O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução nos limites das taxas de juros para empréstimos consignados aos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na última quarta-feira (11).
Enquanto o teto para empréstimos com desconto em folha era de 1,91% até então, esse valor é de 1,84% agora.
Para operações em cartão de crédito e cartão de crédito consignado, o índice máximo foi reduzido de 2,83% para 2,73%.
Nas redes sociais, o Ministério da Previdência Social explicou que “as mudanças acompanharam a redução da taxa Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC). O único voto contrário às reduções foi do representante do setor financeiro.”
Já para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,83% para 2,73%.
— Ministério da Previdência Social (@minprevidencia) October 11, 2023
O DJ Alok reencontrou seu pai, que estava em Israel quando aconteceu o ataque do grupo armado Hamas no último final de semana. “Que alívio poder te abraçar”, escreveu o artista em uma publicação nas redes sociais feita na noite da última quarta-feira (11).
Juarez Petrillo estava prestes a tocar no Universo Paralello, festival de música eletrônica que aconteceu perto da cidade de Sderot, na região da fronteira com a Faixa de Gaza, quando teve o show cancelado.
Diante da situação, Alok informou que Juarez estava a salvo e abrigado em um bunker.
Na madrugada desta quinta-feira (12), outros 214 brasileiros que estavam em Israel chegaram ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (12). O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) saiu de Tel Aviv na última quarta (11) e chegou ao Rio de Janeiro após 14 horas.
O avião KC-30 foi enviado ao país em guerra como parte da Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo governo brasileiro. Até o próximo domingo (15), outros quatro voos com o objetivo de buscar brasileiros que estão na região devem ser feitos.
Em mais uma etapa necessária para dar andamento às obras de implantação das vias marginais da rodovia Castello Branco (SP 280), a CCR ViaOeste realizará nesta sexta-feira, dia 13, novas alterações no tráfego da rodovia que corta a cidade, desta vez após a saída 23-B, em Alphaville.
Em alinhamento com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), a concessionária fará bloqueio para desmonte do viaduto sobre a alameda Rio Negro, na pista marginal (sentido Interior), em frente ao shopping Iguatemi.
Com a interferência, também estará inacessível à rodovia Castello Branco (sentido Interior), pela alameda Rio Negro, o acesso para a alameda Xingu à Via Parque e, consequentemente, à alameda Tocantins.
Imagem: Divulgação/SECOM-Barueri
Na pista expressa será mantida a alça de transposição do km 19+700, que permanecerá aberta por 24h, e a CCR ViaOeste realizará a construção de uma nova alça de acesso na altura do km 22 (sentido Interior).
Para voltar à pista (sentido Interior), o motorista que estiver na alameda Rio Negro, seguirá sentido Capital pela via marginal até o retorno à direita na saída 22, no Tamboré, entrará na alameda avenida Piracema e fará o acesso à Castello Branco pela via Expressa.
Outra opção para o condutor acessar a pista da Castello Branco (sentido Interior) é descer pela alameda Araguaia até a avenida Piracema, passar em frente ao shopping Tamboré e, de lá, entrar na rodovia SP 280 também pela via Expressa.
No sentido interior, o motorista poderá acessar a Via Parque e avenida Tocantins utilizando a saída 21 da marginal da Castello Branco, no Tamboré, seguindo pela avenida Piracema e avenida Piramboia. Outra alternativa, incluindo opção de acesso à alameda Xingu, é o condutor usar a saída 23-A da marginal para a alameda Rio Negro, em Alphaville, e fazer o primeiro retorno na própria alameda Rio Negro.
Além disso, a CCR ViaOeste produziu um vídeo explicativo sobre a intervenção. Acesse https://we.tl/t-FDcnL1gPlH para baixá-lo.
A concessionária se encarregou ainda de implantar sinalização na rodovia Castello Branco, por meio de faixas e placas, alertando os motoristas para que fiquem atentos e respeitem os limites de velocidade.
