No último final de semana o lutador parnaibano, Rogério Sampaio, foi campeão na categoria Super Master 2, até 100.5 kg, durante o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, realizado na cidade de Barueri.
Na competição foram 18 atletas na mesma categoria e Sampaio disputou quatro lutas para sagrar-se campeão, desse que é um dos cinco campeonatos mais importantes dos 5 Grand Slam de Jiu-Jítsu.
Vale lembrar que o atleta já treina há 12 anos e só neste ano já conquistou duas vezes o título de Campeão Paulista e está inscrito para o próximo Campeonato Paulista da Federação, que acontece nos dias 21 e 22 de outubro.
Desde segunda-feira (25), é possível solicitar a isenção total e a redução de 50% do valor da taxa de inscrição do Vestibular das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado. O pedido deve ser feito pela internet, até as 15h do dia 13 de outubro. O valor integral da taxa é de R$ 84. A iniciativa do Centro Paula Souza (CPS) pretende ampliar o acesso à formação superior tecnológica gratuita a candidatos em situação de vulnerabilidade social.
São concedidas seis mil isenções de pagamento. Para redução, não há limite de quantidade. Os candidatos podem pleitear os dois benefícios, desde que atendam aos requisitos indicados. Para isso, é necessário fazer duas inscrições, preenchendo um formulário específico, disponível no site http://www.vestibularfatec.com.br/ Além das informações, são solicitados documentos comprobatórios, que devem ser digitalizados e anexados ao link “Envio de Documentos”. Os itens precisam ter tamanho de até 1MB e estar em uma das seguintes extensões: ‘pdf’, ‘png’, ‘jpg’ ou ‘jpeg’.
As Fatecs vão disponibilizar computador e acesso à internet para que os benefícios sejam solicitados. Cabe ao interessado entrar em contato com as unidades para saber datas e horários de atendimento.
Requisitos para isenção
O candidato precisa ter concluído integralmente, ou concluir em 2023, o Ensino Médio, a Educação de Jovens e Adultos – EJA (supletivo) em escolas da rede pública (municipal, estadual ou federal) ou em instituição particular, ou estar concluindo o curso no Centro Estadual de Jovens e Adultos (Ceeja) com carga horária flexível e atendimento individualizado, todas no território nacional. Além disso, é necessário ter renda familiar bruta mensal máxima de dois salários mínimos (R$ 2.640), por pessoa.
É preciso ser estudante regularmente matriculado em uma das séries do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior de graduação ou de pós-graduação. O interessado também deve ter uma remuneração mensal inferior a dois salários mínimos (R$ 2.640) ou estar desempregado.
Os desempregados, autônomos e aposentados devem seguir as instruções descritas na Portaria. O preenchimento correto dos formulários de requisição e o envio dos documentos são de inteira responsabilidade do candidato.
As respostas aos pedidos de isenção e redução serão divulgadas a partir das 15h do dia 8 de novembro. Só após essa data, quem solicitar os benefícios deve fazer a inscrição no Vestibular das Fatecs.
Confira as principais dadas do calendário do Vestibular:
De 25/09 até as 15h do dia 13/10/2023: inscrições para isenção/redução da taxa de inscrição e envio por meio digital da documentação comprobatória, via upload, no site vestibularfatec.com.br
De 16/10 até as 15h do dia 12/12/2023: inscrições para o Processo Seletivo no site vestibularfatec.com.br e envio por meio digital, via upload, da documentação comprobatória
08/11/2023, a partir das 15h: divulgação do resultado da análise dos pedidos de isenção/redução de taxa no site vestibularfatec.com.br
De 08/11, a partir das 15h, até as 15h do dia 12/12/2023: inscrição no processo seletivo para o candidato beneficiado com a isenção/redução da taxa de inscrição no site vestibularfatec.com.br
De 09/11 até 10/11/2023: prazo para interposição de recurso para os candidatos que tiveram o pedido de isenção e redução da taxa de inscrição indeferido no site vestibularfatec.com.br
23/11/2023, a partir das 15h: divulgação da análise dos recursos de isenção/redução da taxa de inscrição no site vestibularfatec.com.br
03/01/2024, a partir das 15h: divulgação dos locais de exame
07/01/2024 (domingo) às 13h: exame – duração da prova: 5 horas
08/01/2024 (segunda-feira), a partir das 15h: divulgação do gabarito oficial
19/01/2024, a partir das 15h: disponibilização no site vestibularfatec.com.br da lista de classificação geral, da lista de 1ª chamada dos candidatos e divulgação do desempenho dos candidatos
Com apoio da Prefeitura, a cidade realiza, neste domingo (1), das 9h às 17h, as eleições 2023 para os membros do Conselho Tutelar da cidade. São 11 candidatos que disputarão cinco vagas titulares e cinco de suplência. A votação acontece no Cemeb Benvindo Moreira Nery (Avenida Pedro Paulino, 74 – Cohab.
Podem participar do pleito todo cidadão eleitor que vota em Itapevi e esteja em dia com o cartório eleitoral. Os interessados devem levar documentos de identificação com foto, como: RG, CNH, carteira de registro de classe e, se possível, o título de eleitor acompanhado do seu documento de identificação.
Após o resultado, os cinco mais votados e os cinco suplentes passarão por um curso de formação inicial e serão empossados no dia 10 de janeiro de 2024.
Os mandatos são de quatro anos (2024 a 2027). Eles terão remuneração de cerca de R$ 3,2 mil, além de direitos previdenciários, 13º salário e férias.
Os candidatos que participam da disputa tiveram como pré-requisitos serem maiores de 21 anos, com reconhecida idoneidade moral, residir no município há um ano ou mais, possuir ensino médio completo e ter experiência comprovada de pelo menos dois anos em áreas relacionadas à criança e ao adolescente.
Candidatos passaram por curso preparatório
Em junho, a Prefeitura ministrou um curso preparatório obrigatório para os candidatos a conselheiros tutelares. A preparação aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro.
Com objetivo de preparar bem os candidatos, as aulas consistiram em explicar as atribuições legais do conselheiro tutelar, normas e leis referente ao cargo, dúvidas sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), resoluções e editais do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) de Itapevi. O curso é um dispositivo previsto em lei.
A primeira prova sobre aferição de conhecimentos específicos foi aplicada no dia 30 de junho, no Cemeb Bemvindo Moreira Nery, na Cohab, e a segunda avaliação aconteceu para os aprovados em agosto com a aplicação da avaliação do perfil psicológico.
O Estado de São Paulo registrou queda de 10% nos homicídios dolosos nos últimos oito meses. De janeiro a agosto deste ano, foram 1.693 casos contra 1.882 no mesmo período de 2022. O número é o menor registrado para o período desde 2001, quando a série histórica começou.
No comparativo mensal, o recuo foi ainda maior, de 10,5%. Em agosto de 2022, foram 228 ocorrências, já no mesmo mês deste ano, 204. O total foi o segundo menor registrado em 23 anos, ficando atrás apenas de 2019, que teve um caso a menos no mês.
Ainda houve queda em todas as modalidades de roubo. Os de carga, nos últimos oito meses, foram os que mais recuaram, com 6,4% de casos a menos. Foram de 4.229 para 3.959 boletins. No mês passado, o indicador teve 468 casos, 0,2% a menos do que os 469 contabilizados em agosto de 2022.
Os roubos de veículos, por sua vez, diminuíram 18% em agosto, queda de 3.448 para 2.827 casos. O recuo também foi mantido no período acumulado, passando de 25.610 para 24.235 ocorrências, diminuição de 5,4%.
Nos últimos oito meses, os roubos a banco caíram de 13 para 7 ocorrências, e em agosto, de 3 para 1. Já os em geral tiveram 3,1% de casos a menos de janeiro a agosto – que terminou com 153.702 registros – e 7% no oitavo mês do ano, com 18.886 boletins.
Os latrocínios também recuaram, alcançando o menor número para o período acumulado desde 2001, quando a série histórica começou. A queda foi de 1,9% de janeiro a agosto, de 105 para 103. No mês, porém, houve dois casos a mais, com 9 registros.
Os estupros aumentaram 10,7% em agosto, de 1.180 para 1.306, e 13,7% nos oito meses do ano, de 8.401 para 9.554. O crime é o que tem o mais alto índice de subnotificação. Por isso, de acordo com a dra. Jamila Ferrari, coordenadora estadual Delegacias de Defesa da Mulher, o aumento de registros indica que agora as vítimas possuem mais confiança para procurar a polícia e denunciar os criminosos.
O aumento nos furtos em geral foi de 3,2%, com 382.966 delitos registrados entre janeiro e agosto. Apesar da alta no acumulado, o indicador caiu de 50.010 para 49.681 no mês – recuo de 0,7%.
Já os furtos de veículos foram de 8.724 para 7.903 ocorrências, registrando queda de 9,4% em agosto. No entanto, no acumulado, houve 62.972 boletins, alta de 1,3%.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornou definitiva a prática da entrega de medicamento controlado na casa dos pacientes. A medida foi autorizada durante a pandemia em caráter provisório.
No entanto, a agência alterou a quantidade máxima de remédios por receita para a entrega remota. Durante a pandemia, a quantidade havia sido ampliada, porém essa permissão perdeu a validade na semana passada.
Na pandemia, por exemplo, era permitida a entrega de 18 ampolas ou quantidade suficiente para seis meses de tratamento de medicamentos com controle especial. Agora, podem ser entregues cinco ampolas ou quantidade para 60 dias de tratamento.
O Brasil se encontra na 3ª posição do ranking mundial onde a população mais teme perder o emprego.
Mais de 60% dos brasileiros temem perder o emprego, o que representa um valor significativamente maior que nos outros países, onde a média global está em apenas 37%.
Além disso, 31% já pediram demissão de um emprego alguma vez na vida, por não oferecer flexibilidade suficiente.
Apesar da alta rotatividade, existe uma parcela da população (44%) que não possuem confiança que conseguiriam um novo emprego rapidamente caso seja demitido.
Com relação à aposentadoria, 70% acreditam que conseguirão se aposentar antes dos 65 anos. O que mostra que a grande maioria dos brasileiros são otimistas, pois o valor é consideravelmente maior que a média mundial, com 51%.
Porém, ao se aproximar de fato da aposentadoria, o número muda, e 57% informam que não conseguirão se aposentar, principalmente por sua situação financeira.
Com o objetivo de conscientizar a população para a prevenção ao suicídio e sobre a importância da saúde mental, a Prefeitura de Santana de Parnaíba realiza diversas ações durante todo o mês em prol da Campanha Setembro Amarelo.
Uma das ações é a Caminhada Pela Vida que será realizada no dia 26 de setembro às 10h. Antes da caminhada haverá uma roda de conversa com a secretária Selma Cezar, profissionais da saúde e participantes do Projeto Crescer, na Arena de Eventos. Em seguida todos sairão em direção a Praça 14 de Novembro.
Vale lembrar que atualmente o município possui três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) sendo eles: Travessia (Álcool e Drogas), Alvorecer (Adulto) e Espaço de Vida (Infantojuvenil), que oferecem toda estrutura e profissionais especializados para atender os pacientes da cidade.
Na última segunda-feira, 18 de setembro, Santana de Parnaíba ganhou mais um auditório público, agora no Centro Administrativo Bandeirantes, que será utilizado para diversos eventos, inclusive de capacitação para funcionários públicos.
O espaço conta com 1.210m² de área construída e oferece uma estrutura moderna com 379 lugares, entre eles, espaço destinado a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida, camarins, sala técnica, projetor e tela de projeção, sistema de áudio e vídeo, wi-fi, espaço para coffee break, ambiente climatizado e, para a segurança, saída de emergência e extintores.
Após a cerimônia de inauguração, os presentes puderam conferir a apresentação intimista dos cantores Eduardo Santana, que é morador da cidade, e da cantora Alaíde Costa, que conquistou sucesso nacional, ao longo de sua carreira.
