Polícia Militar recupera em Osasco carga de cigarros avaliada em R$ 28 mil

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

A Polícia Militar recuperou nea quarta-feira (14) uma carga de cigarros avaliada em mais de R$ 28 mil. A mercadoria foi roubada no Jardim D Abril, em Osasco. Um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante enquanto tentava fugir. 

A vítima, um homem de 31 anos, informou que aguardava no pátio de um mercado para descarregar a mercadoria quando foi abordado por quatro homens. Armados, eles anunciaram o assalto e transferiram a carga de uma Fiorino para outra. Em seguida, fugiram. 

Uma testemunha que viu o roubo em andamento acionou a Polícia Militar, que foi até o local. Lá, a poucos metros do estabelecimento, os policiais viram a Fiorino descrita na denúncia trafegando na avenida. Dois homens, ao verem a viatura, desembarcaram para fugir, mas um deles foi preso. 

No carro, a equipe encontrou toda a carga de cigarros e isqueiros roubada, avaliada em mais de R$ 28 mil. Também foram apreendidos um detector e um aparelho usado para bloquear sinais de rastreamento veicular. 

O homem foi preso em flagrante, e a carga, devolvida ao dono. O caso foi registrado como roubo de carga no 5° Distrito Policial (Osasco).

Leia também: Através de emenda de Bruna Furlan, viaturas da GCM Barueri terão tablets para facilitar o registro de ocorrências


Fonte: SSP-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Na tribuna, parlamentares repercutem Carnaval e representação da Segurança Pública

0 0
Read Time:3 Minute, 36 Second

O retrato da Segurança Pública e de seus agentes para a sociedade foi o tema de destaque debatido pelos parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo durante sessão ordinária realizada nesta quinta-feira (15). Alavancado por conta do Carnaval, o debate contou com diferentes visões apresentadas na tribuna.

As falas foram feitas durante a sessão ordinária, espaço no qual os parlamentares podem discursar livremente. As sessões são divididas em Pequeno e Grande Expediente e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, no plenário Juscelino Kubitschek.

Má representação

Primeiro deputado a subir à tribuna nesta quinta, Capitão Telhada (PP) criticou a representação dada pela escola de samba Vai-Vai a policiais militares durante o desfile de Carnaval realizado no último sábado (10), no sambódromo do Anhembi. Em uma das alas da escola, que homenageou o hip hop, agentes de segurança foram representados como demônios.

“A escola trouxe a demonização da Polícia Militar e do Choque”, disse Telhada. “Cada policial militar quer ser, sim, o antagonista ao mal, porque ele é a última e a única barreira que o cidadão de bem ainda tem como proteção na nossa sociedade brasileira”, completou.

Para o deputado Major Mecca (PL), o desfile constrangeu a corporação. “Não bastasse esses homens e mulheres se desdobrarem para defender o povo de São Paulo, ainda têm que passar pelo constrangimento de assistir uma escola de samba ofender o policial militar”, afirmou.

Retrato da Segurança

Por outro lado, alguns deputados usaram o espaço para defender o tema apresentado pela Vai-Vai no Carnaval e contextualizar a crítica apresentada pela escola de samba. “A escola homenageou o hip hop, que é a expressão cultural daqueles jovens que sofrem a marginalização e dificuldades de acesso a políticas públicas. Evidente que a juventude da periferia sofre também com a repressão policial”, disse o deputado Simão Pedro (PT).

O deputado Paulo Fiorilo (PT) falou sobre a possível origem da representação feita na passarela. “A instituição [Polícia Militar] tem uma importância muito grande pro estado democrático de direito, ela é um instrumento, mas infelizmente a gente também tem, como em todas as instituições, aqueles que são bons e aqueles que não são tão bons”, afirmou.

Já o deputado Conte Lopes (PL) falou sobre a criminalidade no Estado e a relação entre políticas públicas e a atuação das forças de segurança. “Está na hora dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário falarem qual é a polícia que querem, para que ela possa trabalhar”, disse.

Demais assuntos

Em outro momento, o deputado Simão Pedro usou a tribuna para alertar sobre a tempestade que atingiu a região do Vale do Ribeira no início da semana e que destruiu plantações de produtores de banana.

“É um produto que gera receita para os trabalhadores e o Brasil exporta. O impacto dessa tempestade foi muito pesado em cima desses produtores, gerando um prejuízo de quase 25 milhões de reais. Uma tragédia”, disse. O parlamentar anunciou a solicitação de uma reunião com o secretário estadual de agricultura, Guilherme Piai, para tratar do tema. “O Estado tem que abrir portas pra que eles possam reconstruir suas lavouras”, completou.