Já os agentes de trânsito da Semurb também vão intensificar o monitoramento e fazer toda organização do trânsito no trecho com alteração.
Ampliação das marginais
As obras de ampliação das marginais da Castello Branco estão previstas para término em 2025. Abrangem desde o km 22+500 até o km 27, além de faixa adicional do km 27 ao km 31+650 (sentido Interior), com o objetivo de proporcionar segurança, conforto e maior fluidez na interligação da capital paulista com os municípios da Região Oeste Metropolitana de São Paulo.
O projeto inclui ainda a construção de duas novas pontes paralelas à ponte Guilherme de Almeida, sobre o rio Tietê; e a remodelação dos trevos de Alphaville e de acesso à região central de Barueri, passando pela Praça das Bandeiras.
Para celebrar o Dia das Crianças, a Prefeitura de Santana de Parnaíba realizou uma festa no CEU das Artes, no Parque Santana, nesta quinta-feira (12/10). Organizada pelo Fundo Social de Solidariedade, a festa teve participação de mais de 5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, pais, mães e outros familiares.
Na ocasião, houve distribuição de pipoca, suco e algodão-doce. A estrutura contou com brinquedos infláveis, barracas para alimentação, espaço para pintura facial, além da apresentação de personagens de filmes e seriados, como Cinderela, Branca de Neve, Homem-Aranha, Super-Homem e turma do Chaves. Ao final, os pequenos receberam uma sacola com doces. Segundo a presidente do Fundo Social, Vanessa Ferreira, foram entregues 4,2 mil sacolas com as guloseimas.
Vanessa participou do evento vestida de Mulher-Maravilha. Ela destacou a felicidade das crianças com a festa e o envolvimento da comunidade nessa celebração, e ainda lembrou que a prefeitura prioriza a infância e adolescência com políticas adotadas na última década. Entre as ações, destaque para a construção de escolas e complexos esportivos, Pronto Socorro Infantil, Hospital e Maternidade Santa Ana, além de aulas de robótica, oferta de cursos de idiomas e diversas modalidades esportivas.
A festa no CEU Artes fez parte do “Mês das Crianças”, uma série de eventos promovidos pela prefeitura, com atividades previstas para serem realizadas até o final do mês.
Os eventos prosseguem nesta sexta-feira (13/10) no Parque Municipal do Refúgio dos Bandeirantes. No dia seguinte, a celebração ocorrerá na Arena de Esportes da Fazendinha; no domingo (15/10), no Parque Municipal Colinas.
Em 21 de outubro, a celebração será no Parque Municipal São Pedro; em 28 de outubro, no Cururuquara. O encerramento acontece em 29 de outubro no Centro de Convenções. Todos os eventos serão realizados das 9h às 12h, com entrada gratuita.
O Estado de São Paulo é responsável por quase um terço da banana produzida no Brasil. A previsão é de que o estado produza mais de um milhão de toneladas do produto na atual safra, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola, órgão vinculado à Secretaria da Agricultura e Abastecimento. São quase dois mil campos de futebol de área plantada da fruta no estado.
A produção paulista ajuda a manter o Brasil entre os principais produtores de banana do mundo. Na safra de 2021 e 2022, o país produziu cerca de 7 milhões de toneladas, de acordo com dados do IBGE, ficando atrás somente da Índia, China e Indonésia.
O maior polo produtor do segmento no estado é o Vale do Ribeira. Entre as principais variedades da fruta produzidas, estão a prata, nanica, maçã, ouro e terra.
A região também se destaca pela produtividade: enquanto a média nacional é de14 toneladas de banana produzidas por hectare, a do Vale do Ribeira é de 22, segundo a Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Ainda assim, pesquisas desenvolvidas pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios mostram que, utilizando técnicas de manejo da cultura, é possível elevar a produtividade dos bananais, como explica o pesquisador Edson Nomura, da agência regional de Pariquera-Açu: “Na parte da nutrição estamos pesquisando o uso de composto orgânico avaliando seus efeitos nos atributos químicos, físicos e biológicos dos solos, sendo avaliadas as atividades enzimáticas e identificando quais são os microrganismos responsáveis por isso”.
Em outras frentes, o estado também investe em pesquisas que promovem o melhoramento genético e o controle de doenças e pragas, as chamadas medidas fitossanitárias. Em maio deste ano, por exemplo, a Secretaria de Agricultura criou o Programa Estadual de Fitossanidade da Cultura da Banana, com o objetivo de definir as ações de defesa sanitária voltadas à cultura.
Entre as medidas previstas no programa, estão o cadastro de todas as unidades comerciais de banana no estado, ações de redução de disseminação e prevenção de pragas e adoção de protocolos para garantir a rastreabilidade e a qualidade do produto.
As empresas associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) realizaram 1,4 milhão de exames de mamografia em 2022, o que equivale a 29% de todos os exames de mamografia feitos pela Saúde Suplementar no Brasil no ano. No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foram realizados 4,2 milhões de exames de mamografia.
Considerando o panorama nacional, ou seja, Saúde Suplementar mais SUS, o total de mamografias no Brasil atingiu 9,1 milhões, com a Abramed contribuindo com 16%. Suas associadas representam 65% do volume total de exames realizados pelo setor privado no país.
“Quando as mulheres realizam regularmente os exames de diagnóstico, têm a oportunidade de identificar o câncer em estágios iniciais, o que geralmente leva a tratamentos menos agressivos e a maiores taxas de sobrevivência”, ressalta Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed.
Tanto na campanha Outubro Rosa quanto ao longo de todo o ano, a entidade incentiva as mulheres a conversarem com seus médicos sobre manter os exames em dia. “Eles são uma ferramenta poderosa na promoção da saúde, no aumento da conscientização e na luta contra o câncer de mama”, acrescenta.
A mamografia é um procedimento de imagem que utiliza um mamógrafo para obter radiografias detalhadas da mama. Durante o exame, a mama é cuidadosamente comprimida, o que permite uma distribuição uniforme do tecido mamário e facilita a detecção de possíveis sinais precoces de câncer, como nódulos e microcalcificações.
Este exame é usado tanto como ferramenta de diagnóstico, quando há sinais ou sintomas físicos que levantam suspeitas de câncer de mama e a necessidade de investigação, quanto como uma ferramenta de rastreamento para diagnóstico precoce.
Como representante do setor de medicina diagnóstica privada no Brasil, a Abramed reforça a importância dos exames na prevenção no combate ao câncer de mama, tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), do Ministério da Saúde. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
A estratégia de diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, segundo o World Health Statistics 2007, o “Guia Estatístico em Saúde 2007”. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde/INCA recomenda que todas as mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem a mamografia de rastreamento uma vez a cada dois anos. Já a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) recomenda a realização anualmente a partir dos 40 anos.
Nos dias 04 e 05 de outubro, o município de Santana de Parnaíba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, participou da 20ª edição do Salão de Turismo, que aconteceu na cidade de São Paulo.
O evento teve como intuito destacar as cidades turísticas do Estado, com stands onde os representantes da Secretaria de Cultura e Turismo, apresentaram aos visitantes um pouco da história e destacaram os principais pontos turísticos do município.
O 20º Salão de São Paulo Turismo foi uma oportunidade para que mais pessoas conhecessem Santana de Parnaíba e destacar seu potencial turístico.
O 1º Festival Comidas do Mundo acontece nos dias 14 e 15 de outubro, na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, das 11h às 21h.
Com entrada grátis, classificação livre para todas as idades e pet friendly, o evento promovido pela Art Shine e pela Cola em Sampa contará com 50 expositores que promoverão uma viagem gastronômica num só lugar, sem precisar sair de São Paulo.
