu proibir a produção e venda da cachaça em 13 de setembro de 1649.

A proibição causou revolta nos produtores que eram perseguidos e tinham que pagar impostos. Sendo assim, no dia 13 de setembro de 1661, eles tomaram o poder no Rio de Janeiro durante cinco meses e com isso surgiu a Revolta da Cachaça. “O episódio foi tão marcante que desde 2010, no Brasil, no dia 13 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Cachaça”, explica Rafael Câmara, bartender parceiro da Weber Haus.

Além de carregar o DNA do país, a cachaça é uma bebida rica em histórias e curiosidades. Para quem quer conhecer um pouco mais sobre ela, Câmara listou algumas informações importantes sobre a cachaça e a sua trajetória, confira:

– Onde tudo começou

Essa é uma questão que sempre costuma ser motivo de dúvidas e discussões, já que existem algumas versões sobre o início da produção de cachaça no Brasil. A versão mais provável é que a cachaça tenha sido destilada pela primeira vez em 1516, na Feitoria de Itamaracá – Pernambuco.

– Origem da palavra

A palavra cachaça é um lusitanismo da palavra espanhola “cachaza”, que é um subproduto anterior à cristalização do açúcar. A palavra é, portanto, um brasileirismo usado no século XVI, para denominar nossa aguardente de cana.

– Primeiro destilado da América

Muitos não sabem, mas a cachaça surgiu antes do pisco, da tequila, do rum e do bourbon. Sendo assim, a cachaça é o primeiro destilado das Américas.

– A cachaça e as madeiras

A cachaça é o único destilado que utiliza mais de 30 tipos de madeira para armazenamento e envelhecimento, o que lhe confere uma rica variedade de cores, aromas e sabores.

– Seu uso na medicina empírica

Usada inicialmente contra o frio e a umidade, a cachaça foi ganhando vários empregos na medicina empírica: desde picada de cobra, fraqueza, constipação e malária.

– A caipirinha surgiu de um remédio caseiro na época da Gripe Espanhola

Um dos drinks mais populares no Brasil surgiu na verdade de um remédio caseiro na época da Gripe Espanhola. A pandemia que chegou no Brasil na metade de 1918, fez a população recorrer a uma mistura de aguardente com mel e limão para amenizar os sintomas da gripe. A partir dessa mistura surgiu o coquetel mais brasileiro que existe.

E para quem quer brindar o Dia da Cachaça apreciando um drink feito com a bebida, Câmara explica o passo a passo de uma receita exclusiva, confira:

Cachaça cravo e baunilha

Ingredientes

  • 50ml Cachaça
  • 25ml Jäegermeister
  • 04 Gotas tintura de cravo e baunilha

Modo de preparo

Acrescente todos os ingredientes na coqueteleira. Bata com gelo por aproximadamente 10 segundos. Sirva coado com auxílio de uma peneira para uma taça de coupé. Finalize com uma folha de limoeiro.

Leia também: Diretores da ASEMORIG recebem Moção de Aplausos na Câmara Municipal de Barueri


Fonte: Weber Haus

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

SAP aponta aumento de 36% das apreensões de visitantes com drogas em presídios

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

O número de visitantes impedidos de entrar nas unidades prisionais da Secretaria da Administração Penitenciária portando substância ilícitas aumentou 36% entre janeiro e julho de 2023, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 589 pessoas barradas antes de ingressarem nos presídios. Dessas, apenas 3,5% eram do sexo masculino.

O secretário de Administração Penitenciária, Marcello Streifinger, explica que os números são resultados do reforço no aparato de segurança nas unidades prisionais para impedir a entrada de ilícitos. “Recentemente, trocamos todos os escâneres corporais dentro dos presídios. Estamos realizando a partir de hoje, 12, seminário cinotécnico para reforçar a capacitação para uso de cães nas unidades, inclusive para farejar drogas e celulares”, detalha o Secretário.

“Além disso, outra explicação é que as drogas sintéticas como k4, pelo fato de serem borrifadas em papel, aparentam ter maior facilidade para entrada, gerando uma falsa expectativa de que seria mais fácil burlar a segurança. Esse conjunto de fatores – reforço na revista e mais tentativas com novo tipo de droga – ajudam a explicar o aumento no número de apreensões” explica Streifinger.

Neste ano, houve um aumento de 636% na apreensão de drogas sintéticas, em comparação ao ano passado. Foram 383 apreensões de substâncias assemelhadas às drogas sintéticas entre janeiro e julho deste ano, contra 52 em 2022.

Já as substâncias assemelhadas à cocaína e maconha, o crescimento foi de 64% na comparação entre os períodos.

Leia também: Brasileiro foragido nos EUA: recompensa sobe para R$ 123 mil


Fonte: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: