Polícia prende quinto suspeito de incêndios criminosos em SP

0 0
Read Time:1 Minute, 52 Second

Foi preso o quinto suspeito de provocar incêndios criminosos no interior de São Paulo. O homem, de 44 anos, estava em uma motocicleta, ateando fogo em uma área de mata, em São José do Rio Preto, quando foi flagrado por câmera de segurança. A prisão ocorreu nessa segunda-feira (26). 

Depois de três prisões no fim de semana, outro homem, de 27 anos, foi detido em flagrante, também nessa segunda-feira, por atear fogo em uma área de pastagem no município de Batatais.

Além dessas prisões, a Polícia Militar Ambiental multou dois homens, em mais de R$ 15 mil, em Porto Ferreira. Eles foram flagrados acendendo fogueiras para limpeza da vegetação.

A onda de incêndios que afeta o estado de São Paulo começou na sexta-feira (23), e queimou 34 mil hectares de área. Segundo o Corpo de Bombeiros, os focos foram controlados ontem. Mas, a Defesa Civil paulista alerta que o estado segue em emergência para risco de incêndios, pelo menos até o próximo sábado (31). Isso porque o tempo seguirá seco nos próximos dias, com queda da umidade a 20% na quinta-feira (29), em boa parte do estado. Para complicar, a temperatura deve subir e ultrapassar os 30 graus até o fim da semana, e sem previsão de chuva.

Fornecimento de água

A onda de incêndios também impacta no fornecimento de água potável. A Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, emitiu um alerta para algumas cidades do interior, que podem sofrer falta de água, justamente por causa do alto consumo utilizado para limpar a fuligem que atingiu a região nos últimos dias.

A empresa informou, em comunicado, que já está operando com a capacidade máxima do fornecimento de água. Foi recomendado aos moradores locais atingidos que usem o recurso com consciência e moderação.

Leia também: Dupla é presa com mais de 600 kg de maconha em Carapicuíba


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Pixabay

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Museu das Favelas terá nova sede na região do Pateo do Collegio, centro histórico de SP

0 0
Read Time:1 Minute, 58 Second

O Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela organização social de cultura IDG – Instituto de Desenvolvimento e Gestão, será transferido em novembro para a região do Pateo do Collegio, no Centro Histórico da capital paulista, reabrindo ao público com a exposição principal do museu.

A mudança estratégica para um espaço de grande circulação e oferta de equipamentos culturais e turísticos busca fortalecer a promoção e preservação do patrimônio cultural das favelas e atender ao Projeto do Centro Administrativo do Governo, com a transferência de órgãos estaduais para a região dos Campos Elíseos.

“A mudança do Museu das Favelas para o Centro Histórico de São Paulo é um marco significativo. A nova localização não só fortalece a promoção e preservação do patrimônio cultural das favelas, mas também integra o museu ao coração cultural da cidade. Além disso, a transferência de órgãos estaduais para a região dos Campos Elíseos reflete nosso compromisso com a revitalização urbana e a descentralização administrativa, beneficiando a população com maior acesso a serviços e à cultura”, pontuou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Aniversário de dois anos

Em novembro de 2024, o museu comemora seu segundo ano de operação, já tendo recebido mais de 90 mil visitantes, sendo cerca de 11 mil estudantes da rede pública e particular de ensino. E, ainda, 12 exposições de arte das favelas e periferias em âmbito nacional foram apresentadas à população de São Paulo e do país, em formatos virtuais, itinerantes e temporárias, além de mais de 110 ações como cursos, palestras, formações e lançamentos de livros de artistas pretos e periféricos.

O equipamento segue seu trabalho envolvendo pessoas que vivenciam o cotidiano das favelas, nas atividades culturais e educativas, exposições, formações e pesquisa, voltadas para todos os públicos, sendo um ambiente de pesquisa, preservação, produção e comunicação das memórias e histórias das favelas brasileiras.