Com o objetivo de popularizar a música clássica instrumental pelo Brasil, o projeto cultural “Circuito Música Instrumental” já definiu sua próxima agenda: quinta-feira, 05 de outubro, no Teatro Praça das Artes, em Barueri. Marcado para às 20h, o show fica a cargo da Família Lima, conhecida por entreter plateias do mundo todo com sua singular fusão da música erudita com estilos variados – como o pop, rock e música eletrônica.
Embora seja gratuito, para participar do evento é preciso retirar os ingressos online (disponíveis a partir de 20/09 no site Bilheteria Express), em virtude da capacidade total do teatro. “Nosso intuito é beneficiar o grande público com concertos gratuitos de música instrumental, fomentando e contribuindo para o enriquecimento cultural de cada pessoa que tem contato com o projeto, pensado para desenvolver o senso crítico ao passo em que aguça o interesse por esse estilo musical”, pontua Anderson Horácio, gestor da AH7 Produções Culturais.
Para embalar a noite, além das composições autorais, o setlist apresenta releituras de grandes clássicos de músicos renomados, como Carlos Gomes, Mozart, Beethoven e Andrea Bocelli. “Lembramos à população barueriense que o show é acessível para PCDs e, aos que não terão oportunidade de conferir a apresentação ao vivo, vamos disponibilizar a íntegra posteriormente no canal da AH7 Villa 7 no YouTube”, completa Anderson.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Circuito Música Instrumental” é realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Klüber Lubrication, produção da Villa 7 Produções Culturais em parceria com a AH7 Gestão Cultural e o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri. Na cidade, a ação é patrocinada pela Klüber.
SERVIÇO – “Circuito Música Instrumental”
Apresentação: Família Lima
Ingressos: Disponíveis a partir de 20/09 no site Bilheteria Express
Concerto: Quinta-feira, 05 de outubro de 2023, às 20h
Presencial: Teatro do Complexo Cultural Praça das Artes | R. Min. Rafael de Barros Monteiro, 255, Jd. dos Camargos – Barueri (SP)
Setlist: O Guarani (Carlos Gomes); Guilherme Tell (Friedrich Schiller); Fígaro (Giacomo Puccini); Kashmir (Led Zeppelin); Granada (Augustin Lara); Serenata Noturna (Wolfgang Amadeus Mozart); Primavera – Quatro Estações (Antonio Vivaldi); Funiculi Funiculá (l. Denza); Folclore (Instrumental); Sonata (Beethoven); Piratas do Caribe; Domingo de Manhã (Bruno Caliman / instrumental); Bang (Instrumental); Dança do Sabre (Aram Khachaturian); Con te Partiró (Andrea Bocelli / Cantado Operisticamente); Hoe Down (A. Copland); Can Can (Jacques Offenbach); Família.
O Ministério da Saúde foi autorizado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos a realizar concurso público com oferta de 300 vagas para temporários. A medida foi publicada nesta segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.
Serão contratados 28 técnicos administrativos, 12 analistas de dados e controle de qualidade, 218 analistas de requisitos processuais, normativos, econômicos e financeiros, oito técnicos em edificações, 18 analistas técnicos em equipamentos e 16 gestores. Os profissionais poderão atuar por até quatro anos, prorrogáveis por mais um ano, conforme define a lei que trata da contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público.
De acordo com a publicação, esses profissionais atuarão no Ministério da Saúde, na área de prestação de contas, habilitação e devolução de recursos, para tratar de processos como Tomada de Contas Especial (TCE), que apura possíveis danos à administração pública, ou ainda processos de ressarcimento ao erário. Entre os processos está uma decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou em 2021 a análise das prestações de contas da pasta no período de 1º de janeiro de 2017 a 30 de junho de 2021.
A remuneração dos temporários, os prazos e o cronograma de realização do concurso público e outras definições do processo seletivo serão determinados em edital que deverá ser publicado em, no máximo, seis meses.