Os motoristas que utilizam as rodovias concedidas do Estado de São Paulo pagarão mais caro pelos pedágios a partir da meia-noite de 1º de julho. O reajuste anual das tarifas foi homologado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (26).
- Clique aqui e siga o canal do Hora de S. Paulo no WhatsApp
Para a maior parte das concessionárias, o aumento será de 4,72%, índice correspondente à variação acumulada do IPCA entre junho de 2025 e maio de 2026, conforme previsto nos contratos de concessão.
O reajuste será aplicado nas rodovias administradas por concessionárias como Autoban, Rota das Bandeiras, Rodovias das Colinas, CART, ViaRondon, SPVias, Rodovias do Tietê, Ecovias dos Imigrantes, Ecovias do Leste Paulista, Rodoanel Oeste e SPMAR.
Já na Rodovia dos Tamoios, o reajuste provisório será de 5,08%. Segundo a Artesp, o percentual poderá ser revisado após a divulgação do IPCA de junho pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), conforme determina o contrato de concessão.
No caso da concessionária Entrevias, os novos valores entrarão em vigor em 6 de julho, seguindo o cronograma contratual.
De acordo com a Artesp, a revisão tarifária anual tem como objetivo recompor a inflação do período e segue as regras estabelecidas nos contratos firmados com as concessionárias. Os valores atualizados de cada praça de pedágio já foram publicados no Diário Oficial do Estado.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- Pedágios das rodovias paulistas ficam mais caros a partir de 1º de julho
- Metrô de SP terá operação especial para jogo entre Brasil e Japão pela Copa do Mundo
- Rompimento de adutora em Barueri afeta abastecimento de água em cidades da região
- Câmeras com IA flagram mais de mil infrações em três dias na Raposo Tavares
- Como pequenos negócios podem ganhar autoridade em um mundo dominado pela inteligência artificial – por Adriana Vasconcellos Soares
Foto: Arquivo/Reprodução/CCR ViaOeste