Leia também: Inverno em São Roque: atrações imperdíveis para uma experiência inesquecível


Fonte/Foto: Museu das Favelas

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

0 0
Read Time:1 Minute, 56 Second

Nos últimos dez dias, o aplicativo Pardal, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu mais de 14 mil denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral, o que dá, em média, uma denúncia por minuto. 

A propaganda eleitoral começou oficialmente no dia 16 de agosto e deve seguir uma série de regras estabelecidas em resolução pelo TSE, seja nas ruas ou na internet, em especial no que diz respeito às redes sociais e utilização de ferramentas de Inteligência Artificial, por exemplo. 

A maior parte das denúncias, até o momento, cerca da metade, diz respeito a campanhas para o cargo de vereador. A maioria foi no estado de São Paulo (2.891), seguido por Minas Gerais (1.605), Pernambuco (1.603) e Rio Grande do Sul (1.271). 

O aplicativo Pardal – disponível para celulares com sistemas operacionais Android ou iOS (Apple) – existe desde 2012, sendo aprimorado desde então. “A principal novidade para este ano é o uso da ferramenta para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet”, informou o TSE. 

Poder de polícia

A ideia do aplicativo é contribuir com o poder de polícia da Justiça Eleitoral, que pode determinar a retirada de circulação de qualquer propaganda irregular. Segundo o TSE, todas as denúncias são encaminhadas a um juiz eleitoral responsável para que tome providências. 

Após fazer a denúncia, o eleitor recebe um número de protocolo e pode acompanhar o andamento por meio do Pardal Web. Qualquer pessoa que flagrar alguma irregularidade pode denunciá-la à Justiça Eleitoral por meio do aplicativo.

Além do Pardal, o TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado para denúncias não relacionadas necessariamente à propaganda, como casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de Inteligência Artificial (IA), comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares.

Leia também: TSE lança canal para receber denúncias de desinformação nas eleições


Fonte: Ag. Brasil – Foto: Arquivo/Reprodução

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Cidade de São Paulo registra 5,6ºC, menor temperatura para o mês de agosto desde 1999

1 0
Read Time:1 Minute, 19 Second

A cidade de São Paulo registrou 5,6°C na madrugada desta terça-feira (27), a menor temperatura para o mês de agosto desde 1999, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No extremo Sul do município, em Parelheiros, a temperatura foi ainda menor e negativa: -1°C.

Nas próximas horas, o tempo permanece firme e estável, com predomínio do sol entre poucas nuvens em praticamente todo estado, sem previsão de chuva. Durante a tarde, a média da temperatura máxima alcança os 21°C.

A quarta-feira (28) começa com formação de névoa úmida e céu nublado. O sol aparece e passa a predominar com céu claro, o que facilitará a elevação da temperatura. Os termômetros oscilam entre 8°C na madrugada e 21°C à tarde.

Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas, que entrou em vigor na última sexta-feira (23).

Veja a previsão completa para os próximos dias:

  • Quarta-feira (28)
    Mínima: 8°C;
    Máxima: 21°C.
  • Quinta-feira (29)
    Mínima: 11°C;
    Máxima: 27°C.
  • Sexta-feira (30)
    Mínima: 13°C;
    Máxima: 26°C.

Leia também: McDia Feliz em Barueri arrecada valor recorde de mais de R$ 775 mil para o Graacc


Fonte: TV Cultura – Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Dupla é presa com mais de 600 kg de maconha em Carapicuíba

0 0
Read Time:1 Minute, 3 Second

Dois homens, de 22 e 27 anos, foram presos por tráfico de drogas após a Polícia Civil encontrar 645 quilos de maconha em um caminhão. O flagrante aconteceu nesta segunda-feira (26) na avenida Marginal do Cadaval, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo.

Investigadores do Grupo de Operações Especiais (GOE) receberam informações de que um caminhão carregado com drogas passaria por uma rodovia em direção ao interior do estado. A equipe se posicionou em um local estratégico e, quando avistou o veículo com as características mencionadas na denúncia, realizou a abordagem.

Centenas de tijolos de maconha estavam dentro do baú de caminhão. Foto: Divulgação/SSP-SP

Os agentes solicitaram apoio e fizeram buscas no baú do caminhão, onde havia acondicionado centenas de tijolos de maconha, além de sete quilos de haxixe.

As drogas foram apreendidas para a perícia. Os dois suspeitos foram encaminhados ao 5° Distrito Policial, em Osasco, onde permaneceram presos por tráfico de drogas.

Leia também: Filme Silvio mantém data de estreia no dia 12 de setembro


Fonte: SSP-SP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Com salário de até R$ 12 mil, inscrições do concurso público do Instituto de Previdência de Barueri encerram no dia 29

1 0
Read Time:1 Minute, 55 Second

As inscrições para o concurso do Instituto de Previdência Social de Barueri (IPRESB) encerram na próxima quinta-feira, dia 29.

O concurso oferece vagas em cadastro reserva para diferentes cargos em níveis médio e superior, cujos salários iniciais variam de R$ 4.605,48 a R$ 12.682,64.

A taxa de inscrição é de R$ 53,00 para nível médio e técnico e R$ 79,00 para nível superior. Os interessados podem realizar as inscrições até às 23h59 do dia 29 de agosto, através do site da Instituição organizadora Nosso Rumo (www.nossorumo.org.br).

Veja os postos vagos a seguir:

  • agente previdenciário (CR)
  • analista de processos previdenciários (CR)
  • analista previdenciário – administrador (CR)
  • analista previdenciário – assistente social (CR)
  • analista previdenciário – atuário (CR)
  • analista previdenciário – contador (CR)
  • analista previdenciário – economista (CR)
  • analista previdenciário – psicólogo (CR)
  • controlador interno (CR)
  • procurador previdenciário (CR)

As remunerações são as seguintes:

  • agente previdenciário – R$ 4.605,48
  • analista de processos previdenciários – R$ 7.187,63
  • analista previdenciário – R$ 9.583,52
  • controlador interno e procurador previdenciário – R$ 12.682,64

Todos os inscritos no concurso do IPRESB serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Aqueles que concorrem ao cargo de procurador previdenciário ainda serão submetidos à peça processual, de caráter eliminatório e classificatório.

A prova será aplicada na data prevista de 29 de setembro de 2024, em locais e horários a serem comunicados no edital de convocação, a ser publicado em momento oportuno.

Dúvidas em relação ao concurso público poderão ser direcionadas pelo link Dúvidas Frequentes – Nosso Rumo, na página da instituição, ou pelo telefone (11) 3964-4946, em dias úteis, no horário das 09h00 às 16h00.

Leia também: Citado como um dos mais ricos, Gil Arantes declara patrimônio de R$ 159 mil e causa estranheza


Foto: Arquivo/PMB

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Filme Silvio mantém data de estreia no dia 12 de setembro

0 0
Read Time:1 Minute, 15 Second

A distribuidora Imagem Filmes confirmou a informação de que o lançamento do filme Silvio não sofreu alteração de data. Dirigido por Marcelo Antunez, a estreia do longa nos cinemas nacionais se mantém no dia 12 de setembro.

O filme presta homenagem ao apresentador Silvio Santos e atravessa as diversas nuances de um dos maiores nomes da história do entretenimento nacional, que deixou os brasileiros em luto com sua partida no sábado, 17 de agosto. Ao longo da história, mergulhamos em lembranças alegres e dolorosas que, juntas, fizeram de Silvio este grande comunicador, que deixou sua marca na história brasileira para sempre.

Produzido pela Moonshot Pictures, Maristela Filmes, FJ Produções, DIS Group e com a coprodução da Paramount Pictures, o filme protagonizado por Rodrigo Faro parte de um dos momentos mais decisivos da vida do empresário, quando, em 2001, torna-se refém em sua própria casa. A partir deste ponto, Silvio revive momentos históricos de sua trajetória pessoal e profissional, como seu trabalho como camelô no Rio de Janeiro, seu encontro histórico com Chico Anysio, sua entrada na rádio e sua posição como dono do canal SBT.

Leia mais: Polícia atinge núcleo de rede organizada de receptadores após apreensão de 350 celulares

Assista ao trailer:

Leia também: Cantor Nahim morreu por intoxicação por cocaína e traumatismo craniano, aponta laudo do IML


Fonte/Foto: Divulgação

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

PM prende criminoso e recupera mercadorias e veículo roubados em Carapicuíba

0 0
Read Time:55 Second

Na noite deste domingo (25), policiais militares estavam em patrulhamento pela rua José Altemir Pereira Santiago, quando foram informados sobre um furto a um estabelecimento na Avenida Marginal do Ribeirão e que os infratores estavam com um veículo Fiat/Fiorino.

Pelo local, a equipe constatou a porta do comércio arrombada e a testemunha informou que os criminosos fugiram pelo acesso em direção à Osasco.

Imediatamente, os policiais localizaram os indivíduos que, ao perceberem a aproximação policial, fugiram pela rua Arquiteta Daniela Igarash, sendo possível deter um deles que estava no banco do passageiro. Com ele foi localizada uma chave micha utilizada para furtar o automóvel.

Questionado, o criminoso informou que participou do furto da loja de baterias e que horas antes havia furtado o veículo Fiat/Fiorino.

A ocorrência foi encaminhada ao 5° Distrito Policial de Osasco, para providências de Polícia Judiciária.

Leia também: PM detém suspeito em ocorrência de roubo de carga em Osasco


Fonte: PMESP

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Câmara tem 15% dos deputados concorrendo nas eleições municipais

1 0
Read Time:1 Minute, 35 Second

Com a confirmação das candidaturas para as eleições municipais de outubro, 84 parlamentares do Congresso Nacional disputarão vagas em prefeituras e câmaras municipais.

O levantamento, baseado em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela que 15% dos deputados federais estão na corrida eleitoral, além de quatro senadores.

Dos 513 deputados, 80 são candidatos, sendo que 74 buscam cargos de prefeito e seis, como suplentes, disputam vagas de vereador. Esse movimento afeta diretamente o calendário de atividades da Câmara, levando os deputados a acordarem semanas específicas para votações durante o período eleitoral.

Segundo a CNN, entre os partidos com maior número de congressistas candidatos, destacam-se o PT e o PL, cada um com 16 parlamentares envolvidos no pleito.

No Senado Federalquatro congressistas tentam cargos em prefeituras. Todos eles foram eleitos em 2018 e, embora seus mandatos se estendam até o fim de 2026, agora buscam novas funções no Executivo municipal. Caso eleitos, eles iniciarão mandatos de 2025 a 2028.

Os senadores candidatos são:

  • Carlos Viana (Podemos-MG), concorrendo à prefeitura de Belo Horizonte (MG);
  • Eduardo Girão (Novo-CE), à prefeitura de Fortaleza (CE);
  • Vanderlan Cardoso (PSD-GO), à prefeitura de Goiânia (GO);
  • Rodrigo Cunha (Podemos-AL), para a vice-prefeitura de Maceió (AL).

Leia também: Citado como um dos mais ricos, Gil Arantes declara patrimônio de R$ 159 mil e causa estranheza


Fonte: TV Cultura – Foto: Mário Agro/Câmara dos Deputados

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Por Andréa Oliveira; Cidade Inteligente Geração 4.0: Precisamos Disto?

4 0
Read Time:3 Minute, 16 Second

O conceito de “cidade inteligente” evoluiu significativamente ao longo dos anos, e agora estamos entrando na era da “Cidade Inteligente Geração 4.0”. Mas o que isso realmente significa? E, mais importante, precisamos mesmo disso?

Na Geração 4.0, as cidades inteligentes vão além do uso básico de tecnologia para melhorar a vida urbana. Elas incorporam tecnologias emergentes, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), big data e 5G, para criar um ambiente urbano interconectado e eficiente. Mas é essencial lembrar que, para que uma cidade seja realmente inteligente, ela precisa ser pensada para as pessoas e suas reais necessidades.

Entender para Atender

Jane Jacobs, uma das maiores pensadoras urbanas do século XX, argumentava que para criar cidades melhores, é essencial entender como elas funcionam na prática. Ela dizia que “as cidades têm a capacidade de proporcionar algo para todos, apenas porque, e somente quando, são criadas por todos”. Esse entendimento profundo da cidade é o que permite que problemas urbanos sejam resolvidos de forma eficaz. Portanto, para que uma Cidade Inteligente 4.0 seja bem-sucedida, é fundamental primeiro compreender as dinâmicas e necessidades reais de seus habitantes.

Tecnologia e Inclusão

Na era 4.0, não basta implementar as ferramentas mais modernas se elas não forem acessíveis a todos. Uma cidade inteligente deve garantir que todas as pessoas, independentemente de sua renda ou nível de conhecimento digital, possam usufruir dos benefícios que a tecnologia oferece. Para isso, é essencial investir em educação digital e em projetos que promovam a inclusão, evitando a criação de uma cidade digitalmente dividida.

Sustentabilidade em Foco

Outro ponto crucial para a Geração 4.0 é a sustentabilidade. Cidades inteligentes devem ser ambientalmente responsáveis, utilizando recursos de forma eficiente e minimizando impactos negativos ao meio ambiente. Jaime Lerner, arquiteto e urbanista reconhecido internacionalmente, mudou paradigmas sobre a cidade quando prefeito de Curitiba, e depois governador do Paraná, sempre enfatizando que “a cidade não é o problema, mas a solução”. Segundo ele, as cidades precisam ser pensadas de forma integrada, onde o transporte, a habitação e o meio ambiente caminhem juntos para promover uma qualidade de vida superior para todos os seus habitantes.

Participação Cidadã

Uma cidade só é realmente inteligente quando seus habitantes participam ativamente na tomada de decisões. Ferramentas de participação cidadã, como consultas públicas online e aplicativos de denúncia, são fundamentais para que as vozes dos moradores sejam ouvidas e para que as políticas públicas reflitam as reais necessidades da população. Na Geração 4.0, essa participação é ainda mais crucial, pois a complexidade das tecnologias envolvidas requer um diálogo contínuo entre governo, empresas e cidadãos.

Precisamos Disto?

Para transformar uma cidade em uma Cidade Inteligente 4.0, é necessário mais do que apenas tecnologia de ponta. Precisamos de políticas públicas que incentivem a inovação, de infraestrutura adequada e de um compromisso com a inclusão social e a sustentabilidade. Além disso, é fundamental que os cidadãos sejam parte ativa desse processo, colaborando e se engajando na construção de uma cidade mais justa, eficiente e, acima de tudo, humana.

Em suma, a Cidade Inteligente Geração 4.0 só será bem-sucedida se colocar as pessoas em primeiro lugar, utilizando a tecnologia como uma ferramenta para promover o bem-estar de todos, ao mesmo tempo em que entende e respeita as dinâmicas urbanas que fazem cada cidade única.


Andréa Oliveira da Silva é Doutora e Mestre em Engenharia Urbana pela USFCar, arquiteta e urbanista especialista em planejamento urbano, gestão de cidades, direito urbanista e ambiental. Atualmente, faz parte da equipe técnico da prefeitura de Barueri.


Imagem capa: Reprodução

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %
error: