A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou na noite dessa terça-feira (21) que os jogos do Campeonato Brasileiro serão retomados a partir da 7ª rodada.
Agora, as partidas serão realizadas nos dias 1º e 2 de junho, datas que originalmente estavam reservadas para a 9ª rodada.
De acordo com a entidade, os confrontos dos clubes gaúchos de rodadas anteriores e de outras competições organizadas pela CBF serão remanejados para datas futuras.
O Governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (22) o edital para a contratação de 12 mil novas câmeras operacionais portáteis (COPs). O número representa um aumento de 18% na quantidade de equipamentos disponíveis hoje para os agentes de segurança. As novas câmeras terão mais funcionalidades, como reconhecimento facial, leitura de placas de veículos, melhoria na conectividade, com possibilidade de transmissão ao vivo, entre outras inovações, diferentemente das atuais COPs.
Conforme a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a expectativa é que esta licitação gere uma economia entre 30% a 50% por equipamento em relação ao contrato anterior. Se antes cada câmera custava cerca de R$ 1 mil, com o novo edital para a compra dos equipamentos, o valor deve cair para R$ 500.
Entre as funções que estão na especificação técnica do contrato destaca-se a integração do equipamento com o Programa Muralha Paulista, com capacidade para identificação de foragidos e placas de veículos roubados ou furtados. Além disso, haverá a possibilidade de compartilhar os registros de áudio e vídeo automaticamente com o Ministério Público, o Poder Judiciário e demais órgãos de controle, seguindo as regras estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ainda de acordo com a SSP, o armazenamento de imagens será aprimorado, bem como as baterias, já que agora o novo edital exige que cada equipamento possua um outro equivalente para recargas, processamento e uploads de arquivos.
Com ferramenta de áudio bidirecional, as câmeras acopladas aos uniformes dos policiais permitirão que eles solicitem apoio durante as ações. Devido à transmissão ao vivo, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) também poderá acionar outras equipes de apoio quando achar necessário, antes mesmo que os policiais precisem solicitar.
A sessão pública da licitação será realizada às 9h, em 10 de junho.
O secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, destaca que com as novas funcionalidades, os equipamentos não servirão somente para fiscalização e controle, mas como “aliados” da corporação e da sociedade. “Será um auxílio nas investigações futuras de qualquer tipo de crime”, ressalta. “Várias empresas já possuem capacidade tecnológica para atender essa demanda, que visa ampliar as funcionalidades da câmera corporal.”
O que vai acontecer com as COPs antigas e como é feito o contrato?
As COPs adquiridas por meio dos contratos anteriores serão devolvidas à empresa que ganhou a licitação na época. Porém, se necessário, a PM vai renovar o acordo para manter essas câmeras em funcionamento até o término da nova licitação, para que não haja a interrupção no uso das câmeras.
O contrato dos equipamentos é de prestação de serviço, então a empresa que ganhar a licitação é responsável por fazer a manutenção ou troca das câmeras e baterias, caso aconteça algum dano.
O critério de distribuições das COPs seguirá o protocolo adotado pela Polícia Militar, com base em tropas como a Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) e outros batalhões e regiões que possuem um maior número de atuação em ocorrências extremas.
Inicialmente, o edital seria lançado com a compra de 10,1 mil desses equipamentos, mas foi ampliado para 12 mil para alcançar ainda mais equipes, expandindo a atual quantidade de equipamentos nos uniformes policiais.
Seis pessoas foram presas por tráfico de drogas ao serem abordadas em ônibus de viagem no quilômetro 39 da rodovia Castello Branco, em Santana do Parnaíba. Quatro delas tinham ingerido cápsulas de cocaína e levariam até o litoral paulista.
A ação foi realizada nesta terça-feira (21) em conjunto com o Canil do 5º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv).
Durante a abordagem a dois coletivos de viagem, os cães da PM apresentaram um comportamento agitado e indicaram a localização das drogas.
No bagageiro do primeiro coletivo, que saiu de Foz do Iguaçu (PR) e seguia até a capital paulista, o cão Colt detectou a presença de drogas em uma das malas. A responsável era uma mulher de 19 anos. Dentro da mala foram encontrados 21 tijolos de maconha, que pesaram 30 quilos.
Cachorra da PM identifica pessoas que ingeriram cápsulas de cocaína. Foto: Divulgação/SSP-SP
Já na outra abordagem, um grupo de cinco estrangeiros foi detido em um ônibus que fazia a linha Corumbá (MS) – Santos (SP). A cachorra “Zoe” indicou que havia drogas com quatro passageiras. Segundo a polícia, elas ingeriram cápsulas de cocaína. Parte foi expelida e o restante ainda estava no estômago das suspeitas, que carregavam mais porções de drogas dentro das calças.
Um outro rapaz estava levando medicamentos e preservativos usados para embalar e facilitar a ingestão da droga. As mulheres foram conduzidas ao Pronto Socorro de Barueri, onde expeliram o restante das cápsulas.
As ocorrências foram apresentadas na Delegacia de Polícia de Santana de Parnaíba e na sede da Polícia Federal, respectivamente.
A Prefeitura de Santana de Parnaíba promove até o fim deste mês a campanha Maio Amarelo. A ação visa chamar a atenção da população sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito e conscientizar pedestres e condutores sobre os cuidados ao trafegar pelas ruas e espaços públicos.
A secretaria informa que, durante o mês, estão sendo realizadas palestras para estudantes do Ensino Médio e, aos fins de semana, atividades de educação no trânsito em parques municipais.
No sábado (18/5) e no domingo (19/5), a ação ocorreu no Parque Tibiriçá, na Vila Anoral, região do Bairro 120, das 13h às 17h; no fim de semana seguinte, nos mesmos dias e horários, a atividade vai ocorrer no parque do Colinas da Anhanguera. A pasta também está promovendo palestras em empresas e distribuindo folhetos em travessias de pedestres.
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.727 da Mega-Sena. O sorteio foi realizado na noite dessa terça-feira (21), no Espaço da Sorte, em São Paulo.
Mais uma vez, o prêmio da faixa principal acumula e o valor para o próximo sorteio, na quinta-feira (23), está estimado em R$ 42 milhões.
A quina teve 58 apostas ganhadoras, e cada um dos acertadores receberá R$ 47.840,90. Já a quadra registrou 3.350 apostas vencedoras, elas vão pagar um prêmio individual de R$ 1.183,27.
As apostas para o concurso 2.728 podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O jogo simples com seis números marcados, custa R$ 5.
Quina de São João
As apostas para a Quina de São João, com prêmio estimado em R$ 220 milhões, já estão sendo feitas, em volante específico, nas casas lotéricas de todo o país e pelo aplicativo Loterias Caixa e no portal Loterias Caixa. O sorteio do concurso 6.462, será realizado no dia 22 de junho.
Cada aposta simples custa R$ 2,50. Para jogar, basta marcar de cinco a 15 números dentre os 80 disponíveis no cartão. Quem quiser, também pode deixar para o sistema escolher os números, opção conhecida como Surpresinha. Ganham prêmios os acertadores de dois, três, quatro ou cinco números.
Assim como em todos os concursos especiais das Loterias Caixa, a Quina de São João não acumula. Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de cinco números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (quatro números) e assim por diante, conforme as regras da modalidade.
Caso apenas um ganhador leve o prêmio da Quina de São João e aplique todo o valor na poupança, receberá mais de R$ 1,2 milhão de rendimento no primeiro mês.
A deputada Dani Alonso (PL) foi eleita, na tarde desta terça-feira (21), como a nova presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Escolhida de forma unânime, a parlamentar substitui Valéria Bolsonaro (PL), que se licenciou do cargo de deputada para assumir a Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado.
“Essa comissão é de extrema importância porque ela aborda temas que não envolvem apenas a mulher e sua defesa, mas todo o seu em torno“, defendeu Dani Alonso. Durante a reunião, o restante das deputadas que compõem o Colegiado parabenizou a parlamentar e enfatizou pautas que consideram prioritárias para a Comissão, como o funcionamento 24h das Delegacias da Mulher, os direitos das mães atípicas e o protagonismo feminino na sociedade.
“Nós vamos trabalhar muito para que a gente possa ampliar o debate, trazer mais a mulher para o protagonismo, tanto no empreendedorismo, quanto na participação política, o seu direito à independência. Então, eu tenho certeza que nós vamos trabalhar muito para, cada vez mais, trazer essas pautas que estão sendo discutidas e transformá-las em políticas para o estado“, completou a nova presidente.
Robson de Souza, o “Robinho”, iniciou um curso profissionalizante de “Eletrônica Básica, Rádio e TV” na cadeia. Preso há cerca de dois meses após ser condenado pelo crime de estupro coletivo, o ex-jogador de futebol também participa de grupos de leitura.
Pela lei, os detentos podem reduzir suas penas caso estudem e trabalhem na prisão. No final de março, o criminoso foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior de São Paulo.
O ex-atleta foi condenado na Itália. Entretanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que ele deve cumprir sua pena de nove anos no Brasil.
De acordo com a acusação, Robinho e mais cinco brasileiros, dentre eles o amigo do jogador Ricardo Falco, praticaram atos sexuais em grupo com uma mulher albanesa desacordada em uma boate italiana em 2013. Ele atuava pelo Milan na época.
O ex-atacante declarou em seu depoimento, no ano de 2014, que se relacionou sexualmente com a mulher em questão, mas afirmou que o ato foi consensual e sem a participação de outras pessoas.
Uma das gravações interceptadas pelas autoridades italianas mostram o brasileiro Jairo Chagas, também envolvido no caso, dizendo para o atleta que viu ele “colocando o pênis dentro da boca” da jovem. Chagas mudou o depoimento para as autoridades e foi condenado por falso testemunho.
O recuo das águas do Guaíba no centro histórico de Porto Alegre começou a mostrar a dimensão do estrago causado pela enchente histórica que atingiu a capital há duas semanas. Ainda sem energia elétrica, o trabalho dos últimos dias na região mais antiga da cidade tem sido a limpeza urbana e a limpeza dos próprios estabelecimentos.
“Do jeito que está, vou levar a semana toda para poder organizar, limpar e montar a loja novamente“, prevê Vespasiano de Menezes Neto, gerente de uma farmácia nas proximidades do Mercado Público da capital, este ainda alagado e fechado. Na tarde dessa segunda-feira (20), Neto liderava um grupo de funcionários em uma pesada limpeza do estabelecimento, ainda impregnado por lama fétida. Pelo chão, caixas de medicamentos e produtos de higiene. Ali, conta o gerente, a água chegou a cerca de 1,5 metro de altura. Ele chegou a tentar subir as prateleiras, mas a inundação inutilizou 70% das mercadorias, além de equipamentos de informática e mobiliário. “Medicamentos são produtos com alto valor agregado. Calculamos prejuízos de R$ 200 mil a R$ 250 mil apenas com produtos“, diz Neto.
Vespasiano de Menezes é gerente de loja destruída pela enchente – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
A poucos metros dali, na parte de trás da Praça 15 de Novembro, o bazar de artigos populares da chinesa Li Hong Shia estava no quarto dia de limpeza, com muito a ser feito. Um dos funcionários da loja, Edson Nunes, diz que houve poucas horas para se preparar antes da subida das águas do Guaíba. “Não imaginamos que subiria tanto e só elevamos uma prateleira de produtos. Quando voltamos, tivemos que jogar grande parte dos produtos fora, não deu nem pra lavar, com essa água toda contaminada“, relata. A previsão de Nunes é de que a loja só consiga reabrir ao público em cerca de 10 dias.
Abalados com a extensão dos danos ao comércio, lojistas ouvidos pela Agência Brasil esperam mais apoio do poder público no processo de reerguer os negócios.
“Perdi geladeira, impressora, centenas de mercadorias na lama. O imposto tem que baixar, para pagar funcionário“, cobra Li Hong Shia, dona de um bazar na Praça 15 de Novembro.
Proprietário de uma ótica na Avenida Otávio Rocha, Paulo Roberto não vê alternativa de recuperar o negócio se não houver apoio direto dos governos.
“A gente depende dele [poder público]. Se não der apoio, ferrou. Tira imposto, qualquer coisa assim. Não tenho nem ideia, tchê, do prejuízo que tive. A gente está começando a limpar, botei metade da loja na rua, depois a gente vai saber como ficou a coisa“.
Comerciantes retiram entulho e limpam lojas para retomar os negócios no centro histórico de Porto Alegre Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
“Se todo mundo tivesse feito a sua parte, isso não teria acontecido. Ninguém acreditava nessa imensidão de água, mas eles [poder público] tinham essa informação bem antes disso“, reclama Vespasiano. “O IPTU dessa loja é R$ 15 mil por ano. Essa loja tem 25 anos, calcula aí o quanto contribuímos“, acrescenta, defendendo que haja perdão ou renegociação dos débitos.
Entre as medidas anunciadas até agora em favor dos comerciantes gaúchos afetados, o governo federal prorrogou os prazos de vencimento dos tributos federais e das parcelas dos parcelamentos para contribuintes dos municípios em estado de calamidade pública.
O Comitê Gestor do Simples Nacional também estendeu os prazos de vencimento dos tributos apurados no Simples Nacional. Já a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) adiou os prazos de vencimento das parcelas dos programas de negociação e suspendeu por 90 dias prazos relacionados a atos de cobrança da dívida ativa da União.
Comerciantes retiram entulho e limpam lojas no centro histórico de Porto Alegre – Foto Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
No plano estadual, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) flexibilizou o pagamento de tributos. Já a prefeitura de Porto Alegre prorrogou os vencimentos de tributos como ISS, IPTU e TCL. Além disso, estão suspensas ações de negativação e protesto, cobranças administrativas e procedimentos de exclusão de contribuintes de negociações por inadimplência de parcelas.
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre, que representa 20 mil empresas na capital, lançou uma campanha na internet para aproximar consumidores e lojistas e tentar fortalecer os pequenos negócios.
Durante a edição 2024 da Smart City Business América, a cidade recebeu o reconhecimento pelo case de sucesso realizado com a Central de Indicadores (BI), onde é possível acompanhar os principais dados da gestão
Santana de Parnaíba foi reconhecida na Smart City Business 2024, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação urbana do país, com o prêmio InovaCidade. O município foi homenageado por seu avanço na gestão municipal através do desenvolvimento da Central de Indicadores de BI (Business Intelligence).
A Central de Indicadores de BI é uma ferramenta inovadora que permite o monitoramento em tempo real de diversos indicadores da gestão pública, proporcionando uma tomada de decisão mais ágil e assertiva por parte dos gestores municipais em áreas como educação, saúde, segurança, entre outros. O prêmio InovaCidade reconhece o compromisso de Santana de Parnaíba com a inovação e a busca constante pela melhoria dos serviços prestados à população. A Central de Indicadores de BI é apenas um dos exemplos dos investimentos em tecnologia e modernização da gestão municipal realizados nos últimos anos.
Durante a premiação, a vice-prefeita do município, Rosália Dantas, ressaltou a importância do prêmio e o impacto positivo da Central de Indicadores de BI na administração municipal. “Este prêmio é o reconhecimento do nosso esforço em tornar Santana de Parnaíba uma cidade cada vez mais moderna, eficiente e conectada com as necessidades da população. A Central de Indicadores de BI é uma ferramenta fundamental para a gestão transparente e eficaz do município”.
Santana de Parnaíba recebeu o reconhecimento pelo case de sucesso realizado com a Central de Indicadores (BI). – Foto: Divulgação
No evento os secretários Luciano Olgado, Tecnologia da Informação, Eduardo Espósito, Segurança Urbana, e Selma Cezar, Mulher e da Família, participaram de mesas de debate com representantes de outros municípios para falar sobre a importância da tecnologia em suas áreas. Com mais este reconhecimento, Santana de Parnaíba reafirma seu compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços públicos, consolidando-se como referência em gestão municipal no país.
Este ano o evento recebeu 128 inscrições entre administração pública, instituições privadas e entidades da sociedade civil. Destas, apenas 43 foram selecionadas, sendo avaliados projetos e iniciativas com impactos positivos, mensuráveis e reconhecidos.
O Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A premiação aconteceu durante a Abertura Oficial do Smart City Business Brazil Congress 2024, na última terça-feira, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e teve como anfitrião o presidente do Instituto, Leopoldo de Albuquerque.
Essa não é a primeira vez que a cidade é reconhecida na área da tecnologia. No ano de 2021, o município foi nº 1 em Inovação e Dinamismo Econômico, entre as cidades com 100 a 149.999 mil habitantes, segundo dados do Centro de Liderança Pública – CLP.
No mesmo ano, a cidade recebeu o Conceito A em Tecnologia pelo Índice de Efetividade da Durante a edição 2024 da Smart City Business América, a cidade recebeu o reconhecimento pelo case de sucesso realizado com a Central de Indicadores (BI), onde é possível acompanhar os principais dados da gestão Gestão Municipal (IEG-M)/TCESP 2020/2021. O índice foi criado em 2015 pelo TCE-SP para medir a eficiência das políticas públicas das prefeituras paulistas, com exceção da Capital (que tem seu próprio tribunal de contas).
Já no ano de 2023, através dos dados do mesmo Índice, Santana de Parnaíba foi uma das 16 cidades paulistas que atingiram a nota máxima em efetividade em tecnologia da informação entre 644 municípios avaliados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).
No quesito Tecnologia da Informação (i-Gov TI), um dos sete indicadores temáticos do índice, a cidade alcançou a Nota A (altamente efetiva), sendo uma das três da região metropolitana de São Paulo a atingir essa pontuação. O indicador mede o grau de utilização de recursos tecnológicos em áreas como capacitação de pessoal, transparência e segurança da informação. O IEG-M (geral) de Santana de Parnaíba é Nota B (efetiva), a máxima atingida pelas cidades avaliadas nesta edição do índice.
E no final de abril deste ano, o município recebeu o Selo de Governança de Inovação (Selo GovTech), na categoria prata. O reconhecimento foi promovido pela Plataforma Connected Smart Cities, em parceria com a EXXAS – Bureau de Soluções para Cidades e Ecossistemas, sendo o único entre as cidades da região oeste metropolitana que levou o Selo Prata na categoria de Boas Práticas de Governança de Ecossistemas de Inovação, ficando ao lado de grandes metrópoles brasileiras como Belo Horizonte (MG) e Recife (PE).
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam cinco suspeitos que se passavam por vendedores de suplementos alimentares em São Paulo.
Conforme as investigações, o bando alterava prazos de validade para comercializar os produtos já vencidos. A ação aconteceu nesta segunda-feira (20) durante cumprimento de mandados de busca e apreensão em bairros das zonas norte e leste da capital e em Guarulhos. Eles foram cumpridos por policiais da 3ª Delegacia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas.
De acordo com o Deic, os suspeitos gerenciavam duas empresas envolvidas nas fraudes, identificadas durante as investigações.
A apuração começou depois da apreensão de equipamentos eletrônicos, onde surgiram indícios do funcionamento de uma associação criminosa voltada à prática de crimes contra a saúde pública pelos representantes das empresas que atuam no ramo de comércio de suplementos alimentares e artigos esportivos.
Suspeitos alteravam prazos de validade para comercializar os produtos já vencidos. Foto: Divulgação/SSP-SP
As investigações revelaram que os envolvidos adquiriam mercadorias de grandes fabricantes desses produtos. As encomendas eram feitas de lotes cuja a validade estava próxima do vencimento. As embalagens recebidas passavam por um processo de remarcação e tinham as datas adulteradas por funcionários das revendas investigadas.
Nos endereços, a equipe recolheu durante o cumprimento dos mandados diversos produtos com as datas de validade expiradas ou prestes a vencer. Os policiais encontraram ainda equipamentos utilizados para remarcar as embalagens e instrumentos para a adulteração.
Os cinco presos vão responder por falsificação de produtos alimentícios e associação criminosa. Eles permanecem à disposição da Justiça.