Conforme explicam os organizadores, esta primeira edição na Praça Charles Miller será uma celebração da gastronomia mundial em São Paulo, reunindo chefs e cozinheiros de várias nacionalidades e com pratos típicos. “Queremos proporcionar aos visitantes uma viagem gastronômica, sem sair de São Paulo, se deliciando com pratos típicos e temperos diversos” diz Márcio Alvarez
Os Sabores do Mundo
Dentre os destaques e curiosidades estarão o choripan e empanadas do Uruguai; o jerk bowl feito de frango com arroz caribenho da Jamaica; as arepas e patacones da Colombia; o eisbein – joelho de porco e salsichão da Alemanha; os temakis Hawaianos; o ceviche e chaufas do Peru; os momos que são os famosos bolinhos nepaleses; as esfihas, kibes e pastas turcas; o famoso fish and chips da Inglaterra; os as alheiras de Portugal; as batatas com coberturas e também Waffles da Bélgica Brisket texano e ainda delícias da Espanha, Africa, Coreia, Japão, México, Venezuela, França e outras.
E a comida brasileira será bastante diversa, com pasteis, coxinhas, acarajé, baião de dois, galinhada, cuscuz paulista, espetinhos, açaí, lanche de pernil, e muito mais.
Nas opções doces terão Baklava turca com nozes, Tequeño venezuelano, Crepe francês, Waffles belga, Merengue suíço, Cannoli italiano, Pastel de natas português, Obleas colombiana, Donuts americanos e do Brasil as cocadas, quebra queixo, doces cristalizados, bolo no pote, pudim, brigadeiros, entre outros.
Para a criançada itens como hambúrgueres, hot dogs, fish&chips e batatas fritas, além de muitas opções doces.
Entre os expositores estarão os restaurantes Balcón de comida uruguaia, com deliciosas empanadas e choripan; o Santo Patron de comida mexicana, o Macondo com arepas, patacones e as limonadas refrescantes; o Mama Africa com comida camaronesa; o Quinta do Olivardo com delicias portuguesas, dentre outros.
As bebidas serão para todos os gostos e idades, tais como o refrescante Chicha Morada feito com milho roxo e especiarias, os chá de hibisco com canela, uva passa e cravo, a limonada turca com limão, laranja e hortelã, água, refrigerantes e sucos nos menus não-alcóolicos e cervejas Pilsen, Red Ale, IPA, Weiss, Vinho, Chopps de até 1 litro e Drinks dos mais diversos tipos.
“Com comida mexicana, africana, uruguaia, americana, colombiana, belga, peruana, turca, coreana, japonesa, alemã, portuguesa, espanhola, brasileira e muito mais, será possível fazer uma viagem gastronômica, sem sair de São Paulo. Já imaginou experimentar o tempero mundial em um único lugar?” finalizam os organizadores.
As agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial no feriado de 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida. Nesta quarta-feira (11) e na sexta-feira (13) elas funcionam normalmente.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no sábado (14) e no domingo (15) as áreas de autoatendimento dos bancos estarão disponíveis aos clientes, assim como os canais digitais e remotos – sites e aplicativos – para a realização de transferências e pagamentos.
A Febraban informou ainda que as contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia 12 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte ao feriado, ou seja, sexta-feira (13).
Caso isso não conste no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento. No caso dos títulos que têm código de barras, a Febraban orienta agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
A produção industrial no Estado de São Paulo teve seu melhor desempenho em nove meses. Em agosto, na comparação com julho, a variação foi de 3%, melhor desempenho registrado desde novembro do ano passado, quando registrou 4,6%. Os números foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10).
O Estado de São Paulo responde por 33% da produção industrial do país. Esse avanço em agosto exerceu a maior influência positiva sobre o resultado nacional (0,4%).
Esse aumento teve influência dos setores de produtos químicos, alimentícios e de veículos, segundo o IBGE.
O instituto pesquisa 15 regiões – nove delas tiveram desempenho positivo e seis ficaram no terreno negativo.
Na comparação com agosto de 2022, o Estado de São Paulo teve variação de 0,9%, acima do desempenho nacional, de 0,5%. O resultado foi puxado por produtos alimentícios, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustível e produtos têxteis.