Já o deputado Eduardo Suplicy (PT) voltou a abordar a criação de um grupo de trabalho para estudar a implementação do projeto de renda básica como parte do programa Bolsa Família. “Vamos somar esforços para que logo no Brasil tenhamos a renda básica de cidadania”, disse.

Por fim, o deputado Enio Tatto (PT) celebrou os 60 anos da Campanha da Fraternidade, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). “Todos os anos um tema atual, para se refletir, discutir, organizar e agir, em busca de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o parlamentar.

Leia também: Marta Suplicy volta ao PT em evento na capital paulista com Lula, Haddad e Boulos


Fonte: Alesp – Foto: Rodrigo Costa/Alesp

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Com apenas 27% da sua capacidade, hemocentro de SP faz apelo por doações de sangue

1 0
Read Time:1 Minute, 9 Second

Fundação Pró-Sangue, hemocentro de São Paulo, publicou um apelo, nesta quinta-feira (15), por novas doações de sangue. Conforme o instituto, o estoque opera com 27% da sua capacidade e o Carnaval é um dos principais motivos para o afastamento dos doadores.

“Durante esse último feriado, a coleta de sangue não foi suficiente para recompor as reservas que já estavam em nível bem crítico”, declarou a organização em nota.

Os tipos de sangue O+, O-, B+, B- e AB- estão em estado de emergência, com estoque para menos de um dia. Já o sangue A- está crítico e o A+ está em alerta.

Reprodução/ site

“Se esse cenário não for revertido, há risco de desabastecimento de sangue. Portanto, para que o sangue não falte, a Pró-Sangue faz um apelo à população para que venha doar”, declarou a fundação.

O instituto atende mais de 80 instituições de saúde da região metropolitana de São Paulo. Para doar, os interessados precisam agendar dia e horário no site do hemocentro.

Leia também:  Ações de combate e conscientização à dengue são intensificadas em Santana de Parnaíba


Fonte: TV Cultura – Foto: Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fim de semana em SP tem Ano Novo Chinês, festival geek e apresentação de circo

0 0
Read Time:1 Minute, 29 Second

A dica para este fim de semana vai para a comemoração do Ano Novo Chinês no Museu da Imigração. Na programação especial de sábado e domingo, o público poderá desfrutar de uma série de atividades que revelam um pouco mais sobre a medicina, cultura, música e culinária chinesa.

Os visitantes também poderão assistir à famosa dança do dragão e do leão chinês, além de uma demonstração de luta de Kung Fu. No sábado, a entrada é gratuita e no domingo custa R$16 a inteira e a meia R$8.

No sábado, os fãs de cultura geek podem aproveitar o festival que ocorrerá ao longo de todo dia na Fábrica de Cultura em Diadema. O evento proporciona entretenimento para todos os gostos com atrações musicais, exposições de arte, oficinas de desenhos e muito mais. E todas as atividades são gratuitas.

Já para quem gosta de circo, no domingo, acontece o espetáculo A Casa do Gelatina, no Mundo do Circo, no Parque da Juventude. A apresentação especial conta com a presença do Dojo Samuru e de alunos de aikidô, que é uma arte marcial japonesa. O espetáculo começa às 17h.

E coloca na agenda! Na quinta-feira que vem, acontece o concerto gratuito na Sala São Paulo com as três finalistas do Concurso Compositoras Latino-Americanas promovido pela Fundação Osesp. Os ingressos podem ser retirados a partir do meio-dia desta sexta-feira. Para quem não conseguir acompanhar de perto, haverá transmissão ao vivo no YouTube da Osesp.

Leia também: Carnês do IPTU 2024 de Barueri serão entregues a partir da segunda quinzena de fevereiro


Fonte: Governo de SP – Foto: Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Estado de São Paulo confirma mais duas mortes por dengue

0 0
Read Time:1 Minute, 0 Second

governo de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (15) mais duas mortes por dengue no estadoA Secretaria da Saúde já contabilizou 11 mortes em 2024 e investiga outros 16 casos.

Dentre a morte confirmada hoje, uma aconteceu na capital. A outra ainda não foi divulgada.

Ao todo, o estado paulista registrou 51.175 casos de dengue, sendo 72 situações graves, quando o paciente apresenta pulso diminuído ou indetectável, taquicardia, extremidades frias e sangramento grave, e outros 868 estão com algum sinal de alarme, como dor abdominal intensa, vômitos persistentes e acúmulo de líquidos.

Segundo a pasta, os sintomas mais frequentes nos pacientes que procuraram atendimento foram febre (83%), dor muscular (77%) e dores de cabeça (75%).

Veja os sintomas da Dengue:

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e nas articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
  • Vômitos persistentes;
  • Acúmulo de líquidos;
  • Sangramento de mucosa;
  • Irritabilidade.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Fevereiro Laranja: Santana de Parnaíba realiza campanha de prevenção à gravidez precoce

1 0
Read Time:1 Minute, 14 Second

A Prefeitura de Santana de Parnaíba está promovendo uma campanha de prevenção à gravidez precoce, denominada Fevereiro Laranja. A ação é alusiva à Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, formalizada pela Lei nº 13.798/2019.

A norma acrescentou um novo item ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a semana de conscientização com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Santana de Parnaíba possui uma ampla rede de atendimento ao público jovem, com a distribuição gratuita de camisinhas, campanhas frequentes de prevenção, atendimento humanizado nas unidades de saúde, entre outras ações. Essas iniciativas ocorrem no ano todo, mas são intensificadas em fevereiro, com o reforço na divulgação sobre o tema.

Uma das principais ações da SMS é a realização de palestras nas escolas. Nessas ocasiões, a equipe da Saúde Escolar orienta o público adolescente sobre métodos contraceptivos e os riscos da transmissão de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), além de acompanhar de perto as adolescentes gestantes e encaminhá-las para consultas médicas.

Leia também: Brasil registra mais de 500 mil prováveis casos de dengue em 2024


Fonte: SECOM-Santana de Parnaíba

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Lewandowski afasta direção de presídio de Mossoró e ordena intervenção

0 0
Read Time:1 Minute, 17 Second

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, determinou o afastamento imediato da atual direção da Penitenciária Federal em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A medida foi tomada após a fuga de dois presos da penitenciária, considerada de segurança máxima. É a primeira vez que detentos conseguem escapar de um presídio de segurança máxima do país.

De acordo com o ministério, um policial penal federal foi indicado interventor para comandar a unidade. O nome do policial não informado na nota divulgada pela pasta.

A pasta informou que o policial já está em Mossoró. Ele integra a equipe da pasta que embarcou na tarde desta quarta-feira (14) para a cidade, acompanhando o secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, e que vai verificar a operação de recaptura dos detentos.

Mais cedo, o ministério havia divulgado medidas determinadas por Lewandowski diante da fuga dos detentos. Entre elas, o ministro ordenou uma revisão nos protocolos de segurança das cinco penitenciárias federais do país, abertura de inquérito pela Polícia Federal para investigar a fuga e a inclusão dos nomes dos fugitivos na lista da Interpol.

Segundo informações preliminares, confirmadas pela Agência Brasil, os dois fugitivos são Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento.

Leia também: Delegados de SP repudiam desfile da Vai-Vai: ‘Demonizaram a polícia’


Fonte: Ag. Brasil – Foto: SNPP/Gov

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Brasil registra mais de 500 mil prováveis casos de dengue em 2024

0 0
Read Time:1 Minute, 39 Second

O Brasil já registra 512.353 casos prováveis de dengue desde o início de 2024. Foram contabilizados ainda 75 óbitos pela doença, enquanto 340 mortes estão sendo investigadas.

O coeficiente de incidência da dengue no país, neste momento, é 252,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados constam no painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde.

Entre os casos prováveis, 54,9% são em mulheres e 45,1% em homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (171.769). Em seguida aparecem São Paulo (83.651), Distrito Federal (64.403) e Paraná (55.532).

Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (2.286,2 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (836,3), Acre (582,2) e Paraná (485,3).

Vacinação

Neste momento, somente o Distrito Federal iniciou a vacinação de crianças e adolescentes com idade entre 10 e 11 anos contra a dengue. No primeiro dia da campanha, 3.633 doses foram aplicadas em todos os 15 pontos disponíveis.

Goiás já recebeu as doses distribuídas pelo Ministério da Saúde e deve iniciar a imunização dessa mesma faixa etária na próxima quinta-feira (15) em 51 municípios selecionados pela pasta.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC
Reprodução: Agência Brasil

Leia também: Mais de 28 mil pertences foram encaminhados no Achados e Perdidos da ViaMobilidade em 2023


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Nuzeee/Pixabay

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Delegados de SP repudiam desfile da Vai-Vai: ‘Demonizaram a polícia’

1 0
Read Time:2 Minute, 45 Second

Os delegados de polícia do Estado de São Paulo divulgaram uma nota de repúdio ao desfile da Escola de Samba Vai-Vai, que ocorreu na noite do último sábado (10) no sambódromo do Anhembi.

A nota de repúdio sobre o desfile da Vai-Vai foi divulgada pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).

Segundo a nota, o desfile da Vai-Vai “tratou com escárnio a figura de agentes da lei”, e também destaca que, “com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a Polícia – algo que causa extrema indignação.”

Ainda segundo a nota, “ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de “arte” e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias.”

Confira a nota do Sindpesp na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO DO SINDPESP AO DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA VAI-VAI

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) manifesta, veementemente, repúdio ao Grêmio Recreativo Cultural e Social Escola de Samba Vai-Vai, que, na noite de sábado (10/2), no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo-SP, durante seu desfile, tratou com escárnio a figura de agentes da lei.

Com direito a chifres e outros itens que remetiam à figura de um demônio, as alegorias utilizadas na ala “Sobrevivendo no Inferno”, demonizaram a Polícia – algo que causa extrema indignação.


Ao adotar tal enredo, a escola de samba, em nome do que chama de “arte” e de liberdade de expressão, afronta as forças de segurança pública, desrespeita e trata, de forma vil e covarde, profissionais abnegados que se dedicam, dia e noite, à proteção da sociedade e ao combate ao crime, muitas vezes, sob condições precárias e adversas, ao custo de suas próprias vidas e famílias.


É de se lamentar que o Carnaval seja utilizado para levar ao público mensagem carregada de total inversão de valores e que chega a humilhar os agentes da lei.


O Sindpesp não compactua com este tipo de manifestação e presta solidariedade aos profissionais da segurança pública de todo o País – estes, sim, verdadeiros heróis, que merecem homenagens, reconhecimento e mais respeito por parte da agremiação, para dizer o mínimo.


Outrossim, o Sindpesp aguarda que a Vai-Vai, num momento de lucidez e de reflexão, reconheça que exagerou e incorreu em erro na ala em questão, e se retrate, publicamente. Não estamos falando, afinal, apenas dos policiais, sejam civis ou militares, mas, sobretudo, de uma instituição de Estado que representa e está a serviço de toda a sociedade bandeirante.

Jacqueline Valadares
Presidente
Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp)

Leia também: Polícia Rodoviária prende homem com 60 celulares Iphone sem nota fiscal em Barueri


Foto: Reprodução/Mariana Pekin/UOL

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

IPVA 2024: pagamento à vista ou segunda parcela termina para placas 1, 2 e 3

0 0
Read Time:3 Minute, 8 Second

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) retoma o calendário de pagamento do IPVA 2024.

Em fevereiro, os proprietários podem quitar o imposto de forma integral, sem o desconto, ou, para quem optou pelo parcelamento, recolher a segunda parcela. O calendário de vencimento de acordo com o final de placa dos veículos inicia em 11 de fevereiro e segue até o dia 24.

Apesar das datas fixadas anteriormente, por causa do Carnaval, o recolhimento do imposto para as placas finais 1, 2 e 3 poderá ser feito até o dia 15 de fevereiro. A Sefaz-SP não considera a Quarta-Feira de Cinzas porque o funcionamento dos bancos é em horário diferente do habitual (meio expediente).

Assim como no ano passado, para não gerar confusão nos contribuintes que pagam o imposto de forma parcelada, a Sefaz-SP optou por deixar todos os vencimentos no mesmo dia do mês – a placa 1, por exemplo, tem os vencimentos seguintes em 11 de março, 11 de abril e 11 de maio.

A consulta do valor pode ser feita em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Sefaz-SP, clicando aqui, mediante o número do Renavam e placa do veículo.

Formas de pagamento​​​​

A novidade para 2024 é o pagamento via PIX. A Sefaz-SP tornou mais rápido, facil e imediato o pagamento do IPVA, permitindo o recolhimento por meio de QR Code junto a cerca de 800 instituições financeiras. Esse aumento na rede arrecadadora é o principal benefício do PIX para os cidadãos, especialmente para os “desbancarizados” e para aqueles que não mantêm conta nos grandes e tradicionais bancos, preferindo bancos digitais.

Para utilizar a modalidade, é necessário acessar a página do IPVA no portal da Sefaz-SP, informar os dados do veículo e gerar um QR Code, que servirá para o pagamento. O QR code PIX tem validade de 15 minutos, após o qual expira. Não tendo sido pago, será necessário emitir um novo QR Code (sempre pelo site da Sefaz-SP). Na tela do QR Code, há um contador temporal de “tempo restante” indicando quando o código expirará. Ao ler o QR Code com o aplicativo de banco ou instituição de pagamento, aparecerá a informação de que o pagamento é destinado à “Secretaria da Fazenda e Planejamento”, sob o CNPJ 46.377.222/0003-90 em conta do Banco do Brasil.​

Continuam valendo as demais opções de recolhimento diretamente na rede bancária. Para efetuar o pagamento do IPVA 2024, basta o contribuinte utilizar o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). É possível efetuar o pela internet ou débito agendado, nos terminais de autoatendimento ou outros canais oferecidos pela instituição bancária.

Também é possível realizar o pagamento em casas lotéricas e com cartão de crédito, nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e adequar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao Governo do Estado de forma imediata, e sem qualquer desconto ou encargo.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Leia também: Importantes vias de Alphaville e Jardim São Luís em Santana de Parnaíba recebem obras de pavimentação


Fonte/Foto: Governo de SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: